30 de outubro de 2023

RAVIOLI-CARAMELO COM MOLHO DE ERVA DOCE



Não custa experimentar
um pouquinho de ousadia,
um salto livre no ar,
investir sem garantia...
Não custa experimentar,
andar a favor do vento,
ter um tempo para sonhar,
viajar com o pensamento...
Não custa experimentar
o amargo, o doce, o azedo,
comer comida de bar,
ver o sol nascer mais cedo...
A vida pede ousadia,
um pouco de atrevimento,
tentar ser feliz todo dia,
voar com a leveza do vento...

Eu adoro experimentar novos sabores!  Eu adoro explorar esse infinito universo dos 
perfumes e sabores, mas eu sou fascinada por novas formas, novas cores. 
Eu acho que comer uma comida gostosa e linda é algo muito sedutor.
Eu já experimentei ousadas harmonias. 
Algumas me deixaram perdidamente apaixonada,
outras, nem tanto!
Este prato, ficou muito lindo, a delicada doçura e frescura do molho,
equilibra o sal e a força do recheio, com o gorgonzola e o presunto cru.
E aí, você tentado?
Pegue o seu avental e siga-me! Vamos para a cozinha,
porque é lá que a magia acontece...
Boa noite, para você que gosta de experimentar coisas novas!
Boa noite para você, que gosta de rotina!
Boa noite para você que gostar das duas coisas!
Boa noite para você, que eu amo!




Ingredientes:
Massa vermelha
100g de sêmola
100g de farinha
1 pitada de sal
120g de beterraba misturada com um pouco de água
Uma gota d'água

Massa de espinafre
100g de semolina
100g de farinha 00
Uma pitada de sal
120g de espinafre cozido e batido com uma gota de água

Massa de açafrão
100g de semolina
100g de farinha 00
1 pitada de sal
115g de água
5g de açafrão

Massa negra
100g de semolina
100g de farinha 00
1 colher (sobremesa) de carvão culinário
1 pitada de sal
110g de água

Massa clássica
100g de semolina
100g de farinha 00
1 pitada de sal
115g de água

Recheio
200g de funcho (erva doce)
200g de gorgonzola
200g de batatas cozidas
1 cebola
Azeite virgem extra a gosto
Sal e pimenta a gosto.

Molho:
1 cebola picada
200 g de funcho (erva doce)
250 ml de creme de leite
sal e pimenta a gosto
folhas de erva doce picadas.

Obs: Eu estou postando a receita original italiana, mas eu, quando faço a receita, eu dou o meu toque. Ao invés de usar a beterraba, eu uso a pitaya vermelha, ao invés de usar água, eu uso ovo. 

Modo de fazer: Enquanto as massas descansam, você se cansa preparando o recheio e o molho.


Recheio:
Cozinhe as batatas, esprema e deixe esfriar.
Pique a parte clara da erva-doce e refogue em azeite por alguns minutos, até ficar macia mas não mole. Deixe esfriar e triture no processado
Refogue a cebola em um pouco de azeite e adicione o presunto cru picado por alguns minutos e deixe esfriar. Junte o queijo gorgonzola picado, o creme de erva-doce, o refogado de presunto cru e mexa bem, até obter uma pasta homogênea. Reserve
Molho: 
Corte a parte branca da erva-doce, e corte em fatias. Refogue em um pouco de azeite, até ficar macia, mas não mole. Eu gosto de colocar uma cebola picadinha, muito embora a receita original não peça. Bata no processador ou liquidificador, até ficar bem líquido. Despeje numa panela, leve ao fogo e adicione o creme de leite. Tempere com sal e 
pimenta, deixe ferver até engrossar um pouco, e acrescente folha da erva-doce picadinha. Retire do fogo e reserve.


Massas: Prepare as massas, uma a uma, fazendo um montinho com as farinhas, colocando os ingredientes líquidos no centro, e amassando até obter uma massa firme e lisa e faça uma bola, com a massa de cada cor. Eu gosto de passar um fio de azeite ao redor de cada bola de massa, cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Agora vem o pulo do gato: como fazer esse colorido lindo na massa.
]

Aqui estão as felizes massinhas sorrindo! O próximo passo é abrir todas. Eu uso a máquina
na gramatura 6. Abra a massa branca corte em dois pedaços iguais e reserve. Abra as 
massas coloridas e corte as tiras, como um talharim.

Coloque as tiras coloridas no sentido da largura da massa branca e cubra com a outra metade, como na imagem
Corte essa massa-sanduíche na metade, pincele com água e coloque uma parte sobre a outra. Repita a operação até obter um sanduíche alto, como na foto. Corte fatias de um centímetro, e abra a massa. O resultado será essa coisa linda aí embaixo. Corte em retângulo, coloque o recheio no centro.


Enrole e usando os dedos ou dois palitos de madeira, aperte delicadamente, para dar o formato de caramelo







Cozinhe em água fervendo com uma colher de sal grosso, por cerca de 3 minutos, retire e sirva.
Eu gosto de empratar, mas você pode servir em um prato com o molho no fundo, decorando com folhinhas da erva-doce. A arte é sua! Bom apetite!

16 de setembro de 2023

PÃO-STRUDELL


Sinto-me eterna, sem fim,
quando eu olho o céu, fascinada,
quando piso a grama do jardim,
caminhando na relva molhada...
Tão feliz eu flutuo no ar,
entre nuvens brancas de cetim,
onde o tempo parece parar,
onde nada é amargo ou ruim...
Sou imensa, total, infinita,
pisando na areia macia,
com a fé de quem acredita,
de quem é feliz todo dia...
Sinto-me eterna, sem fim,
quando eu olho o seu rosto bonito,
e você também olha para mim,
e se torna também infinito...

Rindo, eu confesso que eu tenho meus momentos de frenesi. 
Quando eu escrevo e quando eu cozinho.
Nem sempre dá certo, claro!
Eu herdei do meu pai, essa mania de escrever e, acho eu, 
que  herdei da minhas avós, essa paixão pela cozinha.
Para bem da verdade, não é bem uma paixão pela cozinha,
mas sim pelo universo sensorial do cheiros, perfumes,
sabores e, especialmente pelas histórias e memórias que a comida traz.
O meu cérebro fica ativado, quando eu ativo o meu levain,
 meu fermento natural Bread Pitt,
e ele busca freneticamente, por novas formas, sabores e harmonias
entre os ingredientes conhecidos.
Na experiências de hoje, aí está o meu pão-redemoinho, o meu pão-strudell.
É a harmonia perfeita de uma massa saborosa e fofa,
com o clássico recheio do Apfelstrudel.
Eu espero que você também fique inspirado e, quem sabe, também
entre no frenesi da paixão e criatividade da cozinha.
Eeeebaaa!!! Sabadão de sol! Que delícia! Vai um pãozinho aí!





Ingredientes:
Sweet levain
60 g de levain
30 g de açúcar
80 g de água
180 g de farinha de trigo forte

Massa
400 g de farinha
200 ml de leite
2 ovos
100 g de açúcar
7g de sal
2 colheres de manteiga em temperatura ambiente.

Recheio
7 maçãs
5 colheres de sopa de açúcar
Nozes, uvas-passa brancas, sem sementes e canela a gosto
2 colheres de farinha de rosca 



Modo de fazer:
Recheio:
Rale as maçãs, acrescente o açúcar, a canela e as uvas. Misture bem e adicione as nozes picadas e a farinha de rosca e misture bem.
Enquanto isso, deixe a mistura na geladeira.







Levain: Misture todos os ingredientes, até obter uma massa homogênea, tampe o recipiente e coloque em ambiente protegido (eu uso o forno elétrico DESLIGADO com a luz acesa), até triplicar de volume. Leva cerca a de 7 a 8 horas.



Massa: Coloque a farinha peneirada com o sal e o açúcar em uma tigela. Abra um buraco no centro e coloque o levain ativado, o leite e os ovos e misture do centro para as bordas. Como as farinha absorvem diferentes quantidades de líquido, pode ser necessário adicionar mais leite, para obter uma massa macia e elástica, fácil de amassar. Adicione a manteiga em pequena porções, e amasse até incorporar bem à massa.



Amasse por 5 minutos, no mínimo. Eu usei a planetária por 10 minutos. Deixe descansar por cerca de 2 horas, em temperatura de cerca de 27ºC. Eu uso o forno elétrico DESLIGADO, com a luz acesa.
Divida a massa em duas partes, abra em um retângulo com um rolo, na menor espessura possível, pincele com manteiga derretida, espalhe a metade do recheio em cada retângulo e enrole num rolo firme. 

Para fazer a modelagem da foto, eu umedeci um dos rolos e passei no gergelim branco.
Enrole um rolo no outro e enrole a trança em formato redondo.


Eu pincelei a parte sem gergelim, com gema de ovo diluída com leite


Coloque em uma assadeira redonda untada (eu usei um tapetinho de silicone no fundo) e deixe crescer
até dobrar de tamanho, e asse em forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos. 
Para ficar mais lindo, você pode pulverizar com açúcar em pó.
Fica lindo, perfumado e delicioso!

23 de julho de 2023

RAVIOLI DE QUEIJO BRIE E DAMASCOS COM MANTEIGA DE ERVAS




Eu não sei qual é a força que me move,
e que faz voar meu pensamento,
que inunda o meu corpo quando chove,
e eu viro nuvem, levada pelo vento...
Eu não sei porque a minha alma canta,
enquanto a noite faz silêncio absoluto,
e a minha voz fica presa na garganta,
ao som da música que somente eu escuto...
Moram em mim o infinito, a imensidão,
há tanta vida que nem mesmo eu conheço,
eu sinto coisas, e eu não sei a tradução,
e uma paixão que me vira pelo avesso.
Talvez eu seja só um sonho, uma ilusão,
alguém que nunca atravessou o rio,
uma mulher que entregou o coração,
para alguém que nem chegou, e já partiu..


Noites de domingo são muito melancólicas, para mim.
Desde criança eu tenho esses sentimentos, e eu nunca entendi o motivo.
Talvez não haja motivo.
Mas se os fins de domingo são tristonhos,
as manhãs de domingo são pura felicidade.
Passeio ao sol, alegria dos meus cachorros, que adoram passear,
tudo isso, eu apenas isso me enche de felicidade.
Aí vem a cozinha! A cozinha é, para mim,
uma fonte de alegria.
Eu adoro ir para a cozinha, para preparar comida linda e gostosa.
Eu gosto o ritual de preparar a área de trabalho,
organizar os ingredientes, e dar asas à imaginação.
No momento, o rosa e a cor da moda. 
E a tal de Barbie está saturando o ambiente com a cor de rosa em tudo quanto é lugar.
 Eu pensei em quebrar um pouco dessa febre, com um pouco de drama.
 Sim, tem o rosa, mas também tem preto, heheheh! Eu sou má, dona Barbie! 
Falando sério, agora! Eu testei, hoje  um receitinha de massa com recheio de queijo brie, damasco e temperado com manteiga de ervas. 
Eu usei as cores para dar um pouco de impacto ao prato.
 Eu achei lindo, gostei da massa, mas pretendo reformar a receita, acrescentando
um creme de aspargo.
Boa noite para você, que também fica melancólico nos fins de domingo!
Boa noite para você, que gosta e comida gostosa e colorida!
Boa noite para você que não gosta! Tudo bem!
Eu deixo aqui o meu desafio! Experimente essa massa tão deliciosa!

Ingredientes:
Massa rosa:

1 ovo
1/4 de pitaya vermelha
100 g de farinha de trigo

Massa negra
1 ovo
3 colheres (chá) de carvão ativado culinário
50 g de farinha de trigo

Recheio:
queijo camembert
damasco seco - o damasco pode ser em lascas, mas eu gosto mais de hidratar um pouquinho e triturar no processador.
lascas de amêndoas para finalizar

Manteiga com ervas:
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher de sopa de alho desidratado
salsinha
manjericão
sálvia
alecrim
tomilho
sal

Modo de fazer:
Massa rosa: Em uma superfície lisa, coloque a farinha e faça um buraco no centro. Adicione o
ovo batido com a pitaya e misture bem. Quando o ovo estiver misturado na farinha, acrescente a água. Amasse até obter uma massa homogênea. Faça uma bola e envolva com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.
Massa negra: Bata o ovo com o carvão ativado, misture com a farinha e amasse até obter uma massa lisa. Repita o procedimento da massa rosa.

Abra a massa em um cilindro ou no rolo até obter uma massa lisa e fina. Eu gosto de massa fininha, por isso eu  abra a minha massa até o nível 6

Há formas de fazer os ravioles. Você pode abrir uma folha de massa, distribuir as porções de recheio, colocando quadradinhos de queijo e lascas de damasco ou uma colher do damasco triturado, em pequenos montinhos, cobrir com outra folha de massa, retirar o ar e cortar com um cortador de ravioli. Eu prefiro cortar os quadradinhos ou círculos de massa, colocar o recheio no centro, pincelar ao redor com água, cobrir com outra massa e apertar bem as bordas. 





Manteiga de ervas: 
Coloque uma pequena porção de cada erva com o alho no copo do mixer e bata rapidamente. Misture com a manteiga até obter uma pasta homogênea, e tempero com sal a gosto. Reserve.
 

Toste as amêndoas. Você pode tostar em uma frigideira, em fogo baixo, até ficar levemente tostada.
Eu prefiro tostar na air fryer. 
Eu rego as amêndoas com um fio de azeite, e tosto em temperatura de 180ºC, até que fiquem levemente douradas.

Montagem do prato: 
Em uma panela, coloque abundante e leve ao fogo. Coloque uma colher (sopa) rasinha de sal, quando levantar fervura. Coloque os raviólis para cozinhar por cerca de 4 a 5 minutos. Massas mais finas cozinham mais rápido. Retire do fogo e escorra.




Em uma frigideira grande, aqueça duas colheres (sopa) de manteiga de ervas, junte os raviólis cozidos,
misture com o molho e deixe 2 minutos em fogo baixo. Eu gosto das tipo uok, cujo fundo arredondado facilita a mistura dos raviólis com o molho.
Polvilhe com amêndoas tostadas e sirva bem quente. Você pode levar a porção toda à mesa, ou empratar
e decorar, que dá mais charme à mesa. Eu costumo deixar os prato no forno, a 50 graus C, para que a massa não esfrie rápido.


21 de julho de 2023

BRIOCHE GUIRLANDA COM CREME de MATCHA


Renascer com as manhãs, todos os dias,
ter um rio correndo em minhas veias,
ser a paixão, a carícia que alivia,
nadar no mar com os golfinhos e as sereias...
Pisar estrelas refletidas nas marés,
desejar o que eu quero, e eu não devia,
sentir a areia, tão macia sob os pés,
ser a mulher, mas também ser poesia...

Eu sou muito curiosa!
Eu acho que, talvez, eu seja um pouco retardada, 
porque eu nunca passei da idade dos porquês, 
e eu nunca parei de me deslumbrar com as pequenas maravilhas
do mundo. Eu alimento esses sentimentos, explorando
novas formas, novas cores, novos perfumes, novos sabores.
Eu comecei a minha história, experimentando o mundo,
com a minha avó. De descendência italiana, eu comecei
a explorar a cozinha italiana. Eu sempre gostei de trabalhar
com massas e sempre tive fascinação pelo pão, essa magia que,
com poucos ingredientes, ganha tantas formas, cores, texturas,
sabores e significados. 
Ah! Eu também sou fascinada pela beleza de um prato,
além dos requisitos de uma boa comida.
Atualmente eu estou explorando os
pães com um toque asiático. Esse, além de lindo,
tem uma leveza de pluma e um sabor desconcertante.
O sabor do chá verde vem do Matcha, um 
chá em pó, que é obtido com uma técnica específica, 
através da desidratação dos brotos jovens do chá verde,
que resulta, vejam só, em um pó verde.😆
Se você quiser se aventurar, a receita e o método está aí embaixo.
Se tiver dúvida, pergunte!
Eu terei prazer em responder!



Ingredientes:

8 guirlandas
Sweet levain
(deve triplicar em 7-8 horas a 27-28C0)
40g de fermento natural
120g de farinha de alta proteína
55g de água
25g de açúcar

Massa:
270 g de farinha de alta proteína
30 g de açúcar
4 g de sal
1 ovo
90 g de leite
35 g de creme de leite
65 g de requeijão cremoso
20 g de manteiga sem sal
Todo o sweet levain

Pasta de Matcha
50 g de manteiga amolecida
50 g de cream cheese amolecido
30 g de açúcar
40 g de leite
100 g de farinha de trigo
7 g de matchá em pó

Modo de fazer:
Para obter o Sweet levain, misture todos os ingredientes, até obter um massa homogênea, em um recipiente alto. Cubra e leve a um lugar aquecido até triplicar de volume. Leva cerca de 7 horas, em temperatura  de 27 a 28 graus C.

 Prepare a pasta Matcha, batendo a manteiga, o cream cheese, o creme de leite e o leite, até obter um creme. Adicione o Matcha, a farinha de trigo e misture bem, até obter uma pasta homogênea, e reserve.



Massa: Coloque na cuba da planetária, 270 g de farinha de trigo forte, 30 g de açúcar, 4 g de sal, 1 ovo, 90 g de leite, 35 g de creme de leite, 65 g de requeijão cremoso e o sweet levain ativado, e bata até obter uma massa homogênea. Adicione, então, a manteiga sem sal, cortada em cubinhos e bata até obter o ponto de véu (quando você estica a massa até ficar transparente e não rasgar). Faça uma bola, coloque em um recipiente, cubra e coloque em local sem vento (eu coloco no forno elétrico DESLIGADO, com a luz acesa) e deixe a massa descansar por cerca de 2 horas.




Montagem: Divida a massa em 8 partes. Abra cada massa em um retângulo, cubra com a pasta Matcha e faça um cordão. Divida o cordão ao meio, trance e, ao final una as pontas, formando uma pequena guirlandas.




Repita a operação e coloque as guirlandas lado a lado em uma assadeira. Deixe crescer, até dobrar de tamanho, pincele com uma gema diluída com leite, e polvilhe com sementes de gergelim. 
Asse 180C 17min