Quando o presente está muito difícil e eu não sou capaz de vislumbrar um futuro que me estimule a prosseguir o meu caminho, eu revisito o passado.
Neste dia de perfeita e inútil beleza, eu estou voltando a minha infância, quando eu colhia, no campo, um lindo buquê de flores de abóbora, para eu fazer os meus bolinhos prediletos: os bolinhos de flores de abóbora, ou "fiori di zucca" . As flores de abóbora se abrem pela manhã e se fecham, lá pelo meio do dia. Era maravilhoso colhê-las, lindas e frescas, com os seus tons que variavam de laranja, quase vermelho, ao amarelo clarinho. Comer esses crocantes e saborosos bolinhos, eram um grande prazer da minha infância. Eu achava lindo comer flor! Hoje, tão distante das minhas raízes, tão distante de tudo, eu convido você para apreciar o sabor que encantava a menina que eu fui... Vamos para a cozinha, porque hoje a noite é de lua cheia e a comida é uma flor.. ..riso...
Ingredientes
12 flores frescas de abobrinha
Óleo de canola para fritar
sal
Massa
100 g de farinha de trigo
1 ovo
1 copo de leite
sal a gosto
Modo de fazer: Lave as flores de abobrinha em água corrente e deixe secar. Prepare a massa, batendo o ovo com o leite, adicione a farinha, aos poucos, até obter uma massa mole e homogênea. Salgue a gosto.
Aqueça bastante óleo e, quando estiver quente, passe as flores na massa e frite até ficarem douradas. Você pode utilizar as flores inteiras, mas eu prefiro separar as pétalas e fazer bolinhos menores. Deixe escorrer em papel absorvente e sirva ainda quentes.
Ao redor dessa mesa alegre, com as comidinhas mais sacadas aprendidas ao longo de uma vida, vivemos momentos marcantes, divertidos e emocionantes. Desfio aqui o rosário de muitas contas das nossas receitas preferidas, algumas criadas por mim, para atender ao gosto dos filhos. São minha receitas imperdíveis. Aquelas que a gente tem medo de perder.Algumas por serem clássicas e espetaculares,outras por guardarem memórias de infância, momentos inesquecíveis..
Maravilhoso.
ResponderExcluirOu vi falar hj do tal bolinho de flor de abóbora, vim procurar uma receita e achei essa acompanhada desse lindo texto. Vou preparar no meu apmoal amanha.
ResponderExcluirQue lindo! Eu fico encantada quando eu sinto que o meu livrinho de receita, que eu compartilho com tanto prazer, trouxe algo de bom para alguém.
ResponderExcluirMinha mãe fazia muito.
ResponderExcluir