9 de setembro de 2012

FRANGO À MODA ANTIGA

Revisitando o passado, os costumes e a cozinha dos meus avós! Gastronomia é também sociologia, história e emoção. É saudade, são os sabores e os perfumes que marcaram a história das nossas vidas. Nós podemos encontrar, numa pequena porção de alimento, muito mais do que cheiros e sabores. Nós podemos reencontrar intensas emoções.Todos os sentidos são utilizados numa refeição, inclusive o sexto sentido. Por isso eu sinto um prazer tão grande em dividir a minha mesa com você, por isso eu sinto tanta alegria em compartilhar com você, minhas memórias gastronômicas, as minhas criações e a minha emoção. Risos...  Vamos para a cozinha? De avental?! muitos risos....

Ingredientes
1 frango grande de 2 kg, aproximadamente
3 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino
150 g de toucinho defumado
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
1 amarrado de cheiro-verde
300 g de cebolas pequenas
6 cenouras
6 batatas médias
1 xícara (chá) de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de fazer: Limpe e lave bem o frango, por dentro e por fora. Amasse 1 colher de manteiga com o alho espremido, o sal e a pimenta, até obter uma pasta. Esfregue a mistura no frango, por dentro e por fora,
preparando para assar. Corte o toucinho em cubos de 1 cm de lado. Afervente-o por 5 minutos e escorra.
Aqueça a manteiga numa panela, coloque o frango e refogue em fogo baixo, virando todos os lados, para dourar por igual, por cerca de 20 minutos. Numa outra panela, doure o toucinho reservado, até que a parte magra fique crocante. Num forma refratária funda, ou numa assadeira, acomode o frango. Junte o louro, o tomilho, o cheiro verde, o toucinho, as cebolas, as cenouras e as batatas cortadas em cubos pequenos. Regue com o caldo de galinha quente e o azeite. Acerte o sal e a pimenta e leve ao forno quente, a 220 graus , por 30 minutos, virando o frango e os legumes, por duas vezes, para cozinhar por igual. Sirva frango cortado pelas juntas, no centro de um prato, guarnecido  pelos legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário