26 de dezembro de 2012

RISOTO DO CERRADO



Eu amo você com um amor tão puro e inocente,
que se transforma, de repente, em um vulcão.
Ele explode em fogo e luz, e simplesmente
muda o meu mundo e muda a minha direção.

Todo amor , contido e represado,
jorra pelas frestas do meu coração,
o rio  azul, torna-se dourado,
o fogo e a luz escorrem pelo chão...

Por mais distante que você se esconda,
e você fuja desse mar que nos inunda,
o nosso amor se elevará, em ondas,
 e fará  nascer uma paixão profunda...





Eu estou misturando os meus blogs. Gastronomia e poesia conversando na porta da cozinha. ...risos...
Um texto poético não tira o sabor nem a riquezas dos pratos, mas pode desenvolver uma outra fome. A fome de sonho. 
Castanha de Baru
Vamos cozinhar? Com dois ingredientes tipicamente goianos, a castanha de baru e molho de pequi, essa receita foi criada pelo Chef Wendel Nascimento, A castanha de baru, que é uma castanha típica do cerrado brasileiro,  deve ser jogada somente no final do preparo, para que ela fique bem crocante. Rica em vitamina E e antioxidadantes, o sabor da castanha do baru lembra o amendoim. Mas, se preferir, ela pode ser substituída na receita por castanha do Pará ou de cajú. Outro toque goiano do prato, o molho de pequi é obtido tirando a polpa do fruto - que tem sabor marcante - e batendo no liquidificador, ensina Wendel.  Pegue o teu avental e me siga, porque hoje a cozinha é brasileira.


Ingredientes
1/2 xícara de chá de cebola
60 ml de azeite de oliva
1/2 xícara de chá de tomate sem pele
1/2 xícara de chá de barú torrado e picado
120 g de ervilha fresca
20 g de tempero completo para arroz
400 ml de extraído de pequi
10 camarões descascados e sem cabeça
2 camarões com cauda para decorar
100 g de polvo cozido
100 g de filé pescada
2 xícaras de arroz cozido



Modo de fazer: Em uma frigideira, coloque o azeite e refogue a cebola, o camarão, a pescada e o polvo (já previamente frito). Deixe refogar até que fiquem dourados. Acrescente o tomate picado, sem pele e sem semente, a ervilha e o tempero completo. Jogue o caldo de pequi. Coloque o arroz (já cozido) e mexa delicadamente. O arroz, preferencialmente, deve ser o arbóreo, mas a receita também fica ótima com o arroz comum.  Por último, coloque a castanha de baru picadinha. Mexa um pouco a panela e desligue o fogo em seguida para que ela permaneça crocante. Sirva em prato individual, decore com camarão e ramos de salsinha, ou outra decoração que deixe o prato lindo e apetitoso.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada você! Eu sou uma amadora apaixonada pela gastronomia, e tenho muito respeito pelo trabalho dos bons profissionais, e gosto de divulgá-los, em meu humilde blog. Um abraço carinhoso.

      Excluir