4 de junho de 2024

ÓLEO VERDE



Não tem cheiro e nem sabor, a solidão!
Eu gosto mais é do azedo do limão,
do gosto doce  e intenso que esquenta,
como o ardido urticante da pimenta...
Eu gosto do cheiro das noites, no jardim,
das delícias e do gosto do teu beijo,
da pura essência que está dentro de mim,
e que transborda com o fogo do desejo.
Eu gosto mais do sabor do teu sorriso,
gosto de menta, e também de chocolate,
Eu gosto do cheiro do lugar aonde eu vivo,
e do vermelho da maçã e do tomate...
Eu gosto mais do perfume da colheita,
cheiro das uvas maduras, no quintal,
gosto da lua distraída que se deita,
sobre  as roupas perfumadas do varal.
Eu adoro sentir cheiro de flor,
da flor da vida que floresce no canteiro,
porque a vida tem perfume e tem sabor,
porque a vida, tem teu gosto e tem  teu cheiro....

Rindo, eu estou postando esse meu poema, porque a receita de hoje é tão simples
que ela precisou da ajuda da poesia. Óleo verde! Tem cor,
tem cheiro, tem sabor, tem função, e eu até acho que tem 
um pouco de poesia.
O óleo verde com seu sabor levemente picante, pode ser usado para
finalizar pratos, para dar sabor em torradas, tornar épica uma burrata.
Enfim, não tem cheiro e nem sabor, a solidão, mas o óleo verde tem!
Boa tarde, para você que, como eu, também adora
as cores, os perfumes e os sabores da vida.

Ingredientes:

1 copo de óleo vegetal
1 copo de folhas de salsinha
1 copo de folhas de agrião
3 grão de pimenta preta

Modo de fazer:  Em uma panela, aqueça o óleo até 90º C, retire do fogo e junte todas as folhas,
misturando bem. Volte ao fogo e aqueça novamente até 90ºC. Retire do fogo, quanto atingir a temperatura.
Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador por 5 minutos, coloque em um recipiente e refrie em uma panela com gelo.


Coe em seguida. Eu coo em uma peneira para retirar os resíduos mais grossos e, em seguida, eu coo num filtro de café.
Para facilitar o uso, guarde em geladeira, em uma embalagem com bico, tipo bisnaga de catchup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário