7 de junho de 2013

GUBANA

A tarde está linda! O sol entra pelas janelas e inundam de alegria todos os ambientes, desde os olhos até a alma. Uma tarde boa para nós refletirmos sobre  a grande maravilha que é a vida.  Nenhuma dor ou sofrimento é grande o suficiente para ofuscar o esplendor da vida. Vamos saudar a vida, com esta
perfumadíssima e saborosa rosca, a Gubana, é um bolo  típico de inspiração eslovena, e faz parte da cozinha da região nordeste da Itália. Eu repito, aquilo que eu sempre digo:  o pão no forno é a poesia do fogão. Eu trago para você, os perfumes cheios de nuances deste prato. É quase poesia, mas é comestível! ...risos...

Ingredientes
Massa
600 g de farinha de trigo
100 g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
1 xícara (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de grapa
1/2 xícara (chá) de açucar
1 pitada de sal

Recheio: 
1 colher de farinha de rosca
1 colher (sopa) de manteiga
70 g de uvas-passas
1/2 cálice de vinho do Porto
1/2 cálice de grapa
115 g de nozes
30 g de amêndoas
35 g de frutas cristalizadas
35 g de laranja cristalizada
60 g de pinoli
Raspas de casca de laranja
Raspas de 1 limão-siciliano
3 claras em neve
1 gema batida para pincelar
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Modo de fazer: Dissolva o fermento em 1/2 xícara do leite morno, junte 100 g de farinha e deixe fermentar. Eu chamo esta fase de "despertador do fermento". Junte ao fermento, o açúcar, os ovos, a manteiga, a grapa e o sal. Adicione o restante da farinha e vá alternando com o leite restante, até obter uma massa compacta e macia. Faça uma bola, coloque em um recipiente fechado e deixe descansar, enquanto prepara o recheio.
Hidrate as uvas-passas no vinho do Porto, por 15 minutos. Cubra as amêndoas e nozes com a água e ferva por 10 minutos. Escorra e tire a pele. Derreta a manteiga e doure a farinha de rosca. Misture, em uma vasilha, as passas escorridas, as nozes e amêndoas, as frutas e  laranja cristalizada, as raspas de limão e de laranja e a grapa. Incorpore, delicadamente, a clara em neve.
Abra a massa com cerca de 4 mm de espessura, formando um retângulo. Distribua o recheio e enrole como um rocambole, a partir do lado mais largo, unindo as pontas. Enrole o rocambole em forma de uma espiral. Coloque em uma assadeira redonda, untada e enfarinhada, pincele com a gema de ovo, polvilhe com o açúcar e leve ao forno preaquecido a 190ºC, por cerca de 45 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário