28 de novembro de 2013

SPATZLE - MACARRÃO ALEMÃO

Um quente e perfumada noite de primavera!
À noite, os homens dormem, os lobos saem para caçar, e o meu pensamento perambula, a esmo, na escuridão.Enquanto  os meus pés pisam sobre estrelas, as minhas mão tocam em teu rosto.
Rindo, eu penso que esta é uma boa hora para  nós irmos para a cozinha. Vamos fazer uma bela massa,
acompanhada de um taça de um bom vinho tinto, porque mesmo os sonhadores não sobrevivem apenas de sonhos. Os sonhadores também comem. ...risos...

Muito usada no sul da Alemanha, na Áustria ocidental, na Suíça e na Alsácia, esta receita é um tradicional prato da cozinha alemã. No Brasil ela faz parte da culinária das regiões de imigração alemã.
É uma massa simples, feita apenas com farinha de trigo, ovos e sal e cozida em água e sal. O spatzle pode ser temperado apenas com manteiga e sálvia, ou com molho de tomate e fica fantástico servido com carnes com molho, como o goulash

Ingredientes:

2 ovos
1 xícara (chá)  de farinha
sal a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
Folhas de sálvia

Modo de fazer: Em uma tigela, bata os ovos, junte a farinha de trigo e uma pitada de sal e mexa para misturar, até chegar a uma massa lisa e não muito espessa. Se ficar muito dura, usa um pouquinho de leite. . Deixe descansar por alguns minutos. Esquente água e um pouco de sal, em uma panela e, quando estiver fervendo, cozinhe o spatzle, Um jeito prático de fazer este macarrãozinho rústico, é espalhar a massa sobre uma tábua de cozinha, com uma faca, na espessura de 1,5 cm. Apoie, com cuidado, a tábua na borda da panela, e vá cortando em pequenos cordões de até 5 cm de comprimento,  e cozinhando, como nhoque, retirando assim que subirem à superfície.  Em uma outra panela, coloque a manteiga para derreter com folhas de sávia cortadas grosseiramente. Junte a farinha de rosca, até que fique uma farofa úmida. Tempere o spatzle com esta mistura. Sirva com uma carne com molho, como o goulash. Caso você vá servir o prato com outro acompanhamento, você pode acrescentar um denso e suculento molho de tomate. Outra maneira de servi-lo, é escorrer a massa em um guardanapo limpo, depois do cozimento na água, e fritar a massa em manteiga aquecida com sálvia. Neste caso, também, você pode servi-lo, apenas polvilhado com parmesão ralado ou acompanhado de um bom prato de carne com molho. Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário