6 de maio de 2012

TORTA DE ARROZ COM SHITAKE E PRESUNTO

Anoiteceu. Estou esperando  para fotografar a super lua. A lua está 13% mais próxima, 30% mais iluminada e eu estou 100% mais triste...
Eu como pouco. O meu prazer é usar todos os meus sentidos quando como, inclusive o 6º sentido. Eu sou movida a paixão. Eu mergulho em tudo o que faço, inclusive quando me alimento. Eu me alimento de emoção, simplesmente, sem sofisticação...

Ingredientes:
300 g de arroz arbóreo
400 g de cogumelos frescos
100 g de presunto cozido
50 g de queijo macio, tipo camembert
50 g de queijo parmesão ralado
1 taça de vinho branco seco
15 g de manteiga
1 cebola
1/2 litro de caldo de carne
2 copos de molho bechamel (tem receita no blog)
1 dente de alho
1 colher de salsa picada
 ramos de salsa
3 colheres de azeite extravirgem
sal e pimenta do reino  a gosto.

Modo de fazer: Limpe os cogumelos e corte em tiras não muito finas. Refogue-os numa frigideira com um dente de alho amassado, a salsa picada, sal e pimenta, por 15 minutos. Numa panela, refogue a cebola picadinha na manteiga, acrescente o arroz, frite-o por 3 ou 4 minutos, adicione o vinho branco, deixe evaporar em fogo alto e junte uma concha de caldo de carne. Vá adicionando o caldo de carne, quando a concha anterior já tiver sido absorvida. Cozinhe o arroz al dente. Numa outra panela, coloque o molho bechamel e junte o queijo camembert e o parmesão, misturando sempre.Aqueça em fogo brando por 2 minutos, até obter um creme liso. Quando o risoto estiver cozido al dente, coloque-o numa forma redonda untada de 24 cm de diâmetro, aperte-o e acerte a superfície com uma colher, deixando as bordas um pouco mais altas. Cubra a parte mais baixa do risoto com uma camada de fatias finas de  presunto e por cima os cogumelos refogados. Despeje o molho de queijo por cima e asse em forno preaquecido a 180°C, por 25 minutos. Deixe amornar e sirva cada fatia decorada com folhas de salsa. Um Cabernet Sauvignon envelhecido em barril de carvalho, acompanha bem esse prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário