( Como uma árvore milenar, as raízes se tornam cada vez mais fundas. O tempo e o silêncio apenas aprofundam esse amor encantado, que parece fluir de todos os elementos. Quando a doçura é muito pouca, você vem e adoça a minha boca... )
É um calor que derrete as geleiras milenares! É uma dramática conjunção de fatores, que tornam essa noite uma perigosa noite. É primavera, é uma noite quente de lua cheia. Que delícia tomar banho de mangueira no jardim e ficar olhando, encantada e encharcada, para essa imensa lua. ...risos... Seria maravilhoso armar a rede no jardim e passar a noite namorando. Afinal, se não podemos dormir, o que poderemos fazer melhor do que namorar ao luar? ...muitos risos....
Mas antes de tudo, vamos para a cozinha para nós fazermos uma sobremesa fresca, linda e saborosa, uma torta geladinha para comer ao luar. Vamos para a cozinha mais feliz e enluarada. Hoje com as portas e as janelas abertas, e o ventilador ligado, por favor1
(Wooooooooooow! Começou a chover, de repente! Uma fresca chuva de primavera! Eu não resisti! Estou molhada até os ossos!)
Ingredientes
1 xícara (chá) de manteiga
3 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência baunilha
1 kg de uvas moscatel ou italia
1 pote de geleia de damasco
1 colher de licor marasquino
Modo de fazer: Misture a manteiga com o açúcar, o ovo e o sal. Vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo, até formar uma massa uniforme. Deixe repousar por 30 minutos. Abra a massa, forre com ela uma forma redonda, untada, com 26 cm de diâmetro. Cubra com papel manteiga e encha com feijão seco, para que a massa não estufe. Asse em forno quente por cerca de 25 minutos. Retire os feijões, desenforme e deixe esfriar.
Prepare o creme, batendo o leite, a farinha, os ovos, o açúcar e algumas gotas de essência baunilha. Leve ao fogo, sem parar de mexer, até engrossar. Retire as sementes da uva e reserve. Leve ao fogo a geleia de damasco com o licor e deixe derreter, formando um xarope grosso. Se a geleia ficar muito consistente, acrescente um pouco de água quente. Monte a torta, colocando sobre a massa já assada, uma camada de 2 cm de creme. Arrume as uvas sobre o creme e pincele tudo com a geleia derretida. Sirva bem geladinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário