15 de janeiro de 2013

PÃO DE AVEIA

Parece-me que nós dois  construímos o mundo juntos e, juntos, nós inventamos o amor. Parece-me que juntos nós mordemos a maçã, nós inventamos o pecado e, logo em seguida, nós descobrimos o perdão. Parece-me que você mora na minha alma desde o começo do mundo e, que juntos, nós já caminhamos todos os caminhos da paixão.  Eu não sei em que momento você veio morar na minha alma, mas eu  sei que,  antes, eu já te amava....

Noite linda, com um brilhante fiapo de lua vagando no céu. Tudo sugere passeios por jardins perfumados, caminhadas pelas macias e brancas praias do Rio Tapajós, rodeado pelo monumental silêncio da Floresta Amazônica, ou pelas praias de Ubatuba, cuidadosamente protegidas pela Serra do Mar. Noite linda. Por favor, dê-me o prazer da tua companhia! ...risos... 
Quebrado o encanto, vamos para a cozinha, para preparar este pão, tão nutritivo e tão saboroso. Muito nutritiva, a aveia é rica em cálcio, ferro e proteína, vitaminas, especialmente B e E. Rica em fibras, ela já ajuda na absorção do colesterol e no reforço do sistema imunológico. Ok! Ok! Ele é só um pão. E é isso que nós faremos: um alimento maravilhoso! Pegue o teu romantismo, lave bem as mãos e siga-me. Nós faremos pão a quatro mãos. ...muitos risos....

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
20 g de sal
100 g de margarina
1 gema
2 colheres de leite em pó
1 colher de açúcar
10 g de melhorador de farinha
10 g de fermento biológico
450 ml de água
20 g de queijo ralado
10 g de glicose (karo)
250 g de aveia em flocos

Modo de fazer: Misture  bem as farinhas com o sal e o leite em pó e faça um monte na área de trabalho, e abra um buraco no centro. Coloque no buraco a manteiga, a gema de ovo, o açúcar refinado, o melhorados de farinha, a glicose e o queijo. Dilua o fermento em água morna e vá adicionando  incorporando os ingredientes, do centro para as beiradas.Continue adicionando o restante da água e amasse até formar uma massa homogênea. Amasse por cerca de 10 minutos, até o ponto de véu (ponto de véu é quando você puxa um pedaço da massa e ela estica sem quebrar, até ficar quase transparente). Deixe crescer por 30 minutos, divida a massa em quatro porções, e deixe descansar por 15 minutos. Modele os pães e coloque em formas de bolo inglês untadas e enfarinhadas. Deixe crescer por por 1 1/2 hora. Asse em forno preaquecido a 200ºC, por cerca de 35  a 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário