23 de junho de 2024

RAVIOLI DE CAMARÃO




Eu sou um ser de delicadas estruturas,
uma mulher que renasce todo dia,
uma ilusão, uma estranha criatura,
que se esconde no silêncio e na magia.
Eu te encontro entre o amor a magia,
entre as estrelas que preenchem a imensidão,
você é o mistério, é o sonho que me guia,
é a esperança que me invade o coração...
A tua ausência é como o fogo do dragão,
que abre um grande buraco no meu peito,
eu conto as horas e os segundos que se vão,
e a tua lembrança é a migalha que eu aceito.
E é assim, caminhando pelo espaço,
procurando por você na noite escura,
que eu encontro a proteção do teu abraço,
entre o sonho, a lucidez e a loucura...

A comida tem um lado mágico, e exibe
múltipla facetas. A comida contém o prazer,
a nutrição, a história, a emoção, a técnica, as memória
afetivas e se recria e se reinventa.
Todo mundo tem um prato cheio de histórias
e de memórias. Pensando nisso, eu fui para a cozinha
para fazer um ravioli, reinventando o molho de camarão,
onde o camarão do molho é o ravioli.
Eita! Que arranjei uma baita confusão!
No final, tudo deu certo! O prato ficou uma delícia.
O recheio ficou com um sabor próximo ao da casquinha de siri,
e o molho com azeite de dendê, pimenta e coentro deu 
um brilho ao prato.
Eeeebaaaaa!!!
" Hoje é domingo, pede cachinbo,
cachinbo é de ouro e bate no touro,
o touro é valente e bate na gente,
a gente é fraco e cai no buraco,
o buraco é fundo,
 acabou-se o mundo!"
Eu disse que a comida é cheia de memórias afetivas.
O meu pai declamava esses versos populares.
Boa noite para você, que também degusta memórias afetivas.
Vamos experimentar o meu ravioli e criar novas memórias?!!!


Ingredientes:
300 g de farinha de trigo
3 ovos

Recheio:
300 g de camarões médios ou 7 barbas
(3 colheres (sopa) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de suco de limão,
1/2 dente de alho amassado
sal e pimenta do reino a gosto).
2 colheres de requeijão cremoso

Molho:
2 tomates bem maduros
1 cebola média bem picada
1 dente de alho
1/4 de pimentão vermelho picado
1 colher de azeite de dendê,
1 colher de azeite.
folhas de coentro
1/2 pimenta dedo de moça sem semente, e bem picadinha

Finalização:
4 camarões médios ou grandes
3 colheres (sopa) de pétalas de amêndoas tostadas,
2 colheres de gergelim preto
Queijo grana padano ralado a gosto.

Modo de fazer:
Massa:  Faça um pequeno monte com a farinha e abra um buraco no meio, e coloque ali os ovos e vá misturando, do centro para as bordas, até obter uma massa firme e homogênea. Se quiser colorir a massa, pode bater fontes naturais de cor, como pitaya vermelha, folhas de espinafre, espirulina, cacau, carvão ativado com os ovos.

Recheio: Ao criar essa receita, eu quis dar ao recheio aquele sabor indescritível do camarão frito, por isso eu temperei à minha moda: sal, pimenta do reino, suco de laranja e de limão, 1/2 dente de alho picado e um pouco de água, e eu deixei os camarões nesse tempero por cerca de 20 minutos. Aqueci uma panela com um fundinho de azeite e dourei os camarões, até ficarem rosados. Deixei esfriar, escorri, coloquei no processador com duas colheres de requeijão e algumas folhinhas de coentro e processei até obter uma pasta. Reserve.

Molho: Aqueça uma panela ao fogo com azeite de dendê e o azeite de oliva, refogue a cebola picadinha, com o alho e o pimentão e a pimenta dedo de moça até dourar levemente, e adicione os tomates picadinhos. Refogue bem, até o tomate se dissolver. Adicionando água aos poucos, até obter um molho de tomate encorpado. Com tem um pouco de azeite de dendê, o molho fica com um tonzinho meio alaranjado. Tempere com sal e folha picadas de coentro.



Montagem: Abra a massa bem fininha(eu uso o ponto 7 na Kitchen Aid)e modele a seu gosto.
 Eu adoro fazer um a um, em formas lindas (alguns exemplos abaixo) mas hoje eu usei a ravioleira.






 É uma mão na roda, uma grande auxiliar, quando se tem pressa ou muitos convidados. Eu estendo a massa, cobrindo a ravioleira, e uso o cabo do rolo de madeira, para criar a depressão onde vai o recheio. Com um saco de confeirar eu coloco o recheio em cada depressão, cubro com outra massa, passo o rolo sobre a ravioleira e os raviolis são cortados. A minha faz 24 raviolis por vez.


Cozinhe os raviolis "al dente", em uma panela com cerca de 4 l de água fervente e salgada com um colher de sal grosso. Escorra, saltei os ravioli no molho, polvilhe com queijo ralado, amêndoas em pétalas tostadas e gergelim, e decore com os camarões grelhados. Você pode também empratar e decorar, como na foto, ou do seu jeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário