7 de janeiro de 2013

BRÓCOLIS GRATINADO COM BATATA

Fonte: revista Ana Maria
(Você acendia o sol, no horizonte, todo dia.
Todo dia você me incendiava de paixão
Eu despertava, sufocada de alegria,
porque você era o meu céu e era o meu chão.

Você foi embora da minha vida, simplesmente,
mas você ficou gravado, com paixão, dentro de mim.
Talvez eu tenha escrito, sem querer, em  tua mente,
a linda história de um amor que não tem fim...)

Noite linda de verão, com uma lua minguante que invade o dia. Tempo bom para saudáveis e deliciosas comidas. Eu adoro esses pratos com com verduras. Embora ele possa acompanhar carnes, é praticamente uma refeição. Ele rende 6 porções e cada uma tem, aproximandamente, 250 calorias. Você é do tipo que não come verduras? ...risos... Vamos para a cozinha? 

Ingredientes
1 maço de brócolis
5 batatas médias sem casca, cortadas em rodelas bem finas
sal e azeite a gosto
6 ovos
8 colheres de Catupiry
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
Pimenta do reino moída e noz moscada ralada a gosto
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:  Limpe e lave os brócolis e cozinhe, por alguns minutos, em água fervente com sal. Escorra e pique.Em um refratário untado com manteiga, alterne camadas de batatas e brócolis, salpicando com sal e regando com azeite, ao seu gosto. Bata, no liquidificador, bata os ovos, o requeijão tipo catupiry, o leite, a margarina, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Despeje sobre as camadas de batatas e brócolis e polvilhe com queijo ralado. Asse no forno preaquecido a 200ºC, por 40 minutos. Retire do forno e sirva a seguir.
Você pode usar, se gostar, a couve flor no lugar do brócolis, ou até misturar os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário