21 de agosto de 2012

TRANÇA DE NOZES E AÇÚCAR MASCAVO

Foto: Eduardo Delfim
Boa noite! Eu acabo de olhar para o céu, e a lua está parecendo um barquinho, flutuando no céu. 
Que bom seria se os nossos olhos pudessem usar esse barco de luz para passear juntos no céu...

Reflexões à parte, eu hoje não vou dormir sem transformar o stress em uma massa fofa e saborosa. Vamos para a cozinha, amassar, apertar, esticar, enrolar a massa deste pão maravilhoso.

Ingredientes
1/2 xícara (chá)  de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher  (chá) de sal
2/3 de xícara (chá) de manteiga
2 tabletes de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de água morna
4 ovos batidos
5 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada

Recheio
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de nozes moídas
1/2 xícara (chá) de geleia de brilho (pode ser substituída por geleia de laranja ou damasco)

Modo de fazer: Misture o leite, o açúcar, o sal e a manteiga em uma panela. Aqueça somente até derreter a manteiga. Deixe amornar, salpique o fermento sobre a água morna em uma vasilha grande. Junte a mistura morna ao leite, os ovos e 2 xícaras de farinha de trigo. Bata até que fique lisa. Vá acrescentando a farinha restante, até obter uma massa bem macia.  Coloque em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e
amasse por 5 minutos (essa é a minha hora predileta), acrescentando farinha suficiente para que não grude nas mãos. Coloque a massa em uma vasilha untada, cubra e deixe crescer por 1 hora. Amasse rapidamente e deixe descansar 5 minutos. Divida a massa ao meio e abra, cada metade, numa superfície enfarinhada, até formar um retângulo e 30cmx40cm. Misture o açúcar mascavo com as nozes moídas e espalhe sobre a massa, enrolando pelo lado mais comprido. Pressione as pontas, para o recheio não escapar. Corte cada rocambole ao meio, no sentido longitudinal, deixando 3 cm sem cortar. Trance as duas metades. Repita a operação no outro rocambole. Coloque cada um numa assadeira e deixe crescer mais 20 minutos. Asse por 45 minutos, em forno médio preaquecido. Retire do forno e pincele com a geleia levemente aquecida. Sirva morno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário