havia, ao longe, só uma luz acesa.
Eram os teus olhos a minha procura,
era a cura da minha tristeza.
Sexta feira de chuva! Poderia ser uma má notícia, mas também pode ser uma boa notícia. Nós podemos ficar olhando para a chuva escorrendo nos vidros da janela, ou nós podemos preparar uma saborosa celebração. Eu considero o carpaccio, um prato deliciosamente sensual. Comido à luz de velas, com torradinhas muito crocantes e finas, e um delicioso vinho tinto, ao lado de quem nós amamos, pode ser uma delícia para uma sexta feira de chuva. Aí vai a minha sugestão! O Carpaccio surgiu meio por acaso num beco sem saída perto da Praça São Marcos, em Veneza, há quase 60 anos. Este prato feito com as fabulosas lâminas muito finas de carne crua, acompanhadas de molho à base de mostarda, foi criada em 1950, quando a condessa Amália Nani Moncenigo, para curar uma severa anemia. Passou o tempo, e hoje há já muitas variantes daquela primeira receita – agora também usando lâminas de peixe, frutos do mar, legumes, até queijo e, também, como acompanhamento e molhos diversos – sendo mais comum, entre nós, um feito com azeite, mostarda, limão, alcaparra, salsinha, sal e pimenta, polvilhado com lâminas de queijo parmesão, a minha versão predileta. Vamos para a cozinha???...muitos risos...
Vamos preparar um carpaccio para dois!
Ingredientes:
Molho de Alcaparras2 colheres (sopa) de alcaparras
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
½ xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (chá) de suco de limão
Pimenta-do-reino moída na hora
Carpáccio:
50 g de lâminas para carpaccio congelado
1 colher (sopa) de alcaparras
50 g de queijo parmesão ralado em lâminas
Modo de fazer: Prepara o molho, batendo todos os ingredientes no processador de alimento, até formar uma mistura homogênea.Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e bata até formar uma mistura homogênea.
Retire as lâminas de carne do congelador, e arrume as lâminas em pratos individuais. Cubra as lâminas com o molho, salpique com o parmesão ralado e decore com as alcaparras. Sirva com torradinha bem frescas e finas, ou com pão fresco, acompanhado de um bom vinho tinto. Eu gosto de servir com um petit brie ou um camembert. É maravilhoso! Especialmente se você estiver em companhia do seu amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário