Brioche é a mais antiga receita de massa fermentada que leva na sua composição açúcar. Na receita, além desse açúcar e fermento, leva também farinha, manteiga, ovo e sal. O resultado é uma massa bem macia, com bordas em gomos. Nos primeiros tempos era privilégio de nobres, consumido apenas em ocasiões especiais. Com o tempo, foi se popularizando e passou a freqüentar todas as mesas. Em cada região da França ganha formato e recheio próprios. Além da receita clássica, recebe variações com adição de frutas, passas, queijo. Depois ganhou o mundo - na Itália é "panettone" ou "pandoro"; na Alemanha, "stollen" ou "kugelhopf"; na Espanha, "pompes" ou "mouna"; em Portugal e Brasil, é "brioche"mesmo. Eeeeeeeeba! Massa para puxar, esticar, apertar, amassar. Delícia! Vamos lá! Essa receita é bem simples, mas o resultado é incrível. Uma massa incrívelmente macia e deliciosa.
Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico para pão ou 7 grama de fermento biológico seco
200 ml de leite
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colher e sopa de açúcar
1 colher rasa (chá) de sal
2 ovos
Modo de fazer: Dissolva em uma tijela, o fermento na metade do leite morno,
junte 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 colher de açúcar, misture bem até obter uma massa mole. Cubra com filme plástico, coloque em um lugar sem vento (eu uso o forno elétrico desligado e com a luz acesa) e deixe crescer até dobrar de volume.
Peneire o restante da farinha e faça uma cova no centro, e coloque o resto do açúcar, o sal e os ovo. trabalhe a mistura com os dedos, molhando com o restante do leite ou use a batedeira com a raquete. Junte a massa fermentada e sove com movimentos de erguer e estirar até que a massa tenha absorvido ar suficiente para tornar-se macia, soltando facilmente das mãos, ou use a o gancho, na batedeira. Acrescente 1 1/2 colher de sopa de manteiga na temperatura ambiente, e trabalhe mais um pouco a massa, ou use o gancho até incorporar bem a manteiga. Acrescente o restante da manteiga e repita a operação, seja amassando a mão ou usando a batedeira.
Mesmo quando eu uso a batedeira, eu gosto de sovar mais um pouco na bancada. Nessa fase, eu adicionei a semente de papoula à massa, espalhando sobre a superfície e amassando até incorporar à massa, de forma uniforme. Faça uma bola e coloque numa tigela grande, cubra com filme plástico deixe crescer, em local aquecido, até dobrar de volume. Eu fiz um charme, envolvendo as bolas em uma massa treliçada.
Torne a trabalhar a massa até retirar todo o ar, faça um rolo grosso, corte em pedaços de igual tamanho, dando a todos, o formato de bola. Coloque uma ao lado do outro, no fundo de uma assadeira de bolo inglês untada e enfarinhada.
Torne a trabalhar a massa até retirar todo o ar, faça um rolo grosso, corte em pedaços de igual tamanho, dando a todos, o formato de bola. Coloque uma ao lado do outro, no fundo de uma assadeira de bolo inglês untada e enfarinhada.
Deixe em local aquecido para que passe pelo terceiro crescimento, triplicando o tamanho, agora. Leve ao forno quente (200ºC) e deixe assar por cerca de 30 minutos Para verificar se está assado, fure a massa com a lâmina de uma faca, que deverá sair limpa. Ao retirar do fogo, pincele com água ou calda. Deixe secar antes de servir.. Lindooo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário