18 de setembro de 2012

TORTA DE ALHO PORRO

(Dentre as mulheres que eu sou, dentre as mulheres que me habitam, que se alternam, que se sobrepõem, qual delas seria capaz de atravessar as tuas fronteiras?)

Vamos voltar ao trivial com uma entrada charmosa, saborosa e que, para mim, seria uma refeição completa. ...risos...

Vamos para a cozinha brincar de magia?

Ingredientes:

8 alhos-porros, apenas a parte branca
5 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1/2 litro de leite
sal, pimenta do reino, noz moscada
4 ovos cozidos cortados ao meio
1 fundo de torta assado (Você pode usar a  massa-areia. É só clicar no link)
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de fazer: Corte o alho-porro em rodelas finas, coloque em água fervente e deixe cozinhar em fogo forte por 5 minutos. Retire e escorra bem.

Aqueça 3 colheres (sopa) de manteiga e refogue as rodelas de alho-porro em fogo baixo, sem dourar. Quando estiverem macias e transparentes, junte 1/2 colher de manteiga, polvilhe por cima a farinha de trigo, mexa bem e vá acrescentando o leite, aos poucos. Quando ferver, diminua a chama e, sem parar de mexer, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que adquira consistência de um mingau. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Retire do fogo, acrescente 2 ovos inteiros e 2 gemas e deixe resfriar.
Forre o fundo da torta já assado com 1/2 colher (sopa) de manteiga, recheie com o creme de alho porro e disponha, sobre ele, os ovos cozidos e cortados ao meio. Bata 2 claras em neve dos ovos restantes e complete com elas as metades dos ovos cozidos, de maneira que pareça ovos inteiros. Misture a farinha de rosca com o queijo ralado e cubra a torta com esta mistura. Espalhe o restante da manteiga por cima e leve ao forno para gratinar, por cerca de 20 minutos.Sirva em seguida, bem quente. Não é fofa?!!! .( Eu prefiro economizar na manteiga. Para o meu paladar, a manteiga sobre a torta não é essencial) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário