16 de junho de 2024

RAVIOLI DE COGUMELOS PARIS E CREAM CHEESE






Sou apenas um instante contido na eternidade,
sou uma ilha de silêncio, no barulho da cidade...
Mergulhada no azul desta manhã de domingo,
sou toda a água do mar contida apenas num pingo...
Num universo tão vasto, com um azul tão profundo,
são nada, sou uma gota, mas eu também sou um mundo...

Um fresco domingo de outono,
 com um incrível céu tão incrivelmente azul
que até dá vertigem. 
Para fazer jus às cores e sabores do outono, eu resolvi
preparar um dos meus prediletos pratos.
É um massa com o quente sabor dos cogumelos,
servido com um molho de tomates secos e tomilho,
finalizado com óleo verde e queijo grana padano ralado.
O resultado é um potente sabor que aquece o meu coração
e faz vibrar o meu paladar.
Os fins de domingo são melancólicos, para mim,
mas com um prato tão incrível em minha memória,
o fim de domingo está colorido e quente.
Bom fim de domingo para você,
que não se deprime com o passado, nem fica ansioso com o futuro,
mas vive com paixão e intensamente, o seu presente.
Estar aqui e agora, desfrutando de todos os perfumes e sabores
é uma celebração da vida!
Ouse, tente, experimente, porque a vida é
cheia de magia, e é na cozinha que a magia acontece. ...muitos risos, muitos abraços...

INGREDIENTES

Massa:

300 g de farinha de trigo
3 ovos
2 colheres de cacau 100%

Recheio
300 g de cogumelos paris
1 dente de alho picado ou amassado
1 cebola pequena picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de folha limpas e picadas de espinafre.
1 1/2 xícara de cream cheese (eu uso o magro)

Molho:
3 colheres de azeite
4 ramos de tomilho fresco (1 colher (sopa) de folhinhas de tomilho)
150 g de tomate seco picadinho
Caldo do cozimento do cogumelo
1/2 xícara de caldo de carne

Modo de fazer: Misture a farinha com o cacau em pó, faça um montinho com a farinha e abra um buraco no centro. Quebre os ovos e misture do centro para as bordas, até envolver toda a farinha. Amasse bem, até obter uma massa macia e lisa, envolva com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos, pelo menos.

Recheio: Corte e cebola, amasse o alho, lave e seque os cogumelos e corte-os em fatias. Leve uma uma panela ao fogo com o azeite, refogue o alho e a cebola, junte os cogumelos, salgue a gosto e rale pimenta preta a gosto. Cozinhe até ficar macio, junte o espinafre limpo e picado. Retire do fogo, deixe esfriar e escorra. O cogumelo libera muita água, Eu escorro numa peneira e reservo o caldo para o molho.




Coloque num processador e bata com o cream cheese, até obter um creme. Você pode bater no liquidificador, mas muda a textura e também o sabor. Coloque na geladeira, enquanto prepara o molho
 


MOLHO: Leve uma frigideira ao fogo com o azeite e junte as folhas de tomilho, até que ela comecem a estourar. Junte o tomate seco picado, o caldo do cogumelo e o  caldo de carne e deixe ferver até adquirir uma certa textura, quando o tomate se hidrata e decompõe. Eu asso uma boa quantidade tomatinhos doces com azeite, para dar um charme e fazer um contraponto ao sabor quente dos cogumelos.










Montagem: Coloque o recheio em um saco de confeiteiro, abra a massa e faça os raviolis. Você pode usar uma ravioleira, que agiliza o preparo e eu uso quando tenho visitas, ou fazer um a um. Eu corto a massa no formato escolhido, recheio e fecho

Cozinho em uma panela com água fervente é levemente salgada. Eu uso uma colher de sal grosso para 4 l de água. O ponto é al dente, muito embora eu goste bem macio. Eu gosto de empratar, usando formas de flor, mas fica bonito também num woki ou frigideira bonita, coberto de queijo grana padano ralado e decorado com ramos de tomilho e tomatinhos assados.


NOTA: Eu usei o cacau na massa, para dar essa coloração que lembra a cor do cogumelo cozido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário