Lá no sítio, o pão era feito em casa, uma vez por semana. Era um processo encantador, que eu aprendi aos 7 anos. O forno de barro era aquecido com muita lenha que gerava um grande calor. Os pães eram assados e ainda o forno estava muito quente. Era costume, na minha família, preparar bolachinhas que eram assadas no forno, depois que se retirava os pães. Aqui vão as receitas.
Ingredientes:
5 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de banha ou manteiga
1 xícara de leite
1 colher de sal amoníaco
6 colheres de açúcar
1 pitada de sal
Modo de fazer: desmanche o sal amoníaco no leite, junte os demais ingredientes, exceto a farinha de trigo que deve ser adicionada aos poucos. Amasse, faça trancinha e asse em forno quente.
(A trancinha é feita assim: você abre a massa com o rolo, com meio centímetro de espessura ( ou menos). Corte em tiras de cerca de 20 cm de cumprimento. Pegue a tira pelas pontas e enrole, fazendo uma espiral, dobre na metade e enrole uma tira na outra. Nós fazíamos assim, mas você pode fazer a trancinha do seu jeito)
Ao redor dessa mesa alegre, com as comidinhas mais sacadas aprendidas ao longo de uma vida, vivemos momentos marcantes, divertidos e emocionantes. Desfio aqui o rosário de muitas contas das nossas receitas preferidas, algumas criadas por mim, para atender ao gosto dos filhos. São minha receitas imperdíveis. Aquelas que a gente tem medo de perder.Algumas por serem clássicas e espetaculares,outras por guardarem memórias de infância, momentos inesquecíveis..
Nenhum comentário:
Postar um comentário