18 de julho de 2012

NUVEM DE MIOLO

Quando meus filhos eram pequenos, era muito difícil inserir um alimento novo na alimentação deles. Inventar histórias era a minha forma de conseguir que eles comessem coisas incríveis, como miolo de boi. Eles jamais comeriam, miolo de boi, mas comiam e adoravam "nuvem frita". Eu conto, a seguir, como eu conseguia fazer meus filhos comerem nuvem...

Ingredientes:
1 miolo
1 limão
2 colheres (sopa) de azeite
1 maço de salsa picada
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
2 claras em neve
Óleo para fritura

Modo de fazer: Deixe o miolo de molho em água fria durante 1 hora para limpá-lo de qualquer traço de sangue. Afervente durante 10 minutos em água, sal e pimenta, escorra e deixe esfriar. Corte em fatias de 1/2 cm de espessura, tempere com o suco de limão, 1 colher de azeite e salsa picada e acerte o sal. Deixe tomar gosto por 30 minutos.
Prepare a massa, fazendo uma cova no meio da farinha de trigo peneirada e coloque 1 pitada de sal, o azeite restante. Junte um pouquinho de água morna e misture até ficar com a consistência de mingau grosso. Acrescente as claras de ovos batidas em neve firme, misturando delicadamente.
Escorra as nuvens de miolo e mergulhe na massa com um garfo. Coloque no óleo de fritura medianamente quente, deixe estufar e frite até dourar. Retire, escorra e ponha em papel toalha para tirar o excesso de óleo. sirva quente com pedacinhos de limão.

Variação: Eu variava, às vezes, passando no ovo batido e na farinha de rosca e fritando até ficar dourado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário