Como tudo aquilo que é natural, eu passo por ciclos. Nas primaveras, eu floresço, eu ofereço sombra e perfumes e eu dou frutos.
Nos verões, eu me deito em poentes incendiados e em areias brancas, sob o escaldante calor do sol. Em meus outonos, eu me dispo das idéias secas e das emoções que perderam a cor, e eu chego ao inverno, assim, nua, para acumular, num ambiente frio e de pouca luz, todo o esplendor de uma nova primavera. Eu aprendo, com os ciclos, que só permanece vivo aquilo que se renova.
Somente conclui uma longa jornada, aquele que aceita mudar de rumo, porque as estradas da vida não são retas...
Sábado de Aleluia! Amanhã será domingo de Páscoa, uma festa de renascimento.Vamos para a cozinha, nesta deliciosa noite de lua, para preparar um prato muito delicado, o flan de abobrinha. Eu sei, eu sei! É um polêmico prato, porque muita gente não tem muita afinidade com a abobrinha. Mas é um prato delicado e até sofisticado, que pode ser servido como uma entrada ou como acompanhamento.
O termo flan é emprestado da cozinha francesa, e tem uma característica cremosa. Na Itália ele assumi um significado bastante diferente. Esta mais próximo de um souflê. Vamos! Tente, invente, faça diferente. Boa noite, para você que inventa! Boa noite, para você que experimenta! Boa noite para você que faz a diferença. Boa noite, para você que eu amo!
500 g de abobrinha
50 ml de creme de leite fresco
70 g de queijo parmesão ralado
30 g de pinoles
2 ovos à temperatura ambiente
manjericão
1 dente alho
azeite extra-virgem
sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer: Em primeiro lugar, lave bem as abobrinhas, e corte em pedaços, descasque a cebola e corte em rodelas.
Pique o alho em fatias, e refogue, com a cebola, em uma panela antiaderente. com um fio de azeite extravirgem, até que a abobrinha esteja macia.
Deixe esfriar, coloque na tigela do processador, com os pinoles, o manjericão, o creme de leite, e as duas gemas, e processe até obter uma mistura cremosa. Bata as claras em neve, e adicione à massa, delicadamente, de baixo para cima, junto com o parmesão ralado.
Unte quatro forminhas com manteiga, divida a massa em quatro porções.
Leve ao forno preaquecido a 160ºC, em banho maria, por cerca de 50 a 60 minutos.
Deixe esfriar um pouco, e desenforme no prato de servir. Decore a gosto e sirva. Mais uma comidinha alegre e viva para você colocar em seu cardápio.