Eu estou parada já a muito tempo na costa Toscana, que eu adoro, ma já está ficando um pouco entediante. Vamos rodar as cozinhas do mundo! Com influência moura e cigana, vamos para Andaluzia experimentar uma carne flamenca, intensa e passional como a dança. Vamos para a cozinha?
Ingredientes
1,200 kg de ponta de agulha
3 colheres (sopa) de azeite
250 g de cebola picada
2 xícaras (chá) de cerveja escura
sal e pimenta
1 maço de cheiro verde
mostarda
80 g de pão italiano cortados em fatias(para não esquecer a Itália)
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre
Modo de fazer: Corte a carne em pedaços de 1 cm de espessura. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue a carne, dourando bem. Retire e conserve quente. Ponha o restante do azeite na panela e refogue a cebola, sem deixar dourar. Junte novamente a carne, regue com a cerveja e complete com água quente, até cobri-la. Tempere com o sal e a pimenta e junte o cheiro-verde. Deixe cozinhar em fogo baixo, juntando água quente, sempre que necessário. Passe mostarda nas fatias de pão e junte ao cozido. Tampe a panela e complete o cozimento, até que a carne fique bem macia, por cerca de 2 horas, ou mais. Quando a carne estiver cozida, retire e coe o caldo do cozimento, passando por uma peneira grossa. Você obterá uma espécie de purê. Com a ajuda de uma colher, passe todo o pão pela peneira, para obter um purê mais consistente.
À parte, leve ao fogo o açúcar com o vinagre e faça um caramelo escuro, e junte 2 colheres (sopa) de água fervente. Misture o caramelo ao purê, para colorir. Volte ao fogo a carne e o purê, acerte o tempero e deixe em fogo baixo, por mais 20 ou 30 minutos. Sirva acompanho de batatas na manteiga. Caso o purê fique ralo, acrescente ao caramelo, 1 colher (café) de manteiga, misturada com a mesma quantidade de farinha de trigo.
Vou fazer com certeza. Deu água na boca. Obrigada pela receita!
ResponderExcluir