2 de março de 2012

PÃO DE BOLINHA DA VÓ MARINA

Eu gosto do aconchego de um lar, de uma família reunida ao redor de uma mesa, mas as minhas melhores lembranças, foram as que eu vivi, aprendendo a cozinhar, com as minhas avós. As minhas avós tiveram uma grande influência, sobre a pessoa que eu sou, sobre os meus valores e as coisas que me fazem feliz. E você? Quais são os melhores momentos da tua vida em família? Eu apliquei as minhas experiências com as minhas avós, cozinhando com os meus filhos pequenos.
Esta receita, além de deliciosa, uniu a mim e meus filhos pequenos em verdadeiros mutirões para fazer muitas bolinhas, em divertidos momentos de pura alegria. A guerra só começava depois dos pãezinhos prontos. As bolinhas eram disputadas em uma verdadeira guerra. Esta receita, em homenagem à vó Marina, que já foi embora, aos 97 anos,é a receita predileta da minha filha. Ela deixa no ar, um maravilhoso perfume, e ele  atravessa as fronteiras e perfuma no universo inteiro.
Deseja você experimentar? .Vamos para a cozinha! É maravilhoso amassar essa massa macia, sedosa e elástica, que cresce entre os nossos dedos. Tudo é muito perfumado. É uma rica experiência sensorial.  Boa noite, para você que gosta do aconchego e da intimidade da cozinha! Boa noite, para você que gosta de pãozinho recheado do doce de leite! Boa noite, para você que aprecia uma rica experiência sensorial! Boa noite, para você que ama a vida! Boa noite para você, que me ama! ...muitos risos...


Massa:
1 copo de leite,
2 tabletes de fermento
6 colheres de açúcar,
5 ovos,
150 g de margarina,
1 colher de chá de sal,
Farinha de trigo o suficiente para uma massa macia.
Recheio:
2 latas de leite condensado cozido em ponto de pasta.

Mistura para para envolver as bolinhas
100 g de margarina derretida
1 xícara de açúcar,
50 g de coco ralado
1 colher de sobremesa de canela em pó.

Modo de fazer: Misture e dilua o fermento com o açúcar e o leite morno. Bata em outra tigela, os ovos,a manteiga e o sal, em outra tigela, e misture ao fermento diluído no leite. Junte a farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa bem macia e que desgrude das mão. Amasse bem, por cerca de 10 minutos. Faça uma bola, coloque em uma tigela grande coberta, em um lugar sem vento, e deixe crescer, até dobrar de volume. Eu adoro essa parte!
Enquanto cresce, misture, em um prato, o açúcar, o coco e a canela. Corte a manteiga em cubinhos, e coloque em outro prato e derreta em banho maria ou no microondas.
Abaixe a massa, e divida em três partes iguais. Cada
parte vai preencher uma assadeira redonda, com furo no meio. Faça com a massa,  uma minhoca com cerca de 2 cm de diâmetro, e corte em pequenos pedaços, como na foto. Achate cada pedaço e coloque no centro, uma colherinha de doce de leite, feche em forma de bolinha. Passe cada bolinha na manteiga, e depois, na mistura de açúcar, coco e canela, e vá colocando as bolinha, uma ao lado da outra, na assadeira, preenchendo até a metade. Você pode fazer as bolinhas do tamanho que quiser, mas quanto menor, mais gostoso fica. A receita dá três assadeiras, como na foto. Deixe crescer.
Asse em formo preaquecido a 190 graus, por cerca de 35 minutos, ou até ficar dourado. Leve ao fogo o copo de água com  1/2 xícara de açúcar branco. Ferva um pouco, e reque as roscas ainda na forma. Desenforme quando estiver frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário