6 de maio de 2013

MOLHO DE PIMENTAS E PIMENTA EM CONSERVA


Eu sou apaixonada pelas pimentas. Eu cultivo as pimentas no jardim, porque elas são lindas e podem produzir grande  variedade de molhos e conservas. Decorativas e saborosas, elas ainda podem afugentar mal espíritos e sentimentos ruins. ...muitos risos...
Vamos para a cozinha, porque hoje nós vamos colocar fogo no mundo! ....risos...

MOLHO DE PIMENTA
Ingredientes:
150 g de pimenta dedo de moça
50 g de pimenta malagueta
200 ml de vinagre branco,
1 xícara de cachaça
3 dentes de alho
1 colher de açúcar e 1 colher de chá de sal;
1/2 cebola

Modo de fazer: Bata tudo na liquidificador. Quanto mais você bate, mais vermelho fica. Passe pela peneira
peneira, coloque em vidros esterilizados. Quando a espuma  baixar, feche bem. Guarde e utilize após 30 dias, pelo menos.

PIMENTA EM CONSERVA

Ingredientes: 
200 g da  pimenta escolhida, ou um mix de pimentas, que fica lindo. 
2 colheres de sal diluído em 1 litro de água.
Vinagre de vinho branco
Vidros esterilizados

Modo de fazer: Coloque as pimentas de molho na água salgada, de um dia para o outro.
Esterilize os vidros escolhidos, fervendo por 15 minutos, no mínimo. Arrume, cuidadosamente as pimentas nos vidros. Eu gosto de colocar pequenos dentes de alho, um raminho de alecrim, uma folha de louro, nas laterais internas dos vidros. Use a criatividade, para que fique lindo. Se utilizar pimentas diferentes, faça camadas ou desenhos. Quando o vidro estiver cheio, complete com vinagre, feche o vidro e ferva o vidro para completar a esterilização. Como as pimentas são ocas, eu prefiro completar a esterilização no dia seguinte, completando o vinagre que é absorvido pelas pimentas. Eu fecho, então, com filme pvc, coloco a tampa e fervo, para completar a esterilização. O tempo mínimo para maturação e consumo, varia de acordo com a pimenta. Um mínimo 4 meses,  quando as pimentas estarão cozidas no vinagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário