Com a economia baseada na agricultura, a Emilia Romagna é um destino obrigatório para quem aprecia um bom prato de massa fresca recheada. A zona rural é um celeiro de maravilhas gastronômicas, apreciadas em todo o mundo. Desta região tão rica em sabores, eu estou destacando um prato simples, mas muito saboroso, que acompanha muito bem carnes assadas ou cozidas. Nesta noite perfumada e calma, com um céu cheio de estrelas, eu sinto a tua falta. Vamos para a cozinha, ou para a Itália? ...risos...
Ingredientes
600 g de batatas cortadas em rodelas bem finas
200 g de parmesão em lascas
100 g de manteiga gelada
250 ml de leite
sal e pimenta a gosto
Modo de fazer: Descasque e corte as batatas bem fininhas e tempere com sal e pimenta a gosto. Não esqueça que o queijo parmesão tem muito sal. Regue o fundo do refratário com um pouco de leite, e monte a torta, alternando camadas de batatas com lascas de parmesão e pedacinhos de manteiga. Finalize com batata e o restante do leite. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, durante 45 minutos ou até dourar. Sirva no recipiente ou, se preferir desenformar, forre o fundo com papel manteiga untado. Embora esta seja a receita original, eu gosto de salpicar as camadas com um pouquinho de alecrim desfolhado.
Ao redor dessa mesa alegre, com as comidinhas mais sacadas aprendidas ao longo de uma vida, vivemos momentos marcantes, divertidos e emocionantes. Desfio aqui o rosário de muitas contas das nossas receitas preferidas, algumas criadas por mim, para atender ao gosto dos filhos. São minha receitas imperdíveis. Aquelas que a gente tem medo de perder.Algumas por serem clássicas e espetaculares,outras por guardarem memórias de infância, momentos inesquecíveis..
Nenhum comentário:
Postar um comentário