8 de janeiro de 2013

ARROZ À GREGA GRATINADO COM FRANGO DESFIADO


(Eu já perdi a dimensão de tempo!
Eu já não sei  dizer se foi um minuto ou  se foi uma eternidade. Eu só sei dizer  que o amor que  eu sinto, ele nasceu comigo, mas ele revelou-se diante do teu sorriso...)

Noite calma de verão! A chuva da tarde lavou a paisagem e eu respiro, com prazer, um ar puro e fresco. Nós vamos para a cozinha, com as portas e janelas abertas, para que a noite participe da nossa deliciosa reunião. Pegue o teu avental e siga-me (eu não consigo parar de rir quando eu imagino você de avental!). Hoje, a estrela da cozinha é um  simples e  único prato, que pode ser acompanhado de uma colorida salada de folhas e pode virar uma festa , se for acompanhado de uma taça de um fresco vinho branco, um Chardonnay, talvez! Vamos para a cozinha?

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 1/2 xícara de chá de frango cozido, desfiado grosso
1 sachê de molho de tomate tradicional (350 g)
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de manjericão picadas

Molho branco
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Arroz a grega
3 xícaras (chá) de arroz branco cozido
1 xícara (chá) de ervilha fresca
1 cenoura grande, sem casca, cozida e picada
1 xícara (chá) de vagem cozida e cortada em rodelinhas
1 pimentão vermelho pequeno e picado
1 xícara (chá) de passas claras
2 xícaras (chá) de mussarela ralada
1/2 xícara de parmesão ralado

Modo de fazer: Aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte o frango desfiado e o molho de tomate, tempere a gosto com sal e pimenta e ferva por 5 minutos. Junte o manjericão e reserve.
Prepare o molho: derreta a manteiga e junte a farinha, cozinhando por 2 minutos, mexendo e adicionando o leite, aos poucos, até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e reserve.
Misture o arroz com a ervilha, a cenoura, a vagem, as passas e o pimentão e reserve.
Montagem: Em um refratário, coloque as camadas com a metade do arroz, todo o molho de frango, metade da mussarela, o restante do arroz, o molho branco e a mussarela restante. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno preaquecido, em temperatura quente, até gratinar.

Um comentário: