12 de junho de 2016

Molho Bourguignonne de vinho tinto

    Fim de domingo frio, gelado. Com essas baixas temperatura, somente o calor humano pode nos aquecer. Tempo bom para uma mesa linda, farta, iluminada por velas e regada com um taça de um bom vinho. Neste dia dos namorados, que tal um fondue, com uma pão ervas

    quentinho, uma cesta com muitas frutas, uma panela de fondue no centro da mesa, maravilhosos molhos e, do outro lado da mesa, aqueles olhos brilhantes, aquele quente sorriso, aquele rosto tão, tão amado.  Como aquele molho que dá sabor ao prato, o amor é aquele toque especial que dá sabor à vida.  Como eu não posso ter a festa inteira, hoje, eu vou ficar com o molho. Sim! A vida sem molho é muito chata! ...risos.... Falando sério, agora. Neste tempo frio, um fondue de carne é tudo de bom. A receita de hoje, é francesa e é a minha predileta. Ela realça divinamente o sabor da carne. A receita original é feita com chalotas francesas, mas pode ser substituída por cebolas 
    A chalota ou échalote é uma planta bulbosa do género Allium, tem pele de cebola, tem formato de cebola e é quase uma cebola, mas é uma variedade diferente, e tem origem na antiga cidade Palestina de Ascalão, de onde foi trazida para a França, durante as primeira cruzada. A diferença entre a nossa velha cebola, além de alguns detalhes anatômicos, é o seu sabor, mais delicado, que tem nuances do sabor do alho. As chalotas são geralmente usadas na culinária francesa, indiana e árabe, e são normalmente assadas com carnes, refogadas e caramelizadas em um curry ou fatiadas finamente e incorporadas a molhos à base de iogurte. Elas são usadas em receitas francesas de vinagrete, ao invés de alho, ou conservadas com pepinos e outras especiarias indianas. Como o sabor das chalotas são mais intensos, ao substituir cebolas comuns por chalotas, use metade da quantidade indicada na receita, ou seja, use 1/2 xícara de chalotas no lugar de uma xícara de cebolas. Fim do romance! ...risos...Boa noite para você que gosta de molho! Boa noite, para você que gosta de fondue! Boa noite para você, que gosta de calor humano!
Chalotas
Ingredientes: 
250 ml de vinho tinto
1 chalota
2 dentes de alho
6 raminhos de tomilho fresco 
6 cogumelos paris
250 ml de caldo de carne
pimenta do reino moída na hora (sugerido 6 giros)
1 pitada de sal 

    Modo de fazer: Descasque e pique as chalotas, ou as cebolas em pedaços pequenos, esmague os dentes de alho e corte os cogumelos em tiras.Coloque as cebolas, o cogumelos, o alho e tomilho em uma panela com o vinho tinto, Sal e pimenta. Ferva em fogo baixo, até reduzir o líquido à metade. Adicione o caldo de vitela e volte a ferver. Coe a mistura, esprema contra a peneira, para retirar bem o caldo e reserve.


    Leve uma panela ao fogo com algumas colheres de azeite, polvilhe a farinha de trigo e doure levemente, em fogo baixo. Adicione o caldo, aos poucos, mexendo sem parar, para não empelotar. Deixe cozinhar até obter um creme homogêneo e denso. Este molho é maravilhoso para servir em fondues de carne e carnes assadas ou grelhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário