31 de maio de 2012

PÃO DE ÁGUA

Vamos começar pelo café da manhã, com um pão quentinho, com requeijão e geleia de morango.

Ingredientes:
3 tabletes de fermento (45 g)
1 kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher de ( sopa )de sal
2 colheres (sopa ) de óleo

Modo de fazer: Dissolva o fermento em 1 xícara de água morna. Em seguida, peneira a farinha de trigo, faça uma cova no centro, junte o fermento dissolvido, o sal e o óleo. Misture bem os ingredientes e vá juntando água aos poucos, amassando e sovando até obter uma massa consistente e lisa, que não grude nas mãos. Forme uma bola e deixe crescer, até dobrar o volume. Divida a massa em 5 ou 6 pedaços, enrole os pães no formato que desejar. Coloque em assadeira enfarinhada e cubra, deixando crescer novamente. Asse em forno quente (200ºC) por cerca de 20  25 minutos.

PATÉ DE FIGADO

Vamos fazer um paté? Afinal, nosso almoço precisa de uma entrada.  Sinceramente, não é a minha preferência nacional esse paté. Mas ele tem os seus fãs. Risos....

Ingredientes:
1 kg de figado de porco
300 g de carne de porco magra
700 g de bacon
4 cebolas
1 dente de alho
1 ramo de tomilho
2 colheres de fécula de batata
sal, pimenta do reino
100g de toucinho de  porco, cortado em tiras finas
3 folhas de louro
3 folhas de gelatina
1 xícara de caldo de carne

Modo de fazer: Moa por duas vezes, o fígado, a carne deporco, o bacon, as cebolas, o alho o tomilho, a fécula de batata, o sal e a pimenta. Passe a tira de toucinho, que deve ser cortada bem fina, pela água quente e escorra. Forre o fundo e os lados da forma funda e refratária. Despeje a carne moída com os temperos, pressionando e juntando folhas de louro. Alise bem a superfície e leve ao forno até adquirir uma cor dourada e as bordas estiverem bem firmes. Deixe esfriar com um peso em cima. Amoleça a gelatina em um pouco de água fria, escorra e dissolva a seguir no caldo de carne quente. Retire o peso do paté depois de bem frio. Despeje o caldo com a gelatina dissolvida, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por 24 horas. Sirva acompanhado de pepinos em conservas e torradinha de pão branco.



FLAN DE COCO

Boa noite! Hoje fiz uma almoço delicioso. Um stracci com uma massa de açafrão, temperado com cebolas, tomate, azeitonas, tomilho e manjerona, com queijos gorgonzola e parmesão. Uma massa maravilhosa, sedosa, harmonizada perfeitamente com um vinho branco riesling, acompanhada com um frango com sálvia e uma salada verde. Não fotografei porque estava com pressa, mas vou postar e receita depois. A sobremesa, esse flan lindo. Arrisca-se a almoçar comigo? O convite está feito!

Ingredientes: 
6 folhas de gelatina
 ou 1 envelope de gelatina em pó e sem sabor
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite de coco.

Modo de fazer: Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria, por alguns minutos. Escorra e dissolva em 2 colheres de sopa de água fervente. Misture bem o leite condensado, a mesma medida de água, o leite de coco e a gelatina dissolvida. Despeje em forma molhada e leve à geladeira por 4 horas. Na hora de servir, desenforme o flan e decore com fitas de coco.

MÚCULO À AMERICANA

Acabei meu treino e estou saindo do relaxamento. Gosto desse momento, adoro sentir o cabelo molhado causando um friozinho na nuca. Como estou com preguiça, resolvi postar uma receitinha curta...risos...

Ingredientes
1 1/2 kg de músculo
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias
1 pedacinho de casca de laranja seca
5 tomates
1 colher de extrato de tomate
1 maço de cheiro verde (salsa e cebolinha)
1/2 garrafa de vinho branco seco
sal e pimenta

Modo de fazer: Corte a carne em pedaços regulares e doure no azeite quente, em fogo forte. Retire e reserve. Na mesma panela refogue a cebola picada, junte a casca de laranja (seque-a no forno), sem deixar dourar. Feito isso, acrescente os tomates, sem pele e sem sementes, mexa durante alguns minutos e junte o extrato de tomate, o cheiro verde e a carne reservada. Continue mexendo até começar a fritar novamente. Regue com o vinho, tempere com sal e pimenta, tampe a panela para cozinhar em fogo baixo por 1 hora. Acrescente água quente aos poucos, até que a carne esteja macia. Sirva com arroz branco, uma saladinha verde e batatas fritas.

30 de maio de 2012

TAINHA À MODA BRETÃ

Agora um prato de peixe, delicado e suave, para celebrar a vida, acompanhado de um vinho suave e seco, um Riesling.. Boa noite para você, que gosta de apreciar as coisas lindas e deliciosas da vida comigo.

Ingredientes: 
1 kg de tainha em postas
1 1/2 xícara de vinho branco seco
1 cebola
1 masso de cheiro verde (salsa e cebololinha)
1 folha de louro
 sal e pimenta do reino em grãos
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer: Limpe o peixe e retire a espinha central. Coloque as postas dentro de uma frigideira, cubra com o vinho branco, junte as cebolas cortadas em 4 partes, o maço de cheiro verde limpos, o louro, o sal e a pimenta. Tampe a frigideira e leve ao fogo forte até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
Retire as posta de peixe com cuidado, deixando escorrer bem. Coloque num prato refratário e mantenha aquecido. Coe o caldo e volte ao fogo para ferver, até reduzir-lo à metade. Numa panela junte a manteiga e a farinha, leve ao fogo mexendo bem, sem deixar escurecer. Vá misturando, aos poucos, o caldo reduzido, mexendo vigorosamente até engrossar e ficar homogêneo. Junte o creme de leite para obter um creme de consistência rala. Espalhe o molho sobre o peixe, polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno quente (225ºC) para dourar. Sirva a seguir, com arroz branco e batatas douradas na manteiga, acompanho com o nosso vinho.

DIPLOMATA

Boa noite! A lua, ainda na fase crescente, faz desenhos  lindos na pérgula do meu jardim de inverno. Quando a lua passeia pelo céu, tudo fica em silêncio para poder ouvi-la. Inspirada na lua que cresce, vamos fazer uma sobremesa dourada  e cheias de sabores.

Ingredientes: 
10 biscoito do tipo francês
2 colheres (sopa) de rum
1/2 litro de leite
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 pacotinho de açúcar vanile (ou 1 colher de café de essência baunilha
1 colher (café) de fécula de batata
1 vidro de geleia de damascos
100 g de amêndoas torradas e moídas
Molho:
4 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 litro de leite
1 pacotinho de açúcar vanile ou 1 colher (cafè) de baunilha

Modo de fazer: Corte os biscoitos em pedaços de mais ou menos 2 cm e forre com eles o fundo de uma forma    de bolo inglês untada, procurando forrar também a metade dos lados da forma.  Umedeça, em seguida, os biscoitos com gotas de rum, aspergindo a bebida..
Bata o leite fervente, com os ovos e o açúcar, junte o açúcar vanile e a fécula de batata e faça um creme.  Despeje esse creme sobre os biscoitos e leve ao forno em banho maria  por cerca de 1 hora. Guarde no refrigerador  até o momento de desenformar.
Dilua a geleia num pouquinho de água e leve ao fogo em banho maria até ficar  líquida. Reserve.
Prepare o molho batendo as gemas com o açúcar. Despeje o leite fervente sobre essa mistura. Leve ao fogo em banho maria, junte o açúcar vanile ou a baunilha e continue a bater até que o molho fique consistente. Retire e deixe esfriar. Antes de servir, desenforme o doce, pincele toda a superfície com a geleia reservada. Com a ajuda de uma tira de papel, aplique as amêndoas moídas na parte inferior do doce. Decore com cerejas em pedacinhos de frutas cristalizadas. Sirva o doce acompanhado do molho.

ROSBIFE DE PANELA


Rosbife é uma alimento para quem tem coragem, risos...Pode ser uma experiência traumática para um vegetariano...

Ingredientes:
1.500 g de alcatra ou filet mignon
bacon em tira fininhas
3 pequenas cebolas
Salsa, alecrim, louro, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer: Prepare um bom pedaço de ponta de alcatra ou filet mignon, enrolando-o com tira de bacon e um barbante. Esquente uma panela sem nenhuma gordura e coloque o pedaço de carne. Deixe dourar com a gordura do bacon. Junte as cebolas picadas, a salsa, o alecrim, o louro e duas colheres (sopa) de água. Tempere com sal e pimenta, tampe a panela e abaixe o fogo no mínimo. Vire depois de 15 minutos e salgue e salpique a pimenta novamente. Espete com um garfo. Estará no ponto quando sair um líquido levemente rosado. O tempo de cozimento depende da temperatura e da espessura da carne. Basicamente, o tempo de 10 minutos para cada 500 g de carne, seria suficiente para obter uma carne macia e rosada por dentro e dourada por fora. Sirva o rosbife em fatias finas, com batatas assadas ou uma torta de espinafre, acompanhado do molho do cozimento coado, acrescido do caldo resultante do corte.

29 de maio de 2012

PALITO FRANCÊS 2

Essa é uma versão do biscoito francês que eu fazia na minha infância. É a versão caipira do biscoito champanhe. Na minha casa, o pão era feito semanalmente, em forno de lenha. Enquanto assava o pão,  nós preparávamos  grandes assadeiras de biscoito. Esse era o predileto, mas também havia bolachas torcidinhas e biscoitinhos de araruta. Depois de assar o pão, nós assávamos os biscoitinhos para aproveitar o calor restante, e enchíamos latas com aquelas maravilhas.  Era uma delícia! o coração ficava até quentinho, aos ver aquelas latas cheias de biscoitos. Bora preparar! Eu preciso melhorar a descrição do modo de fazer, porque eu escrevi fielmente o que anotei em meu caderno, aos 8 anos.


Ingredientes:
2 ovos bem batidos
8 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 xícara de leite, no qual se dissolve uma colher de amoníaco,
1 colher de manteiga
farinha de trigo suficiente para amassar

Modo de fazer: Junte todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo que deve ser adicionada, aos poucos, até ficar uma massa bem macia, que desgrude das mãos. Estenda a massa com cerca de 1/2 cm de espessura, pincele com gema de ovo e salpique com açúcar cristal grossa. Corte em tiras de cerca de 10 cm de cumprimento e 2 cm de largura. Asse em forno quente até dourar.

BRIOCHE PARISIENSE

Continuando a nossa linha de montagem de brioches, vamos apreciar hoje, esse brioche muito rico e especial. A propósito, a noite hoje está linda, com uma lua crescente passeando pelo céu...

Ingredientes:
1 tablete (15g) de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
manteiga para untar
licor de cacau
rum
Recheio: 1/2 litro de leite
1/2 xícara de açúcar
essência de baunilha
3 gemas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
frutas cristalizadas
1 abacaxi
cerejas a gosto

Modo de fazer: Dissolva o fermento no leite morno, junte 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem. Cubra e deixe crescer. Misture ao restante a farinha, o açúcar, o sal, os ovos e  a manteiga derretida. Junte depois a massa fermentada e sove, até que ela fique com a consistência lisa, que não grude nas mãos. Coloque a massa em uma forma redonda untada com manteiga e deixe crescer. Asse em forno quente (200ºC) por 40 minutos, desenforme e deixe esfriar. Corte uma tampa da superfície do brioche, retire o miolo, deixando uma "parede" de 2 cm de espessura. Regue o interior com a mistura de 1/2 xícara (chá) de licor de cacau e 2 colheres de rum.
Prepare o recheio, ferva o leite com o açúcar e 1 colher (chá) de essência baunilha. Misture, à parte, as gemas com a farinha de trigo, despeje o leite quente, aos poucos sobre essa mistura e volte ao fogo, mexendo até engrossar. Acrescente 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas. Retiro do fogo e deixe esfriar. Recheie a cavidade do brioche com o creme, coloque a tampa e decore com pedaços de abacaxi e cerejas. Sirva com chá ou chocolate.

LOMBO DE PORCO AGRIDOCE

Já estou preparada para encarar esse prato rico, saboroso, lindo. E você? Hoje eu estou preguiçosa e não vou propor nenhuma harmonização. Seja com acompanhamentos ou bebida. Fica por sua conta hoje.

Ingredientes:
2 kg de lombo de porco numa peça única
12 ameixa pretas secas e sem sementes
1 colher de uvas passas sem sementes
Suco de 1 limão
1 maçã
1 pitadinha de tomilho misturado com coentro, pimenta do reino e sal
2 colheres (sopa) de óleo
1 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres de geleia de uva ou jabuticaba
1 xícara de creme de leite fresco.

Modo de fazer: Abra o lombo em forma de um grande bife retangular. Junte as ameixas pretas e as uvas passa em uma panela, cubra com água e leve ao fogo por 20 minutos. Reserve 1 colher (chá) do suco de limão, descasque a maçã, corte em quatro e regue com o suco de limão restante. Junte o creme de ameixa com uva passa, os temperos e o sal e mexa bem.
Abra a carne em uma tábua e ponha o recheio no centro. Enrole e amarre com barbante ou fio dental. Frite o lombo em uma panela com o óleo, dourando por igual. Passe para uma assadeira, tempere com o sal e a pimenta e regue com o vinho. Cubra a carne com papel alumínio e leve ao forno quente (200ºC) por  1 hora, virando a carne algumas vezes.
Retire o assado e conserve quente. Desengordure o molho que ficou na assadeira, coando com um pano molhado em água gelada. Leve ao fogo para ferver até que a quantidade seja reduzida a 1 xícara de chá. Junte a geleia, retire do fomo e acrescente o creme de leite e a colher de chá de suco de limão. Sirva o lombo com batatas cozidas e passadas na manteiga (eu prefiro assadas). Sirva o molho à parte.



ABOBRINHA PROVENÇAL

Terminei meu treino e estou em estado de encantamento. Eu gosto dessa sensação de voo que só  se consegue com exercício e relaxamento. Estou ouvindo Sad romance. Eu tentei começar a postagem de uma receita de carne, mas não consegui. Vou postar uma verdurinha para sair dessa sensação maravilhosa devagarinho.

Ingredientes:
8 abobrinhas
1 xícara (chá) de azeite de oliva
2 dentes de alho esmagados
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
8 tomates sem pele e sem sementes
1 pitada de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto.
2 colheres (sopa) de salsinha picada
4 colheres de vinho branco seco
1 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de queijo prato ralado.

Modo de fazer: Limpe as abobrinhas e corte em rodelas de 1/2 cm. Aqueça o azeite e frite, deixando dourar bem. Coloque sobre papel absorvente. No mesmo azeite em que fritou as abobrinhas, refogue o alho, a cebola, junte os tomates picados, o tomilho, o sal e a pimenta. Deixe em fogo baixo por cerca de 30 minutos ou até obter um molho bem grosso. Misture os dois tipos de queijo ralado e reserve. Numa forma refratária, arrume camadas de abobrinhas, molho de tomate e a mistura de queijos, repetindo as camadas até que a última seja de queijo. Leve ao forno quente (200ºc) para gratinar por 20 minutos ou até dourar. Sirva como prato principal em refeições vegetarianas ou como entrada.

28 de maio de 2012

PUDIM DE QUEIJO COM PASSAS

Agora, a sedutora  cremosidade deste pudim, para encerrar com um gosto doce na boca...Boa noite!


Ingredientes:
100 g de passas sem semente
1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de leite
4 colheres de queijo parmesão ralado
3 ovos
1 colher(sopa) de suco de limão


Modo de fazer: Deixe as passas de molho em água quente, reservando algumas para decorar. Bata no liquidificador o leite condensado com  o leite, o queijo ralado, os ovos e  o suco de limão. Escorra as passas e junte metade ao creme
Faça uma calda caramelada com1 xícara das de chá de açúcar e 1/2 xícara das de chá de água quente, e junte o restante da uvas passa. Forre com a calda uma forma de pudim, despeje o creme batido e cozinhe me banho-maria, em panela de pressão por 20 minutos. Desenforme depois de frio e decore com as passas reservadas.


BATATAS GRATINADAS

Agora um gratinado para acompanhar tantas carnes maravilhosas.



Ingredientes:
2 kg de batatas de boa qualidade
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
1 dente de alho
1 pote de creme de leite fresco ou 1/2 lata de creme de leite
1 litro de leite
3 colheres de sopa de manteiga
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer: Lave e descasque as batatas, corte em fatias bem finas. Misture 1 colher de sopa de sal, 1 colher (cafè) de pimenta do reino motida na hora e 1/4 de colher de noz moscada ralada e reserve. Esfregue o dente de alho no fundo e nos lados de uma forma refratária de cerca de 5 cm de profundidade.
Arrume as rodelas de batatas em camadas na forma untada, temperando cada uma com um pouco da mistura de condimentos. Acrescente o creme de leite ao leite fervido e frio, regue as batatas e espalhe por cima a manteiga em pedacinhos. Leve ao forno médio por cerca de 2 horas. As batatas devem cozinha sem dourar. Se necessário, cubra com papel alumínio. Quando estiverem quase macias, pulverize o queijo ralado por cima e deixe gratinar. Retire e sirva quente. Quanto mais finas fores as rodelas de batata, mais saboroso ficará esse prato. Bom apetite!

BIFE DE MARINHEIRO

Hoje é segunda feira. Recomeçando com um prato de sabores exóticos: carne temperada com filés de anchovas. É para compensar o choque de realidade da segunda feira...risos..

Ingredientes:
5 cebolas
7 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
1.200 g de alcatra ou coxão mole em bifes
sal, pimenta do reino
1 folha de louro
4 ramos de tomilho
1 maço de cheiro-verde
100 g de filés de anchovas
1 colher de mostarda.

Modo de fazer: Pique as cebolas em rodelas finas, regue o fundo da caçarola com azeite e disponha camadas de bifes e camadas de cebolas, temperando cada uma com sal, pimenta, louro, tomilho e cheiro verde picado, regando com azeite. Tampe a caçarola e leve ao fogo brando até que a cebola comece a se desfazer. Não mexa durante o cozimento. Quando o suco que se forma começar a aflorar, retire do fogo. Prepare o molho, misturando as anchovas esmagadas com um garfo à mostarda e 3 colheres de azeite. Junte 1 colher do suco do cozimento e  mexa até obter uma consistência semelhante a maionese. Despeje, depois, esse molho por cima da carne e sirva acompanhado de batatas cozidas.

TORTA CAPRESE


Ingredientes
Massa

2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 ovos
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher de (sopa) de tempero pronto para carnes, aves e peixes
1 xícara (chá) de óleo

Recheio
1 xícara (chá) de mussarela de búfala
1 xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio
2 colheres (sopa) de manjericão
1 colher (chá) de tempero pronto para carnes, aves e peixes
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de fazer: em um liquidificador, bata os ingredientes da massa e reserve. Em um refratário retangular (22 x 35 x 33 cm) untada com manteiga e polvilhado com farinha de trigo, despeje metade da massa e reserve.
Recheio: misture todos os ingredientes e distribua sobre a massa. Cubra com o restante da massa reservada. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.
Sugestão da Cozinha Nestlé
Fonte: Terra

27 de maio de 2012

PUDIM DE COCO E MANDIOCA

Essa receita brasileirinha é em minha homenagem. Tem coco, eeebaaaaaa!!! Olha que cara mais apetitosa! 

Ingredientes:
1/2 kg de mandioca crua ralada
1 coco de tamanho médio ralado
1 1/2 xícara de chá de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
4 gemas
1 1/2 colher (sobremesa) de manteiga
1 pitada de sal
1 pitada de erva-doce.

Modo de fazer: Coloque numa tigela, a mandioca, o coco, o leite, o açúcar peneirado e, por último, as gemas. Misture tudo muito bem e a seguir adicione a manteiga (reserve um pouco para untar a forma), o sal e a erva-doce. Bata durante 5 minutos. Despeje em uma forma refratária untada com a manteiga reservada. Leve ao forno preaquecido por 10 minutos e asse em temperatura média (180º C) por cerca de 45 minutos ou até o pudem secar e corar bem. Retire e deixe esfriar. De preferência sirva na própria forma em que foi assado. Rústico e gostoso.

SOUFLÊ DE LIMÃO

Um souflê de limão para compensar a gordura do bacon da receita anterior. Para a beleza do meu ipê rosa, não há antídoto. Essa beleza enfeitiça para sempre. Vamos à receita!




Ingredientes:
5 gemas
8 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fécula de batata
raspas de 1 limão
1 colher (chá) de suco de limão
9 claras
manteiga para untar e açúcar para polvilhar.

Modo de fazer; Bata as gemas com 4 colheres (sopa) de açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a fécula de batata, as raspas e o suco de 1 limão e bata mais um pouco.
Unte com manteiga forminhas para souflê e pulverize açúcar sobre a manteiga, forrando completamente os lados e o fundo das forminhas. Encha até quase as bordas com a massa de soufle e leve ao forno quente durante 15 minutos. Sirva em seguida.




TERRINA DE CARNE

Domingo lindo de céu azul. As minhas árvores prediletas estão floridas, o ipê rosa Que delírio ver o rosa explodindo no azul do céu. Lindo! Já estou entrando em choque glicêmico de tanto postar receita doce. Vou quebrar esse monotonia doce com um choque de gordura e sal. 


Ingredientes:
1 kg de carne magra (músculo, acém)
sal, pimenta do reino e tempero em pó
1 colher de café de tomilho seco
1 folha de louro
300 g de bacon
1 copo de vinho branco
1 copo de caldo de carne

Modo de fazer: Corte a carne em fatias bem finas, de preferência com a máquina de cortar frios, para que saiam todas iguais e bem finas (essas receitas são tradicionais, clássicas, de um tempo onde não se tinha cortador de frios em casa. Hoje nós ficamos inventando história! Risos...)Misture cerca de 1 colher (café) de sal, 1/2 colher (café) de pimenta do reino moída, 2 colheres de café de tempero em pó para carne, o tomilho e o louro. Coloque em uma terrina funda com tampa, 2 tiras de bacon e vá dispondo as camadas de fatias de carne, tempero, bacon, terminando com uma camada de bacon. Regue com o vinho e o caldo de carne, tampe e leve ao forno quente por cerca de 3 1/2. O cozimento deve ser lento para que a carne não resseque ou encolha. Se preciso, junte mais vinho e caldo, de forma a manter o líquido até a superfície da carne. Retire do forno e coloque um peso sobre a carne por 8 horas. Sirva a seguir, acompanhado de salada verde e arroz.
Ah! Não resisti! vou mostrar a minha árvore predileta e o céu da manhã de hoje!

BOLO DE CENOURA COM DAMASCO

Bolo de cenoura e damasco Foto: Divulgação

Ingredientes
3 ovos 
2/3 de xícara (chá) de óleo 
2 cenouras sem pele 
2 xícaras (chá) de açúcar 
8 damascos secos picados 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
3 colheres (sopa) de leite de soja 
1 colher (sopa) de fermento em pó químico 
Modo de fazerBata no liquidificador os ovos, o óleo, as cenouras, 1½ xícara de açúcar e os damascos. Quando os damascos estiverem em pedaços pequenos, despeje a massa em uma tigela e acrescente os outros ingredientes. Mexa bem. Asse em fogo baixo por 40 minutos. Quando estiver assado, polvilhe o açúcar restante por cima e sirva.

Fonte: Site terra

BOLO RICO DE CENOURA


Ingredientes
Massa:
7 ovos
300 g de cenoura ralada
80 g de nozes
80 g de pistache
20 g de fermento
40 g de canela em pó
200 g de açúcar demerara 
50 g de farinha integral
100 g de farinha de trigo
150 ml de óleo
1 pitada de bicarbonato de sódio
Decoração: 500 g de cream cheese
250 g de açúcar
50 g de pistache levemente triturado
Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture até obter uma massa homogênea. Coloque em forma redonda forrada com papel manteiga e leve para assar em forno a 155 °C por cerca de 30 minutos. Desenforme e reserve. 
Preparo cobertura:
Coloque o cream cheese e o açúcar de confeiteiro na batedeira e bata em velocidade média até obter creme homogêneo
Montagem:
Cubra o bolo com o creme e salpique o pistache triturado.
Fonte: Site Terra

26 de maio de 2012

BRIOCHE SUIÇO

Agora vamos brincar de variar. Esse brioche já é mais enriquecido e bonito. Claro que também é muito gostoso!

Ingredientes:
2 tabletes de fermento biológico (30g)
1 xícara de leite
1/2 kg de farinha de trigo
250 g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
6 ovos
Recheio:
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
1 gema para pincelar.

Modo de fazer: Dissolva o fermento no leite morno, junte 1 xícara de farinha de trigo e amasse com as mãos. Faça uma bola, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Misture bem a manteiga com  o açúcar e o sal. Junte o restante da farinha, os ovos e amasse até ficar uniforme. Abra com as mãos, junte a massa fermentada e enrole formando uma só mistura. Amasse várias vezes até obter uma consistência lisa. Faça uma bola, enrole em papel alumínio e leve à geladeira de véspera. Prepare o recheio, juntando os ovos com a farinha. Ferva o leite com o açúcar e a baunilha. Retire do fogo e despeje
 sobre a mistura de ovos e farinha de trigo, mexendo fortemente. Volte ao fogo e continue a mexer até engrossar. Retire e deixe esfriar. Abra a massa com o rolo no formato de um retângulo, espalhe o creme e distribua as frutas cristalizadas. Enrole como rocambole, fechando bem as pontas. Corte em rodelas e coloque-as bem próximas umas das outras, em uma  forma redonda untada e enfarinhada. Cubra e deixe crescer. Pincele com a gema e leve ao forno quente (200ºC) por cerca de 40 a 50 minutos. Desenforme e sirva frio.

BRIOCHE


Brioche é a mais antiga receita de massa fermentada que leva na sua composição açúcar. Na receita, além desse açúcar e fermento, leva também farinha, manteiga, ovo e sal. O resultado é uma massa bem macia,  com bordas em gomos. Nos primeiros tempos era privilégio de nobres, consumido apenas em ocasiões especiais. Com o tempo, foi se popularizando e passou a freqüentar todas as mesas. Em cada região da França ganha formato e recheio próprios. Além da receita clássica, recebe variações com adição de frutas, passas, queijo. Depois ganhou o mundo - na Itália é "panettone" ou "pandoro"; na Alemanha, "stollen" ou "kugelhopf"; na Espanha, "pompes" ou "mouna"; em Portugal e Brasil, é "brioche"mesmo. Eeeeeeeeba! Massa para puxar, esticar, apertar, amassar. Delícia! Vamos lá!

Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico para pão
1/2 copo de leite
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher e sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
3 colheres de manteiga
Modo de fazer: Dissolva o fermento na metade do leite morno, junte 1 xícara de chá de farinha de trigo e misture, obtendo uma massa mole. Faça uma bola, cubra com um pano e deixe crescer em lugar quente até dobrar de volume.
Peneire o restante da  farinha e faça uma cova no centro, e coloque o açúcar, o sal e o ovo. TRabalhe a mistura com os dedos, molhando com o restante do leite. Junte a essa mistura, a massa fermentada e sove com movimentos de erguer e estirar até que a massa tenha absorvido ar suficiente para tornar-se macia, soltando facilmente das mãos. Acrescente 1 1/2 colher de sopa de manteiga na temperatura ambiente, e trabalhe mais um pouco a massa. Acrescente o restante da manteiga. Faça uma bola e coloque numa tigela grande, cubra com um pano e deixe crescer durante 6 horas em local aquecido, mas ventilado.
Torne a trabalhar a massa até retirar todo o ar, faça um rolo grosso, corte em pedaços de igual tamanho, dando a todos, o formato de bola. Coloque uma ao lado do outro, no fundo de uma assadeira de bolo inglês untada e enfarinhada. Deixe em local aquecido para que passe pelo terceiro crescimento, triplicando o tamanho, agora. Leve ao forno quente (220ºC) e deixe assar por 45 minutos. Para verificar se está assado, fure a massa com a lâmina de uma faca, que deverá sair limpa. Ao retirar do fogo, pincele com água ou calda. Deixe secar antes de servir.. Lindooo!!!

25 de maio de 2012

CARNE PROVENÇAL

Eu amo a região da Provence. As paisagens, os sabores, os perfumes. Tudo me encanta. Vamos então apreciar um prato rico e saboroso, em homenagem a este lugar encantador. Esse prato só não atende a um requisito meu: não é lindo!

Ingredientes:
4 colheres  (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias
1 kg de tomates maduros
1 ramo de tomilho
1 folha de louto
1 dente de alho
1/2 maço de cheiro verde picado
1 kg de músculo ou acém cortado em pedaços
sal e pimenta, noz moscada.
400 g de macarão furadinho ou fuzzilli
4 colheres de azeitonas pretas
1 colher de sopa de manteiga
queijo parmesão ralado

Modo de fazer: Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cebola picada. Junte os tomates sem e sem sementes, o tomilho, o louro, o alho esmagado e o cheiro verde picado. Acrescente a carne cortada em pedaços, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo por 2 horas.
Quando a carne estive macia, junte as azeitonas ao molho, deixando mais 10 minutos em fogo baixo.
Cerca de 15 minutos antes de completar o cozimento, cozinhe o macarrão em bastante água e sal. Escorra, junte a manteiga e o queijo parmesão ralado e sirva com a carne. É uma boa sugestão, não é?!

ASSADO DE PORCO COM FRUTAS FLAMBADAS

Eu odeio fim de semana! Mas todo mundo gosta. Eu devo estar errada. Vou me esconder do mundo dentro da minha cozinha...risos...
Como já estamos entrando em choque glicêmico de tanto doce, vamos voltar às carnes. Eu gosto desta, com o seu casamento perfeito com as frutas. Vamos cozinhar?

Ingredientes:
1 1/2 kg de costeleta de porco, numa só peça.
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de pimenta do reino em pó
1/2 copo de rum
200 g de manteiga
6 maças
1/2 abacaxi em pedaços
6 bananas cortadas no sentido comprimento.

Modo de fazer: Limpe a carne de porco com um pano úmido. Misture o sal, o açúcar, a pimenta e tempere a carne toda. Leve ao forno bem quente e preaquecido durante 20 minutos e deixe dourar de todos os lados.
Diminua a temperatura, regue com 3 colheres (sopa) de rum e deixe cozinhar por 20 minutos. Deixe completar o cozimento no forno em fogo baixo, regando com o caldo do cozimento.
Numa frigideira aqueça 2 colheres de sopa de manteiga e junte as maçãs descascadas e cortadas em 8 pedaços. Tempere com sal e açúcar e deixe no fogo até que amoleçam. Faça a mesma coisa com o abacaxi e as bananas usando 2 colheres de sopa de manteiga para cada fruta.
Coloque todas as frutas numa mesma frigideira, junte o restante do rum, incline a frigideira ligeiramente, para que o rum se inflame, flambando as frutas. Retire a carne de porco do forno e coloque numa travessa aquecida, guarnecendo com as frutas flambadas. Coloque a assadeira na chama do fogão com 1/2 xícara de água quente. Mexa enquanto ferve para desprender o caldo do cozimento. Sirva regando a carne com esse molho coado. Essa é boa, heim!!!

MASSA BRISÉE

A massa brisée é uma prima da massa podre. Sintetizando, é uma massa podre com ovo. Melhor ainda, é a prima rica da massa  podre.

Ingredientes: 
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
20 g de açúcar, se a torta for doce OU
5 g de sal se for salgada
3 colheres de água gelada
1 ovo
1 pitada de sal (basta as 5 g de sal)

Modo de fazer:
Peneire a farinha com o sal e o açúcar juntos. Misture a manteiga gelada em cubos com a farinha de trigo usando apenas a ponta dos dedos, até obter uma farofa. Adicione o ovo levemente batido e trabalha a massa rapidamente, sem sovar muito, até ficar homogênea. Enrole num filme plástico e deixe repousar em geladeira, por 30 minutos, no mínimo, antes de utilizar.

AMERICAN PIE




De origem inglesa, essa torta foi adotada pelos americanos e é considerado um verdadeiro doce nacional, denominado simplesmente American pie.
Estou postando esta receita em sua homenagem (risos). 





Ingredientes
500 g de massa brisée CLIQUE NO LINK /massa-brisee
1 kg de maçãs
150 g de açúcar
1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 1/2 colher de café de canela em pó
casca de 1 limão
400 g de sorvete de baunilha
Manteiga e farinha de trigo para untar

Modo de fazer: Lave as maçãs, descasque-as, corte-as em gomos e retire o talo. Corte as em cubinhos e coloque numa tigela com a casca de limão ralada, o açúcar, a farinha de trigo e 1 colher de café de canela em pó e uma pitada de noz moscada ralada. Misture bem e reserve.
Unte uma assadeira de 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha. Abra a massa brisée em dois discos, um deles ligeiramente maior que o outro e forre a forma com o maior, distribua o recheio sobre a massa e tampe com o segundo disco, apertando as bordas com os dedos para selar bem. Asse em forno preaquecido a
200 ºC por cerca de 40 minutos. Desenforme sobre o prato de servir e deixe esfriar. Corte a torta em fatias e sirva em pratos de sobremesa com 2 bolas de sorvete pulverizadas de canela. Bem, já que essa receita é em sua homenagem, vamos beber um vinho docinho de uva chadonnay.

24 de maio de 2012

DELÍCIA DE COCO

Você sabe, coco é uma das minhas paixões. E paixão não se explica. Neste caso bem específico, a gente faz e come...o doce, não a paixão...risos...

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
4 gemas
3/4 de litro de creme de leite fresco
1 envelope de vanila ou uma colher de café de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de rum
1 coco ralado (2 xícaras de chá)

Modo de fazer: Junte 1 xícara de chá de água, o açúcar e leve ao fogo sem mexer, deixando ferver por 10 minutos, até obter uma calda grossa.
Enquanto ferve a calda, bata as gemas (use batedeira elétrica) em uma tigela refratária colocada em banho maria brando e vá juntando, aos poucos, a calda fervente em fio. Quando a mistura tiver dobrado de volume, retire do banho maria e continue a bater até esfriar completamente. À parte, bata o creme de leite em ponto de chantilly . Quando o creme estiver quase firme, junte o açúcar vanile ou a baunilha e o rum e continue batendo até obter um creme chantilly bem firme. Misture o chantilly delicadamente com o creme de gemas e acrescente 1 1/2 xícara de coco. Despeje numa forma de pudim untada com azeite ou forrada de papel alumínio e leve ao congelador por 4 horas, ou até que o creme esteja bem firme. Desenforme e cubra com o restante do coco. Conserve em geladeira até o momento de servir.

PÃO DE GÊNOVA

Mais um pão de mentira. Mas eu não posso batizá-lo de bolo se ele nasceu como pão. Para mim, ele é um bolo divino, mas se chama pão. Risos...o reflexão mais  boba. Vamos ao que interessa!

Ingredientes:
3 ovos inteiros
4 gemas
1 1/2 xícara (chá) de amêndoas moídas
2 colheres de sopa de rum
2 colheres de anisete
1/2 xícara de fécula de batata
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
7 claras em neve
manteiga ou margarina para untar

Modo de fazer: Bata, até formar um creme, os ovos inteiros, as gemas, o açúcar e a amêndoa. Junte o rum, o anisete e a fécula de batata peneirada com a farinha de trigo. Misture bem. Em seguida, acrescente a manteiga derretida já fria e as claras em neve, misturando sem bater. Unte com manteiga uma forma redonda (24 cm de diâmetro) e forre o fundo com papel impermeável. Despeje a massa e leve ao forno médio (170ºC) por cerca de 50 minutos. Retire, desenforme e deixe esfriar. Sirva frio. Você pode, também, fazer lindos bolinhos .

BOLO DOS REIS

Esta é uma receita tradicional francesa para comemorações de fim de ano. Usa-se colocar uma prenda dentro do bolo, que eles chamam fava. Aquele que encontra terá sorte. Que você tenha muita sorte este ano.

Ingredientes:
1 pacote de massa folhada congelada
100 g de amêndoas moídas
100 g de açúcar
 2 ovos
1 gema
1 colher de leite
manteiga para untar
Glacê:
1/2 xícara de amêndoas moídas
1/2 xícara de chá de açúcar
1 clara
 açúcar de confeiteiro

Modo de fazer: Abra a massa até 3 mm (bem fininha) e corte dois discos, um com 22 cm, o outro com 23 cm.
Misture as amêndoas com o açúcar e os ovos e bata com uma colher de pau até obter uma massa homogênea, porém bem espessa. Com a gema desmanchada no leite, pincele ao redor do disco maior, e coloque no centro o creme de amêndoas. Cubra com o disco menor, apertando bem sobre a parte pincelada com a gema, formando um rebaixado sobre a borda inferior e aperte com as mãos para unir bem.
Coloque o pão sobre uma assadeira untada com manteiga. Aperte novamente as bordas da massa na assadeira. Prepare o glacê misturando as  amêndoas moídas com o açúcar e a clara sem bater. Cubra toda a superfície do pão e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Partindo do centro, faça vários riscos sobre a cobertura, sem atingir a massa. Leve ao forno fraco (160ºC) e deixe assar por 1 hora, para assar sem dourar.
Pronto, não é lindo!!!

23 de maio de 2012

BOLINHO DE COCO COM CREME DE ARROZ

Um docinho de coco. Afinal, eu que sou louca por coco, mereço...risos... 

Ingredientes:
2/3 de xícara de açúcar
1 xícara de manteiga
6 ovo
1 1/2 de coco ralado fresco
3/4 de xícara de creme de arroz
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
Para polvilhar: farinha de trigo
1/2 xícara de coco fresco ralado
1/4 de xícara de açúcar

Modo de fazer: Bata o açúcar com a margarina até obter um creme homogêneo. Sem parar de bater, acrescente as gemas, uma cada vez e, em seguida o coco, o creme de arroz, o sal e o fermento. Bata até obter uma mistura lisa. Reserve. À parte, bata as claras em neve. Acrescente à massa reservada e misture delicadamente.
 Distribua a massa entre 20 forminhas untadas e polvilhadas com farinha de trigo. Polvilhe com coco misturado com o açúcar e asse em forno preaquecido, em temperatura média por 25 minutos ou até que, espetando um palito, ele saia limpo. Deixe amornar e sirva. Delícia servir um bolinho assim, morninho, com o frio do inverno.

PERU À MODA HÚNGARA

Vamos dar uma passadinha pela Hungria e apreciar esse vibrante peru com os sabores e perfumes húngaros.Está bom para você? Para mim esse prato é um pouco forte demais...risos...Prefiro comer comidas mais suaves, mas gosto de fazer qualquer tipo de comida. Bem, eu confesso! Eu adoro trabalhar com massas. Massas sedosas, elásticas. Para mim é divertido e encantador fazer e transformar as massas. Vamos voltar o peru.

Ingredientes
4 cebolas
4 colheres de banha de porco (minha avó só cozinhava com banha de porco)
3 pimentões verdes ou vermelhos (coloca os dois, risos)
6 tomates
2 colheres de páprika doce
1 kg de filés de peru
1 pote de creme de leite fresco ou 1/2 lata de creme de leite
sal e pimenta do reino.

Modo de fazer: Pique miudinho ou rale as cebolas e refogue na banha de porco. Quando começarem a dourar, acrescente os pimentões picados em lâminas e deixe cozinhar até que comecem a desmanchar. Junte os tomates sem pele e sem sementes, tempere com sal, pimenta e a páprika e deixe  em fogo brando, até que tudo se transforme em creme. Aqueça em uma frigideira a banha restante e frite os filés de peru dos dois lados por apenas alguns minutos cada lado. Tempere com sal e pimenta , ainda na frigideira, junte o molho e faça ferver em fogo baixo por alguns minutos, até a carne ficar bem macia. No momento de servir, adicione o creme de leite. Sirva com batatas sauté .


BACALHAU À MODA DE LYON

Vamos continuar nossa viagem gastronômica, apreciando sabores e cores da culinária através do mundo. Eu voltarei brevemente à nossa comida, dando um close na minha comida despretensiosa e divertida.
Vamos experimentar hoje (risos) um bacalhau simples e interessante.

Ingredientes:
1/2 kg de bacalhau
1/2 kg de batatas
2 colheres de óleo
3 colheres (sopa) de manteiga
5 cebolas cortadas em rodelas
Salsa picada
sal e pimenta do reino.

Modo de fazer: Dessalgue o bacalhau, deixando-o de molho por 24 horas, trocando a água por algumas vezes. Escorra, retire a pele e as espinhas, corte em pedaços regulares, cubra com água fria e leve ao fogo, até levantar fervura. Escorra e reserve.
Descasque as batatas e corte em rodelas. Aqueça a mistura de óleo e manteiga, junte as batatas e refogue. Quando começar a dourar, acrescente o bacalhau, a cebola e tempere com o sal e a pimenta do reino. Tampe e cozinhe em fogo baixo, por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo, junte a salsa e sirva com arroz branco e salada verde.

22 de maio de 2012

LINGUADO NA CANOA

Essa é uma entrada muito charmosa. 
Tem os meus requisitos: beleza e sabor.
 Vamos beber o mesmo vinho usado no preparo do prato: um riesling.

Ingredientes:
6 batatas grandes e perfeitas
6 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas
1 copo de vinho branco seco
6 filés de linguado pequenos
6 camarões
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 pote pequeno de creme de leite fresco ou 1/2 lata de creme de leite
6 colheres de queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Lave as batatas com uma escova, embrulhe cada uma em papel aluminio e leve ao forno quente,  por cerca de 1 1/2 hora.
Aqueça 2 colheres de manteiga, refogue as cebolas cortadas em rodelas finas. 
Quando estiverem transparentes, acrescente o vinho e os filés de linguado temperado com sal e pimenta do reino. Deixe em fogo bem baixo para não formar bolhas, por cerca de 10 minutos. 
Retire os filés e coloque os camarões, cozinhando sempre em fogo baixo, por mais 5 minutos. 
Retire os camarões, coe o caldo, obtendo cerca de 5 colheres de sopa e reserve. 
Aqueça 2 colheres de manteiga, doure a farinha de trigo e, fora do fogo, acrescente o caldo reservado, aos poucos para não empelotar. 
Acrescente o creme de leite, tempere com sal e pimenta do reino. 
Retire as batatas do forno, verificando antes o cozimento (teste com a faca).
Desembrulhe, faça um corte em cruz na superfície de cada batata, 
e retire 4 colheres de popa de cada uma. 
Amasse bem essa poupa com uma colher de manteiga e tempere com sal e pimenta.
Coloque um pouco desse purê em cada batata, arrume sobre o purê um filé, cubra com o molho branco, polvilhe com queijo ralado, decore com um camarão e leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida. Não esqueça o vinho.

LULAS À ESPANHOLA

Vamos continuar na Espanha, só que agora à beira mar. Mais um prato maravilhoso para o nosso inverninho. Essa receita vai para o meu filho que ama lulas. Dani, essa é para você. Não fica triste, é para você também..risos...

Ingredientes:
1/2 copo de azeite de oliva extravirgem
2 colheres de sopa de cebolas picadas
1 kg de lulas já limpas
250 g de arroz cru limpo
1 pitada de açafrão em pó
2 folhas de louro
2 dentes de alho
2 pimentas malaguetas
4 colheres de purê de tomates
250 ml de vinho branco seco
1 pedacinho de casca de laranja seca
100 g de azeitonas pretas e verdes.
sal a gosto

Modo de fazer: Numa frigideira de ferro bem grande ( para paella) aqueça o azeite e refogue a cebola sem corar (a cebola, risos). Enxugue as lulas com um pano limpo, pique em pedacinhos e junte ao refogado de cebola. Deixe em fogo forte até que estejam rijas. Junte o arroz e refogue por 5 minutos. Tempere com o açafrão, o louro, o alho esmagado, o sal, a pimenta malagueta picada e o purê de tomate. Junte o vinho e a casca de laranja, complete a quantidade de líquido com água quente, para que fique 1 cm acima da superfície. Deixe cozinhar em fogo médio até que o arroz tenha absorvido todo o líquido e esteja macio. Junte as azeitonas e sirva. Se gostar, pode regar com um pouco de azeite de oliva.

FRANGO À MODA BASCA

Vamos viajar. Voltamos depois à culinária brasileira. Eu não gosto de monotonia. Gosto de explorar o mundo e suas cores, cheiros e sabores. Vamos juntos? Hoje um prato da culinária basca. Rico, colorido, esse frango é tudo de bom! É fácil, rápido, barato e saboroso. 

Ingredientes: 
1 frango de cerca de 1.500 g
1/2 xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
1 copo de vinho branco seco
2 pimentões vermelhos
2 pimentões verdes
4 tomates médios
6 cebolas médias
1 maço de cheiro verde
sal e pimenta a gosto


Modo de fazer: Corte o frango pelas juntas em 8 pecaços
Aqueça o azeite numa frigideira grande e doure o frango, lentamente. Passe os pedações para uma panela e regue com o vinho branco, tempere com sal e pimenta e junte o cheiro verde. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo, até que o frango fique macio. Retire a pele e as sementes dos pimentões e dos tomates. Pique as cebolas e corte os pimentões em tiras. Refogue as cebolas no azeite da fritura do frango, até ficar corada. Junte o tomate e o pimentão, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, até que tudo se desmanche. Misture ao frango e deixe mais alguns minutos. Sirva em seguida, com uma salada crua, um arroz branco e uma prosaica batata frita.

21 de maio de 2012

BACALHAU GRATINADO COM FEIJÃO BRANCO

Para não fazer feio, eu vou me penitenciar e postar uma receita muito queridinha de bacalhau gratinado.
A parte mais divertida dessa aventura culinária, é que eu estou sempre falando sozinha. Acho que ninguém se interessa pela minha divertida cozinha. Bem, quem sabe um dia alguém faz um pratinho desses que eu postei e me diz que adorou. Quem sabe!

Ingredientes: 
1/2 kg de bacalhau
300 g de feijão branco
1 cenoura cortada em rodelas
2 cebolas
1 maço de cheiro verde
2 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho amassados
2 colheres de purê de tomate
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de purê de tomate
2 tomates em rodelas
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
queijo parmesão ralado

Modo de fazer: Deixe o bacalhau de molho de véspera, trocando a água várias vezes. No dia seguinte, escorra a água salgada, e afervente em água limpa. Tire as peles e as espinhas, desfiando um pouco e reserve. Escolha e lave o feijão, ponha numa panela, cubra com água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, acrescente a cenoura, 1 cebola cortada em 4, o cheiro verde e deixe cozinhar em fogo baixo, até ficar macio e quase sem caldo. Numa panela à parte, derreta a manteiga, junte a cebola restante ralada, o alho e mexa até dourar. Acrescente o purê de tomate, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Junte o bacalhau, o feijão e misture bem.
Passe tudo para um refratário, polvilhe com queijo parmesão e coloque as rodelas de tomates. Leve ao forno quente (200ºC) para gratinar. Sirva quente. Vamos escolher um vinho junto?


FRANGO NO SAL GROSSO

Não resisti! Vou postar uma prosaica receita de frango assado, só que assado no sal grosso. Eu sou extremamente sensorial. Eu uso meus cinco sentidos para sentir a vida. O sexto sentido eu uso para pressentir a vida. Bem, voltando ao frango, eu adoro o cheiro do frango assado. Acho uma delícia! Quebrar a placa de sal e ver o frango douradinho é um evento ...risos..

Ingredientes:
1 frango de  1,2 kg
3 kg de sal grosso (não pode ser sal refinado)

Modo de fazer: Limpe o frango e prenda as asas e as coxas. Forre uma forma refratária funda com papel alumínio duplo, no fundo e nas laterais. Coloque o frango e cubra com o restante do sal. Leve ao forno bem quente por 1 hora e 40 minutos. Retire o bloco que se formou com o sal e coloque sobre uma tábua. No momento de servir, quebre com uma machadinha, a placa dura que se formou e sirva. Woooooooow!

BISTECA DE PORCO COM MAÇÃ

Vou postar uma receitinha salgada. Você não pode comer só doce...risos...

Ingredientes:
4 bistecas de porco com 2,5 cm de espessura
1/2 colher de sal
4 dentes de alho amassados
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de alecrim
2 maças verdes sem casca e sem sementes cortadas em gomos de 0,5 cm
1/2 xícara de água

Modo de fazer: Tempere as bistecas com o sal, o alho e a pimenta e deixe descansar por uma hora, no mínimo.
Lave a panela de pressão ao fogo médio e aqueça o azeite. Coloque as bistecas na panela e polvilhe com o alecrim. Frite por 5 minutos de cada lado até dourarem. Junte as maçãs e deixe dourarem por dois minutos. Acrescente água e cozinhe até ferver e começar a chiar (sabe, aquele chiado que a panela de pressão faz quando começa a ferver). Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos. Retire do fogo e deixe sair a pressão completamente. Abra a panela e verifique se a carne está macia. Sirva em seguida. (se a carne estiver macia, claro...risos...). Você pode usar abacaxi, que também fica muito bem. Falando sério, eu gosto muito do abacaxi, pela textura e acidez. Se quiser que as  as maçãs fiquem em pedaços, é melhor tirar da panela antes do cozimento na pressão, que as transformará num purê, maravilhoso, diga-se de passagem.

MOUSSE DE AVELÃ

Hoje eu não estou muito bem. Mesmo assim vou postar uma receitinha para adoçar a vida.

Ingredientes:
4 gemas
6 colheres de açúcar
2 xícaras de chá de avelãs torradas e trituradas

Suspiro: 
2 claras
2 colheres de sopa de açúcar
2 xícaras de chantilly

Modo de fazer: Bata as gemas, acrescentando o açúcar aos poucos, até ficar um creme claro e espumoso. Adicione as avelãs e reserve. Bata as clara em neve, acrescentado o açúcar  aos poucos, até formar um suspiro firme. Adicione o creme chantilly, mexendo bem.  Misture os dois cremes, coloque em taças, decore com uma avelã inteira e deixe na geladeira por 2 horas, pelo menos.


20 de maio de 2012

VATAPÁ

Fonte da foto: wikipedia
Mais um prato da culinária baiana, com seu sotaque africano e a sua cremosa volúpia, seus sabores que batem tambores nas senzalas dos negros escravos.
Como tudo, foi mudando com o tempo e surgindo versões locais.  Lá vai a minha versão

Ingredientes: 
5 pãezinhos amanhecidos e fatiados
1 1/2 litro de leite
1/2 vidro de azeite de dendê (100ml)
1 xícara de chá de camarões secos, dessalgados e sem casca
100 g de amendoim torrado e sem pele
100 g de castanha de cajú
1 vidro de leite de coco (200ml)
4 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 xícara de cheiro verde picado
2 colheres de sopa de  coentro picado
sal, pimenta do reino a gosto
1 colher de café de gengibre ralado
cheiro verde para salpicar (salsinha e cebolinha)

Modo de fazer: Coloque o pão de molho no leite por 30 minutos, e bata no liquidificador. Bata no liquidificador as castanhas, o amendoim e metade dos camarões até ficar um farofa. Refogue, numa panela, o azeite de dendê, o alho, a cebola e refogue por 5 minutos. Acrescente a metade restante do camarão, o cheiro verde, o sal, e junte, aos poucos e mexendo sempre, o pão e o leite batidos. Acrescente o leite de coco e a farofa resultante do processamento do camarão, amendoim e castanha de caju. Coloque, por último, o coentro e o gengibre e mexa bem até incorporar. Salpique com cheiro verde picado. O vatapá fica muito bem acompanhado com o Acaçá.

19 de maio de 2012

MOQUECA CAPIXABA

Fonte: Moqueca com Pimenta e a imagem  está no Google Image
A moqueca capixaba é o prato típico do Espirito Santo. Além de ser rico, saboroso, maravilhoso, tem um fator a mais que me encanta: é feita em panela de barro. Essas panelas, que eu uso diariamente, são feitas de uma argila especial que só se encontra naquela região. São panelas maravilhosas, com formatos diversos que tem uma característica fabulosa. Como absorve muita caloria, mantem o alimento quente por muito tempo, sem que a temperatura de cozimento suba muito. Isso é essencial para o cozimento perfeito da moqueca.


Ingredientes:
1 kg de peixe fresco me posta (badejo, robalo ou cação)
1 maço de cebolinha
1 maço de coentro picado
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
3 colheres de suco de limão
3 colheres de tintura de urucum
4 tomates maduros, sem pele, sem semente e picados
3 colheres (sopa) de azeite
sal

Modo de fazer: Limpe o peixe, corte em postas e tempere com sal e suco de 1 limão e conserve no tempero por pelo menos 1 hora. Separe a cabeça para o pirão.
Numa panela de barro larga e baixa, própria para moqueca, coloque o urucum, o azeite, cebola, o alho  e coentro bem picadinhos, o tomate e refogue.Em seguida arrume as postas do peixe sobre o refogado, sem sobrepor e sem adicionar água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura, adicione algumas poucas gotas de limão. Não espere ferver, porque o peixe endurece. Tampe a panela e aguarde 10 minutos (essa panela vai continuar fervendo - essa é a característica mais interessante dela). Passado esse tempo, abra a panela, acerte o sal e cubra com coentro picadinho. Sirva na própria panela (que é linda), com arroz branco, pirão de peixe e molho de pimenta.

Esse prato provoca discussões apaixonadas sobre a receita original e seu processo. Se você não tiver a tintura de urucum, pode usar o colorau.