17 de dezembro de 2012

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

Fonte: site Terra

(Nem sempre o sol aparece,
nem sempre o vento sopra,
nem sempre eu estou feliz,
nem sempre eu estou triste.
Entre os altos e baixos,
entre as subidas e descidas das marés, seja empurrada pelo ventos  ou paralisada pelas calmarias, seja transbordando de alegria ou sufocada de tristeza,  eu sempre abro as largas  portas dos meus  sonhos e eu voo até onde está o sol,  eu vou onde vai o vento. O vento que me faz voar, o sol que me ilumina nasce dentro de mim, quando eu olho em teus olhos.)



O escondidinho é um coringa da culinária brasileira. Nós fazemos escondidinho de tudo: bacalhau, camarão, frango, mas o mais aclamado é o escondidinho de carne seca com mandioca. Como sempre a receita tem muitas versões. Vamos conhecer esta. Vamos para a cozinha?

Ingredientes
4 porções
500 gr de carne seca
1 kg de mandioca
1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)
Cheiro-verde a gosto
1 copo) de requeijão
Azeite a gosto
Leite suficiente para dar ponto
Manteiga a gosto

Modo de fazer:  Lave bem a carne seca e deixe, de molho, em uma vasilha, de um dia para o outro, trocando a água de vez em quando.  Se não tiver tempo, basta aferventar a carne seca três vezes para que ela vai ficar no ponto, pronta para uso. Cozinhe a carne seca e depois de cozida, retire a gordura e desfie em pedaços médios, reserve. Cozinhe a mandioca até que fique bem macia. Amasse bem, faça um purê com pouco leite , para ressaltar o gosto da mandioca e tempere com  manteiga e sal. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Adicione a carne seca e a salsa e cebolinha, deixe apurar um pouco. Em um pirex coloque o purê de mandioca, por cima a carne seca e cubra com um copo de requeijão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário