27 de julho de 2012

COLOMBA PASCAL

Eu fico encantada com a simbologia entranhada na gastronomia popular. Este pão tem tantas histórias, mas nem precisava tanto. A simples ideia da pomba já é suficiente para torná-lo  encantador.
A pomba ou colomba pascal, um pão doce e enfeitado com a forma de ave, é um símbolo cristão. A forma de pomba era utilizada muito freqüentemente nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que costuma ser compartilhado, em alguns países europeus - especialmente na Itália - no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta", a segunda-feira de Páscoa. Muitas histórias são associadas a este pão, entre as quais a história de  um confeiteiro do vilarejo de Pavia, na Lombardia, que presenteou o invasor Albuino, rei dos Lombardos, com um pão em formato de pomba e o deixou tão encantado com o bolo e a sensível ideia, que poupou o vilarejo do ataque. Eeeeeba! Vamos fazer pão! Estou postando, em seguida, um esquema para fazer uma colomba linda!

Ingredientes
1 tablete de fermento biológico
1 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara de leite morno
1/2 xícara de manteiga
2/3 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de casca de limão ralada
1 1/2 colher (chá) de essência baunilha
3 ovos
3 gemas
4 1/2 a 5 xícaras de  de farinha de trigo sem peneirar
1/4 de xícara de vinho do Porto ou Madeira
1 gema
1 clara de ovo levemente batida
 Açúcar cristal

Modo de fazer: Desmanche o fermento e polvilhe com a colher de chá de açúcar sobre o leite quente. Mexa até dissolver, espere borbulhar e dobrar de volume (cerca de 10 minutos)
Bata a manteiga com o açúcar, a casca de limão ralada e a baunilha, até ficar um creme. Mais devagar, adicione os ovos e as gemas, um a um, 3/4 de xícara de farinha de trigo, o vinho e a mistura de fermento. Bata até misturar tudo muito bem. Adicione 3  1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa homogênea. Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse por uns dez minutos (essa é a parte que eu adoro), até a massa ficar bem elaaaaástica e macia. Coloque numa tigela untada, em lugar aquecido, até dobrar de volume (cerca de 1;30 horas). Aaah! Dê um soco no centro da massa e divida em duas bolas e achate a massa com um rolo. Com a primeira bola faça a base da cauda e asas da ponta, conforme figura I.Com a outra bola, faça um cone conforme (figura II), torça a porção superior para fazer a cabeça e a parte inferior para fazer o corpo, conforme figura (figura III) e forme o bico e o pescoço, conforme figura IV. Cubra, deixe crescer por 45 minutos, pincele com a gema e asse em forno moderado por 40 minutos. Retire do forno, pincele com a clara e polvilhe com açúcar cristal. Asse por mais 10 minutos. Você pode polvilhar as asas com misturas mais ricas, como açúcar e canela, açúcar, canela e amêndoas trituradas... Você pode criar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário