18 de dezembro de 2012

POLENTA COM RAGU DE PERU

Um pouco de poesia para quem foi embora, sem conhecer os meus anjos e os meus demônios, sem conhecer as cores dos meus sonhos, sem provar o gosto da minha alegria.


Eu quero ser o teu porto e  o teu barco,
Eu quero ser o vento e também  a vela,
Eu quero ser  a flor e a janela,
Eu quero ser a tua  flecha e  o teu arco.

Eu quero ser o lume e  o lampião,
Eu quero ser o teu  riso e  a  tua boca,
Eu quero ser a luz que rasga a escuridão,
as janelas coloridas da catedral barroca.


Para você, que  já esqueceu a delícia que é me acompanhar na cozinha (risos), eu estou aqui para lembrar. Pegue o teu avental e siga-me. ...mais risos... Para você, que não sabe mais o que fazer com o peru que sobrou da ceia, uma ideia saborosa, simpática e bonita. É só abrir um bom vinho e festejar (de novo)...

Ingredientes
Para o ragu:
300g de sobras de peru em pedaços
150g de cogumelos (shiitake, shimeji)
20g de cebola picadinha
3 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara de vinho branco seco
2 a 3 xícaras de caldo do assado ou molho do peru
2 galhos de tomilho
1 pitada de ervas de Provence
 Azeite
Sal a gosto

Para a polenta:
2 xícaras de fubá pré-cozido
1 xícara de água fria
3 xícaras de água fervente
1 colher de sopa de cream cheese
Sal a gosto
Modo de fazer:  
Ragu:  Esquente,  bem o azeite, junte a cebola, depois o alho e salteie os cogumelos fatiados. Acrescente os pedaços de peru e mexa. Acrescente o vinho e deixar evaporar um pouco. Juntar o caldo do assado e deixar cozinhar e reduzir, acrescentando as ervas e o tomilho para que fervam um pouco. Provar o sal.

Polenta: faça a polenta mole, em uma panela. Misture o fubá com a água fria para dissolver. Junte a água quente e misture bem até ficar uniforme. Leve ao fogo e cozinhe por alguns minutos, até obter o ponto desejado. Separe uma parte da polenta, despeje num tabuleiro e deixe esfriar para firme e no ponto  para fritar. Adicione o cream cheese ao restante e misture bem. Acerte o sal.


Coloque a polenta em uma travessa e arrume o ragu por cima, começando pelo centro e indo de uma extremidade a outra. Polvilhar com salsinha e cebolinha picadas. Corte a polenta fria em quadrados e frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente,  arrume numa travessa, coloque um pouco de ragu sobre os quadrados de polenta frita, sobre o ragu coloque uma porção de cogumelo e uma raspa de queijo Grana Padano. Polvilhe com salsinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário