15 de outubro de 2025

BRIOCHE DESCOMPLICADO


Brioche é a mais antiga receita de massa fermentada que leva na sua composição açúcar. Na receita, além desse açúcar e fermento, leva também farinha, manteiga, ovo e sal. O resultado é uma massa bem macia,  com bordas em gomos. Nos primeiros tempos era privilégio de nobres, consumido apenas em ocasiões especiais. Com o tempo, foi se popularizando e passou a freqüentar todas as mesas. Em cada região da França ganha formato e recheio próprios. Além da receita clássica, recebe variações com adição de frutas, passas, queijo. Depois ganhou o mundo - na Itália é "panettone" ou "pandoro"; na Alemanha, "stollen" ou "kugelhopf"; na Espanha, "pompes" ou "mouna"; em Portugal e Brasil, é "brioche"mesmo. Eeeeeeeeba! Massa para puxar, esticar, apertar, amassar. Delícia! Vamos lá! Essa receita é bem simples, mas o resultado é incrível. Uma massa incrívelmente macia e deliciosa.


Ingredientes:
3 colheres de semente de papoula (opcional)
1 tablete de fermento biológico para pão ou 7 grama de fermento biológico seco
200 ml de leite
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colher e sopa de açúcar
1 colher rasa (chá) de sal
2 ovos
3 colheres de manteiga em ponto de pomada
Modo de fazer: Dissolva em uma
 tijela,  o fermento na metade do leite morno,
 junte 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 colher de açúcar, misture bem até obter uma massa mole.  Cubra com filme plástico, coloque em um lugar sem vento (eu uso o forno elétrico desligado e com a luz acesa) e deixe crescer  até dobrar de volume.
Peneire o restante da  farinha e faça uma cova no centro, e coloque o resto do açúcar, o sal e os ovo. trabalhe a mistura com os dedos, molhando com o restante do leite ou use a batedeira com a raquete. Junte a massa fermentada e sove com movimentos de erguer e estirar até que a massa tenha absorvido ar suficiente para tornar-se macia, soltando facilmente das mãos, ou use a o gancho, na batedeira. Acrescente 1 1/2 colher de sopa de manteiga na temperatura ambiente, e trabalhe mais um pouco a massa, ou use o gancho  até incorporar bem a manteiga. Acrescente o restante da manteiga e repita a operação, seja amassando a mão ou usando a batedeira.
Mesmo quando eu uso a batedeira, eu gosto de sovar mais um pouco na bancada. Nessa fase, eu adicionei a semente de papoula à massa, espalhando sobre a superfície e amassando até incorporar à massa, de forma uniforme.  Faça uma bola e coloque numa tigela grande, cubra com filme plástico deixe crescer, em local aquecido, até dobrar de volume. Eu fiz um charme, envolvendo as bolas em uma massa treliçada.
Torne a trabalhar a massa até retirar todo o ar, faça um rolo grosso, corte em pedaços de igual tamanho, dando a todos, o formato de bola. Coloque uma ao lado do outro, no fundo de uma assadeira de bolo inglês untada e enfarinhada.


 Deixe em local aquecido para que passe pelo terceiro crescimento, triplicando o tamanho, agora. Leve ao forno quente (200ºC) e deixe assar por cerca de 30 minutos  Para verificar se está assado, fure a massa com a lâmina de uma faca, que deverá sair limpa. Ao retirar do fogo, pincele com água ou calda. Deixe secar antes de servir.. Lindooo!!!

7 de outubro de 2025

BERINJELA GRATINADA




Eu caminho neste mundo,
com a coragem dos crentes,
com um respeito profundo,
aos iguais e aos diferentes.
Sem medo de sentir dores
eu olho esse mundo de frente,
e eu deixo um rastro de flores
pois sempre carrego sementes.
Sem poder mudar o mundo
com seus defeitos infindos
eu semeio coisas lindas,
para o mundo ficar lindo.

Eu posto as minhas receitas,  testadas ou autorais,  sem nenhuma pretensão,
 a não ser  compartilhar experiências.
Eu gosto de explorar esse fantástico e infinito universo do sabor.
Muitas vezes nós mergulhamos em sabores inesperados e
mais complexos, mas as eu sempre me encanto com
a magia da simplicidade. Há receitas comuns, que podem
surpreender em uma releitura, temperadas pela mais 
absoluta simplicidade. É o caso deste prato.
Vamos experimentar?



Ingredientes:
3 berinjelas grandes

Carne moída refogada: 

300g de carne moída
½ pimentão vermelho
1 cebola pequena
1 dente de alho amassado
41 colher de (sopa) de azeite de oliva
½ colher de (sopa) de manteiga
½ colher de (sopa) de extrato de tomate
1,5 colheres de (chá) de sal
pimenta-do-reino à gosto
1 colher de chá de páprica
Cheiro verde à gosto
70ml de água quente

Molho bechamel:
1 colher de (sopa) de manteiga
1 colher de (sopa) rasa de farinha de trigo
220ml de leite integral
Uma pitada de sal e noz-moscada ralada
1 xícara de (chá) de molho de tomate
120g de muçarela ralada

Modo de fazer:  Descasque as berinjelas listadas, retirando faixas alternadas da casca (não tem nenhuma função prática, mas fica lindo (risos)😂),  corte em "medalhões" de cerca de 4 cm, corte a superfície em grade, como na foto, e deixe de  molho em água levemente salgada por 20 minutos.

Leve assar à 180 graus por 30 minutos
Cave um pouco o miolo de cada "medalhão" da berinjela assada, para acomodar o recheio de carne moída, com auxílio de um garfo 

 Recheie com sua carne moída refogada.
 Cubra com 1 colher de molho branco e muçarela.
 Faça uma caminha de molho de tomate (opcional)
 Leve gratinar por 15 minutos a 200 graus e sirva. É maravilhoso! Tem o perfeito sabor da simplicidade.



4 de outubro de 2025

LINGUADO COM CREME DE TAPIOCA

Eu gosto de comida viva, colorida, com sabores intensos e equilibrados, eu gosto de uma mesa linda, porque cada refeição é uma celebração da vida. Podemos nós compartilhar esse delicioso momento? A vida pode ser boa, quando estamos famintos, mas ela é maravilhosa quando nós compartilhamos um fantástico prato de comida.
Esse peixinho, acompanhado de um arroz preto e uma alegre salada, é uma equilibrada refeição. mas quando ele é servido à luz de velas, acompanhado da pessoa amada e uma taça de um bom vinho branco, é uma celebração da vida.
Vamos para a cozinha, porque a vida sempre merece uma comemoração.

 Ingredientes: 
4 filés de linguado ou pescada
sal a gosto
2 pitadas de cominho em pó
3 raminhos de endro lavados
2 colheres (sopa) de azeite
300 ml de caldo de peixe
5 colheres (sopa) de farinha de tapioca
1 colher (sopa) de salsa picada
1 buquê de ervas lavadas e secas
4 pedaços de redenho. O redenho é uma gordura visceral do porco, que lembra um véu. 
Como é um ingrediente não muito comum, eu improviso,cortando o toucinho defumado em fatias transparentes, de tão fina. Não é igual, mas é o meu jeito. ...risos..

Modo de fazer: Tempere os filés de linguado ou pescada, com o cominho e sal a gosto. Embrulhe cada um dos filés com o redenho ou com as fatias fininhas do toucinho, fazendo um rolinho. Ponha os rolinhos em uma tigela, regue com o azeite de oliva extravirgem, junte o endro e reserve, na geladeira. Misture o caldo de peixe fervente à tapioca, e deixe hidratar por 30 minutos. Bata a mistura no liquidificador, junte a salsinha picada e reserve.Grelhe os filés em uma grelha ou frigideira, até ficar douradinho, Aqueça o creme de tapioca, faça uma base no prato, coloque o rolinho de peixe no centro e decore com um raminho de endro. Fica lindo e delicioso. Como eu amo arroz preto, fica mais lindo ainda, com uma porção de arroz preto. Fica a dica! ...risos...