1 de fevereiro de 2013

MONT BLANC - DOCE DE CASTANHA COM CHANTILLY

Quando a noite chega, as aves noturnas  saem para caçar,
 os lobos uivam, o mar se acalma, o vento sussurra, as estrelas vem  se banhar na linha d'água e  o meu amor cria asas e vai pousar, docemente,  em  tua mão. 

 Quando a noite chega, o meu pensamento, tonto de amor,
 encontra o teu pensamento num jardim silencioso, 
 e adormece ao teu lado, ouvindo o som do teu coração. 


Noite de sexta-feira! Eu estou tomada por um sentimento estranho, que eu não sei se é felicidade ou dor. Talvez , esses dois ingredientes, quando misturados, se tornem algo indefinível. Acho melhor nós irmos para a cozinha, onde as coisas são mais objetivas. ...risos... Hoje teremos mais um clássico da gastronomia italiana o Monte Bianco ou Mont Blanc. Assim como muitas receitas, esta também tem versões. Alguns dizem que a receita original e a que leva merengue. Para não deixar dúvida, eu postarei duas versões. Vamos para a cozinha?

Ingredientes
500 g de castanhas portuguesas
250 g de açúcar
150 g de manteiga
1/2 colher de essência de baunilha

Chantilly
1/2 litro de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer: Prepare o chantilly, batendo o creme de leite com o açúcar e a baunilha, até obter picos firmes. Não bata demais, senão vira manteiga!
Cozinhe as castanhas na panela de pressão por cerca de 30 minutos, ou até ficarem bem macias. Descasque-as, ainda quentes e, com a ajuda de uma faquinha, retire a pele que a envolve. Reserve algumas castanhas inteiras ou em metades para decorar, e amasse o resto com um garfo, junto com o açúcar. Incorpore a manteiga e a baunilha, até obter um purê. Passe essa mistura por um espremedor de batatas, para que fique ainda mais macia e cremosa. Distribua em taças e decore com o chantilly e as castanhas reservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário