3 de dezembro de 2017

PASTEIZINHOS FIT, ASSADOS, DE MANDIOCA, AVEIA E LINHAÇA RECHEADOS DE CREME DE PALMITO


Essa mulher,  que transborda alegria,
que não pede licença, e que invade
os territórios da total felicidade,
tem um prazer de viver, que até vicia...

Assim é, se lhe parece! Domingão de sol e calor, com passeios de bicicleta, mangas e pitangas colhidas no pé, sorriso largo e olhos brilhando. Ebaaaaa! Domingo é tudo de bom e de ruim que pode existir. As manhãs são incríveis e as noites são terríveis. ...risos...
Depois de uma manhã deliciosa, com o corpo exercitado, a mente equilibrada e o coração cantando feliz, você não pode voltar para casa, e comer costela de porco, uma picanha pode?!  Bem, pode! Mas vamos começar a refeição, com um pastelzinho fit, saboroso e tão leve, que até flutua. Depois, entrega tudo para Deus. ...mais risos...
Eu espero que você tenha passado uma boa manhã de domingo, exercitando o corpo e a mente, gastando energia sendo feliz, mas agora é a hora. Coloque e seu avental e vamos para a cozinha.
Você até que fica bem de avental! Bom dia, para você que exercita o corpo e a mente! Bom dia, para você que prefere deixar o corpo e a mente descansando! Bom dia para você que gosta de comida saudável e gostosa! Bom dia, para você que enfia o pé na jaca, sem dó e nem piedade!.
Bom dia para você, que  gosta de tudo! Bom dia para você, que não gosta de nada! Você está precisando experimentar a minha comida. ...risos, risos, risos...


Ingredientes:
12 pasteis

1/2 xícara de farinha de aveia
4 colheres (sopa) de linhaça dourada triturada (farinha)
1/2 xícara (chá) de mandioca bem cozidinha e amassada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal e temperos a gosto
água necessária pra dar o ponto

Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picadinha,
1 dente de alho
1 vidro pequeno de palmito (nesta receita eu usei meio vidro grande)
1 tomate pelado e picadinho
cheiro verde a gosto
1 gota de pimenta malagueta

Modo de fazer:
Para o recheio, pique o palmito e reserve. Leve uma panela ao fogo com duas colheres de azeite, e refogue a cebola picadinha e alho. Antes de dourar, acrescente o tomate sem pele e sem sementes, bem picadinho. Refogue mais um pouco, até o tomate começar a dissolver. Junte o palmito, uma xícara de água, e deixe ferver bem. Tempere com sal a gosto, a gotinha de pimenta malagueta e junte o cheiro verde picadinho. Dissolva uma colher rasa de maizena em um pouquinho de água, misture ao refogado e ferva até encorpar. Reserve e deixe esfriar.

Prepare a massa:  Misture em uma tigela, o purê de mandioca, as farinhas e o azeite. Adicione duas colheres de água, e amasse bem com as mãos até obter uma massinha homogênea. Pode ser que seja necessário um pouco mais de água, para dar ponto de uma massa macia e que não grude nas mãos.  Deixe descansando enquanto o recheio esfria.


Essa massa é boa de trabalhar, mas é quebradiça. Para facilitar, eu divido a massa em 12 bolinhas, que eu abro uma a uma, como na foto. Como esse prato é assado, eu gosto mais quando da massa  não muito fina, já que ela perde volume quando assa. Abra pequenos círculos, sobre uma superfície enfarinhada com fécula de batata,  coloque no centro um porção do recheio, recorte no formato de meia lua e sele as extremidades. Na foto eu não desenhei as bordas, porque estava com muita pressa, mas eles ficam mais bonitinhos, com as bordas apertadas com um garfo ou o cortador. Se você não tem alergia a ovo, pode pincelar com gema e polvilhar com sementes de papoula ou gergelim. Leve ao forno preaquecido a 190 graus, até dourar. Quando as bordas começarem a dourar, está pronto. Você pode também variar o recheio. Eu uso, às vezes, mussarela de búfala, com cubinhos de tomates sem pele e sem sementes, e um pedaço de folha de manjericão. É o pastelzinho marguerita. ...risos...

26 de novembro de 2017

RISOTO DE ABÓBORA E PRESUNTO CRU




Viver sem poupar a vida,
essa energia bendita,
porque a morte é atrevida,
e a nossa vida é finita...

Eu tenho um mantra, que eu repito todos os dias: eu não economizo o meu amor, porque ele é infinito. Eu não economizo a minha vida, porque ela é finita. Aí vem a pergunta: o que é viver, afinal!
Viver é degustar cada momento, cada emoção, cada detalhe, cada sorriso, cada dor, porque quem não sente dor, está anestesiado, e quem está anestesiado não vive nem o prazer, nem a dor, e quem não sente prazer ou dor, não vive. Está morto, pelo menos temporariamente. ...risos...
Eu me sinto viva, em sintonia com a terra, com os elementos, aberta para os sorrisos e afetos, e pronta para reagir a tudo aquilo que me machuca ou  me ofende. Eu me sinto viva, quando eu ensino e eu aprendo, quando eu tomo banho de chuva ou de mangueira de jardim, quando eu penso em você.. Eu me sinto viva quando eu cozinho, quando eu degusto o sabor de uma comida viva, saborosa e saudável.  Vamos para a cozinha? Com um sotaque italiano, mas com as cores e a alegria tropical, esse risoto harmoniza a doçura da abóbora, com com calor dos cogumelos e o sal do presunto cru. Na foto, eu não usei o presunto, porque eu servi o risoto com camarões, mas quando eu sirvo com carne, ele fica maravilhoso. Nada, mas nada mesmo, é tão delicioso quanto compartilhar uma comida maravilhosa com as pessoas amadas. Boa noite para você que vive a vida, com paixão!
Boa noite para você, que se sente vivo com as coisas mais simples da vida, como um sorriso, um beijo, ou um prato de comida saboroso! Boa noite para você, que prefere risoto de abóbora acompanhado de camarões! Boa noite para você, que prefere um risoto em boa companhia!
Boa noite para você que gosta de tudo! Boa noite para você que gosta de mim! Você tem muito bom gosto! ...muitos risos....


Ingredientes para 4 pessoas:
350 g de arroz para arroz
1 l de caldo de vegetais
200 ml de vinho branco seco
1 cebola pequena picada
1 pequeno maço de cebolinha
400 g de cogumelos frescos, mistos ou aqueles que você prefere. Eu uso o cogumelo paris
1 dente de alho
200 g de abóbora amarela ralada, ou cortada em cubinhos
3 colheres de óleo vegetal para refogar
sal e pimenta a gosto


Modo de fazer: Lave bem os cogumelos, com água fria e um pouquinho de suco de limão. Descarte a água, lave novamente com água limpa, escorra e pique em fatias. Aqueça algumas colheres de azeite, frite o alho amassado e refogue os cogumelos, até que eles fiquem macios. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Como o presunto cru em fatias, frite um pouco e reserve.
Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue a cebola picada, até ficar transparente, junte a abóbora, e cozinhe até começar a desmanchar. Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho e refogue por mais 2 minutos. Abaixe a chama, e adicione uma concha ou duas de caldo de legumes e continue o cozimento em fogo baixo, até absorver o caldo. Junte mais uma concha do caldo, e continue o cozimento, mexendo de vez em quando, até absorver. Repita a operação, até que o arroz esteja cozido al dente, mas ainda bem úmido. Adicione os cogumelos, o presunto cru, uma colher de manteiga em temperatura ambiente, e duas colheres de queijo parmesão, misture bem e salpique com cebolinha picada e parmesão. Deixe descansar por cerca de 2 a três minutos e sirva. O risoto deve ser cremoso.






15 de novembro de 2017

NHOQUE RECHEADO COM PESTO LEVE

De tanto amor eu renasço todo dia,
eu mordo junto, a serpente e a maçã,
eu atravesso essa ponte que se cria,
quando eu desejo o teu amor, toda manhã...
De tanto amor a noite escura virou dia,
o teu rosto invadiu o meu pensamento,
eu transbordei como a fonte de alegria,
 eu cruzei tuas fronteiras com o vento...
E foi assim, coroada pelo amor,
que eu caminhei sempre em tua direção,
que eu escrevi um poema em teu louvor,
nas estrelas, e nas nuvens que se vão...

Caramba, eu estou intoxicada com tantos feriados. Bem, já que é feriado, eu estou tentando fazer algo que valha a pena. Com essa boa intenção, eu fui para a cozinha. A cozinha é sempre uma fonte de inspiração e um remédio para o tédio de mais um fim de domingo disfarçado de feriado. Enquanto o sol atravessas as salas e iluminam até o jardim interno, eu degusto esse nhoque cheio de sabores.
Os verdes sabores da salsinha e do manjericão, se aliam ao quente sabor das amêndoas, com um sabor que me faz sorrir. Sorria também! Vá para a cozinha preparar essa receita! ...risos...
Boa tarde para você que adora feriados! Boa tarde para você que odeia fins de feriado! Boa tarde para você que sorri, quando experimenta uma comida gostosa!  Vamos para a cozinha?


Ingredientes:
Massa
1 kg de batatas
1 gema de ovo
200 g de farinha
200 g de queijo, que pode ser a prosaica mussarela, ou gorgonzola,
queijo brie ou roquefort.

Pesto
1 maço de manjericão
5 folhas de salsinha
100 g de amêndoas
azeite de oliva extravirgem
50 g de parmesão



Modo de fazer: Bata todos os ingredientes do pesto, com um mix ou liquidificador, até obter um creme homogêneo, como na figura 2,  e reserve. Eu experimentei bater no processador, e o resultado foi um pesto mais grosso. Eu adorei a crocância das amêndoas.
Prepare os nhoques, cozinhando as batatas. O ideal é cozinhar no vapor, que não absorve água e mantém o sabor, mas você pode cozinhar na panela de pressão ou, como eu, no microondas, por 8 a 10 minutos. Esprema as batatas, adicione a gema, uma pitada de sal, e misture com a farinha de trigo, até obter uma massa macia e homogênea. Corte a massa em pequena porções, do tamanho de uma noz. Faça uma bola, aperte e coloque um cubinho do queijo no centro, como na figura 3, e fecha a bola de novo. Repita a operação até acabar a massa. Ferva água levemente salgada, em uma panela média, e cozinhe os nhoques, até que eles flutuem. Escorra, aqueça o pesto e misture os nhoques cozidos e escorridos. Polvilhe com queijo parmesão e sirva. Você pode servir em uma panela ou refratário, mas fica muito charmoso servir em porções individuais. Bom apetite!


28 de outubro de 2017

CESTINHA DE BATATA COM COGUMELOS


 Um pouco de poesia!
Uma cestinha feita de purê,
tecida com paixão e  muitos elos,
recheada com queijo e cogumelos,
e feitas no forno, assim,  para você...

Todo mundo já sabe que eu adoro comidas lindas e saborosas, e fazer comidas assim, mais elaboradas, às vezes demora. Eu sei que quem compra um frango assado na padaria come mais cedo, mas se você gosta de comer usando toso os teus sentidos, espere um pouco para comer algo que deixe os seus sentidos, sem sentidos de tanto prazer. Essas cestinhas tem um sabor tão maravilhoso, quente e intenso, que você vai até dispensar o camarão. Como rezando, feche os olhos sorrindo e guarde no baú da tua memória, esse momento saboroso e feliz. Boa dia para você, que gosta de frango da padaria. Eu também gosto! Bom dia para você que gosta de momentos felizes! Esses costumam dar maria trabalho. Bom dia para você que gosta de tudo, porque tudo tem o seu valor! Boam dia para você, que não gosta de nada! Continue tentando. ...muitos risos...
 Sirva esse prato com um bom champagne! Tudo fica bom com champagne! Até o frango da padaria. Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me! Você está no bom caminho! ...mais risos....


Ingredientes:
800 g de batatas cozidas e amassadas
1 ovo
80g de queijo parmesão
20g de manteiga
pimenta
sal

Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
200 g de cogumelos
1 dente de alho
sal e pimenta do reino




 mozzarela
parmesão
Modo de fazer:
Cozinhe as batata, esmague-as com um garfo ou esprema com um espremedor, e adicione o ovo, sal, pimenta e queijo parmesão, e misture até obter uma pasta homogênea.

Vire uma assadeira de muffin de cabeça para baixo e pincele o fundo com azeite e enfarinhe. Eu tentei sem farinha, e mesmo sendo tefal grudou um pouco. Coloque a massa de batatas num saco de confeitar, e cubra o fundo de cada forminha de muffin com a massa e modele uma cestinha. Leve ao forno preaquecido a 190 graus C e asse por cerca de 15 minutos, até ficar levemente dourado.
Lave os cogumelos com água e suco de meio limão. Descarte a água e corte os cogumelos em fatias.
Leve uma frigideira ao fogo com o azeite, doure o alho picadinho e acrescente os cogumelos. Refogue até ficar macio, e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Retire as cestinhas do forno e desenforme. Recheie com os cogumelos, a mussarela cortada em cubinhos, polvilhe com o parmesão ralado, e leve ao forno por 8 minutos, para derreter os queijos. Siva quente.




7 de outubro de 2017

TORTA FELIZ DE FRUTAS VERMELHAS




Talvez eu não seja entendida, porque eu falo português.
Talvez eu não seja compreendida, porque eu falo de amor.
Eu busco, então,  me expressar numa linguagem morta,
num estranho idioma, onde o silêncio é o mais eloquente dos símbolos.

O dia está chuvoso e triste, e eu estou calada e pensativa.
Hoje de manhã eu saí para colher amoras ao lado da linha do trem. Não havia muito. O vento e a chuva da noite derrubaram as mais bonitas e madura. A manhã estava chuvosa, e enquanto eu colhia, passaram por mim dois homens drogados e um trem com 40 vagões. Os trem passando me lembrou da minha infância, quando a passagem dos trens  era o meu relógio. Bem, e já que eu estava la na minha infância, eu me lembrei, também, de uma torta de frutas vermelhas que eu aprendi com a minha mãe, a minha mãe aprendeu com a minha avó, e a minha avó aprendeu com a avó dela. Quando eu voltei para a minha casa, eu fui procurar a receita, em minha antigas anotações. E eu achei! Na velha folha de papel pautado, escrita com a minha letra miúda de menina, lá estava a receita, e aqui está a torta. Maravilhosa e fresca, como sempre! Se você quer experimentar o gosto da minha infância, basta comer um pedaço da minha torta. Boa noite para você, que também faz essas viagem ao passado! Boa noite para você que também colhe amoras! Boa noite para você que também adora tortas de frutas! Vamos para a cozinha? Essa base é o que dá personalidade e identidade a essa torta. 



Ingredientes:
Massa:
1 ovo
4 colheres de água
1 colherinha de café e sal
1 colher (chá) de fermento em pó royal
1 colher de café de raspas de casca de limão,
4 colheres rasas de farinha de trigo.

Recheio: 
2 xícaras de morangos picados
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres de maisena diluídos em
250 ml de água.

Cobertura:
 200 ml de creme de leite gelado, ou chantilly.
1 colher de açúcar
frutas vermelhas: amoras, morangos, framboesas.

Modo de fazer: Bata o ovo com a colherinha de sal, na batedeira, até obter uma espuma densa.
Bata a manteiga com o açúcar e as raspas de limão, e adicione, delicadamente, ao ovo batido. Adicione a farinha de trigo e o fermento, de baixo para cima, até obter a consistência de bolo.
Às vezes 3 colheres, outras 4, dependendo do tamanho do ovo.
Despeje em uma assadeira de fundo removível, untada e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido, a 200 graus C, por cerca de 15 a 20 minutos.
Prepare o recheio: adicione o suco de limão e o açúcar  aos morangos picados, e amasse levemente. Misture a maisena diluída na água, e leve ao fogo para cozinhar, até obter um creme transparente.
Deixe esfriar.
Bata o creme de leite com o açúcar, ou bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly.
Cubra a massa com o recheio de morangos, espalhe o creme de leite ou o chantilly, e decore com frutas frescas, amoras, morangos, framboesas.
Leve ao refrigerador por cerca de 3 horas e sirva. É muito bom!!!

5 de outubro de 2017

TORTA FIT DE BANANA COM AMÊNDOAS


Eu sou um ser no apogeu da sua potência,
toda a fúria e o poder dos elementos,
um tsunami de paixão e sentimentos,
uma mulher em constante efervescência.

Eu tenho em mim todo o fogo dos vulcões,
o desafio e a imensidão do mar aberto,
eu faço tudo para eu ter você mais perto,
nas tardes quentes e douradas dos verões.

Por você,  eu cruzo o mar com os golfinhos,
eu te seduzo com a magia das sereias,
e eu adormeço numa cama de areia,
esperando acordar com o teu carinho..

Eu sou um ser que transborda alegria.
Quando eu desperto é em você que eu penso,
 e o meu amor por você é tão imenso,
que eu me apaixono por você todos os dias....

Eu sei que você vai rir. Mas é isso  que nós temos para o jantar. Uma cozinheira romântica, que faz comida boa e poesia ruim. ...muitos risos...
Se você prefere só a comida, você pula as palavrinhas cor de laranja e pronto.
Hoje é noite de lua cheia, noite de cheia de magia. Um perfume de jasmim e alecrim entra pela janela, e um perfume maravilhoso de bananas e canela vem da cozinha. É um tsunami de perfumes.
Bem, o que as bananas tem a ver com a lua? Elas tem a mesma cor!  Falando sério, agora! Comida virou moda, e eu tenho visto muita comida boa, mas cheia de gorduras, com muito açúcar. Eu estou experimentando os sabores e os perfumes de uma comida mais natural, mais leve, menos saturada de açúcares e gorduras. E eu estou gostando tanto, que eu estou compartilhando com você. Eu quero que você viva saudável, feliz e eternamente. Boa noite para você que gosta de sabores e perfumes! Boa noite para você, que gosta de comida saudável! Boa noite para você que gosta  de noite de lua cheia!
Boa noite para você que também quer viver eternamente!  Vamos para a cozinha!

Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo integral
3 colheres de farinha de aveia
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de óleo de canola ou óleo de coco
1 colher de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de farinha de chia com linhaça
2 bananas nanica bem maduras

Recheio:
5 bananas nanica maduras
1/2 xícara de uvas passas sem sementes
Canela em pó
Você pode colocar, ao invés da uva passa, castanha do Brasil ou nozes picadas

Cobertura:
5 bananas picadas
1/2 xícara (chá) de Karo
1/2 xícara de amêndoas laminadas


Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes secos da massa em uma tigela média. Acrescente  o óleo e a manteiga, amasse as duas bananas e amasse até formar uma massa. Forre o fundo de uma assadeira com o fundo falso, pressionando com os dedos, até cobrir as laterais da forma. Amasse 5 bananas com um garfo, misture com as uvas passas e uma colher de canela em pó.Espalhe o recheio no fundo da assadeira, e cubra com uma camada das bananas picadas em rodelas. Espalhe o karo sobre as bananas, polvilhe com canela e as pétalas de amêndoas. Leve ao forno preaquecido a 200 graus C, por cerca de 30 e 40 minutos.

1 de outubro de 2017

BOLINHOS ASSADOS DE BATATA E ABOBRINHA



Ainda me lembro dos meu sonhos e desejos,
do meu guerreiro, do amor da minha infância,
do casario que formava o vilarejo.
das fantasias que encurtavam a distância.

Eu ainda sinto aquele cheiro bom da uva,
nas lindas noites perfumadas da colheita,
do vento fresco e da música da chuva,
da lua cheia lá no céu, quase perfeita...

Você já estava escrito em minha memória,
você é o guerreiro,  o meu amor clandestino, 
se eu sou um sonho, uma nuvem transitória,
você é o vento que conduz o meu destino. 

Eu me curvo protegendo os meus segredos,
como um bom vinho protegido na garrafa,
como o sangue e a alma dos vinhedos,
com um desejo e uma paixão que nunca passa...

Os fins de domingo me deixam melancólica, e eu estou dando passagem para as minhas memórias afetivas. Eu estou resgatando aquela comida tão deliciosa e saudável, aquela que  as nossas mães e as nossas avós colocavam em nossos pratos.Comida de camponês, feita com os produtos da horta, e incrementados pelos queijos feitos em casa, sem sofisticação, mas com muita criatividade. Eu dei uma modernizada neste bolinho, mas ele continua sendo uma delícia. No tempo da minha avó, esse bolinho era a mistura para o arroz com feijão e a gigantesca porção de salada. Hoje, eu servi acompanhando filés de tilápia com pétalas de amêndoas e uma multicolorida salada. Os sabores se apaixonaram e se casaram. Foi amor a primeira vista.
E você? Quais são os sabores que despertam as tuas memórias afetivas? Conte para mim. ...muitos risos...
Boa tarde para você que também se apaixonou, e foi amor à primeira vista! Boa tarde para você que se harmoniza com tudo. Boa tarde para você, que não sente o gosto de nada. Boa tarde para você, que gosta de bolinhos! Boa tarde para você que gosta da vida, mesmo quando ela está crua, salgada ou apimentada demais. Boa tarde para você que nunca pensou no assunto! Vamos para a cozinha?


Ingredientes 
600g de batatas
50g de queijo parmesão
200g de abobrinha
1 ovo
120g de farinha
250g de mussarela
40 g de farinha de rosca
azeite de oliva para pincelar os bolinhos.





Modo de fazer: Limpe, descasque e cozinhe as batatas, com água levemente salgada. Esmague as batatas em uma tigela até que você tenha uma mistura homogênea.  Em seguida, adicione o queijo Parmesão, abobrinha cru ralada, o ovo, a farinha,a mussarela picada em cubinhos. Misture tudo com uma colher, e faça "almondegas" com a massa e passe os bolinhos na farinha de rosca. Arrume em uma assadeira, pincele com azeite, polvilhe com parmesão ralado, e asse por 25 a 30 minutos, em forno preaquecido, a 200 graus C.
Nota: Você pode polvilhar com gema de ovo, antes de polvilhar com queijo. Ela doura mais rápido e fica mais macia.



19 de setembro de 2017

ALMÔNDEGAS DE BERINJELA À PARMEGIANA


Eu não economizo o meu amor, porque eu sei que ele é infinito.
Eu não economizo a minha vida, porque eu sei que ela é finita.

E por falar em vida, eu estou fazendo uma opção pela vida saudável. Eu estou buscando nas cozinhas do mundo, e em minha memórias, aquelas comidas saborosas que a gente come sem culpa, e que nos deixa aquela maravilhosa sensação de bem estar.  Este é um prato para aquele dia em que você quer comer bem, sem comer carne. Se você gosta de berinjela, você vai morrer de amor por esse prato. Um arrozinho integral, uma salada multicolorida e essas almôndegas, e você ira sentir que você pode viver eternamente. Este também é um prato de origem italiana, mas ele também fala muito bem o inglês, o português e até em língua de sinais. ...muitos risos...
Boa noite, para você que pensa leve, saboroso e colorido! Boa noite para você, que gosta de comer para viver bem! Boa noite para você que, como eu, também quer viver eternamente! 
Vamos para a cozinha?!




 Ingredientes:
500 g de berinjela
50 g de queijo Parmesão ralado
1 xícara de tomate sem pele e sem sementes picado em cubinho
1/2 xícara de miolo de pão molhado em água e escorrido
1 ovo
2 colheres de farinha de rosca
3 colheres (sopa) de cheiro verde
100 g de mussarela.
Sal e pimenta do reino a gosto.
Molho:
1 cebola média picadinha
3 tomates bem carnudos, sem pele e sem sementes e cortado em cubinhos
1 raminho de manjerona
sal a gosto.

Modo de fazer:
Descasque e pique as berinjelas e levemente com sal e deixe escorrer.  Prepare o molho de tomate dourando a cebola picada no óleo, adicione os cubinhos de tomate. Cozinhe até que o tomate fique levemente dissolvido, tempere com sal a gosto, e adicione o raminhos de manjerona. Desligue a chama e reserve.Cubra o fundo de uma frigideira antiaderente com o azeite, e frite os cubinhos de berinjelas, até dourar. Retire da frigideira e coloque sobre o papel toalha para retirar o excesso de gordura. Coloque os cubinhos em uma tigela, adicione o queijo, o ovo, o miolo de pão, o cheiro verde e a farinha de rosca. Misture tudo muito bem, faça as almôndegas, colocando um cubinho de mussarela no centro.
Passe as almondegas pela farinha de rosca, e frite em uma frigideira anti-aderente, até dourar. Coloque as almôndegas em papel toalha para escorrer. Aqueça o molho, adicionando algumas folhas de manjericão, e coloque as almôndegas sobre o molho. Sirva quente.

17 de setembro de 2017

NHOQUE DE ABÓBORA COM MANTEIGA DE SÁLVIA


Os dias eram assim,
 quando eu esperava a lua,
 quando eu andava no escuro, com medo da escuridão,
contanto estrelas no céu, contando as pedras da rua, 
ouvindo, na noite escura, o som do meu coração...
Os dias eram assim,
 quando eu chorava sozinha, 
sentindo a dor do abandono, 
quando o sono nunca vinha,
 e os sonhos morriam no outono. 
Os dias era vazios, sem luz e sem alegria,
 o dias eram tão longos, o tempo nunca passava,
 por que eu nunca te via, mas eu sempre te esperava....
Os dias eram assim, e assim o tempo passou,
 a terra girou, lentamente,
e foi assim, de repente,
 que um dia você me encontrou...


Os dias eram assim! A minha avó me mandava colher a abóbora no quintal, e juntas nós preparávamos o nhoque de abóbora, às vezes salgado, com manteiga e sálvia, à vezes doce, com manteiga e canela em pó. Essa receita tem gosto de infância, tem o cheiro e o sabor de família e tem a assinatura da minha avó. A minha avó me ensinou tantas coisas, e eu reconheço que eu trago comigo, um pouco da eternidade da minha avó, que hoje deve estar fazendo nhoque no céu.
E você? Quais foram as pessoas que mais influenciaram a tua personalidade?Quais são os pratos e os perfumes que mais te trazem lembranças?  Vamos para a cozinha, porque é lá que nós nos encontramos com as nossas memorias afetivas, com as nossas histórias. Boa noite, para você que também se lembra das comidas da sua avó! Boa noite para você, que nem se lembra da sua avó! Boa noite para você que gosta de nhoque de abóbora! Você tem muito bom gosto! ...risos...


Ingredientes:
600 g de carne de abóbora cozida (1 abóbora de cerca de 1, 3 kg)
300 g de farinha
1 ovo
sal e açúcar


Molho
80 g de manteiga
sálvia
queijo pecorino

Modo de fazer: Retire as sementes da abóbora, mantendo a casca. Corte em pedaços grandes, envolva os pedaços em papel alumínio, e leve ao forno preaquecido a 200 graus C, por cerca de 1 hora. O tempo de cozimento da abóbora depende do tamanho da abóbora e do tipo.
Quando a polpa sair com facilidade, retire da casca, faça um purê, e deixe esfriar.
Misture à polpa de abóbora, o ovo, o sal, 1 pitada de açúcar e a farinha, e trabalhe até obter uma massa compacta.
Divida a massa em várias partes, e faça rolinhos com cerca de 1,5 cm de diâmetro, e corte em pedaços com cerca de 1 cm de espessura. Pressione cada pedaço sobre um garfo, ou sobre a tábua canelada, para fazer as ranhuras típicas do nhoque italiano. Cozinhe em água fervente, levemente salgada, e retire assim que os nhoque flutuarem sobre a água.

Para temperar, leve ao fogo uma panela antiaderente, e derreta a manteiga com sálvia. Despeje os nhoques cozidos e escorridos e salteia na manteiga de sálvia. Polvilhe com uma generosa porção de queijo pecorino ralado, que você pode substituir por queijo tipo grana padano ou parmesão ralado.
Siva decorado com uma folhinha de sálvia e sorria. É uma delícia!

8 de setembro de 2017

MUFFIN FIT DE LEGUMES





A noite espalha o luar,
sobre os muros cobertos de era,
o teu sorriso acabou de chegar,
e eu deixei de ser quem era.
Flutuando com o sopro do vento,
numa nuvem de raro perfume,
eu procuro, eu insisto e eu tento,
escalar  o mais alto do cume.
Eu te olho  por entre as estrelas,
eu envio  mensagens cifradas,
esperando que você vá lê-las,
e eu possa me sentir amada.
Tão leve, como o pensamento,
como a vida, que vem de improviso,
são os sonhos que eu crio, e eu invento,
quanto eu vejo o teu lindo sorriso...

Noite de lua cheia, muitas estrelas no céu, e na terra,  a vibração da natureza no cio. É quase primavera! Como um gentil cavalheiro, o inverno já se foi, antes do tempo, para dar lugar à mais sedutora, colorida e perfumada estação do ano.
 Este tempo me leva de volta à minha infância,
com as suas árvores floridas e o vento azul. Neste período do ano, começa soprar um vento que levanta poeira do chão seco, e cria uma atmosfera azulada. Eu sempre achei lindo este período do ano. Para comemorar este tempo lindo, nós vamos preparar um prato colorido, leve e gostoso, como o vento azul. Vamos para a cozinha! Boa noite para você que gosta de pratos saudáveis e coloridos! Boa noite para você que gosta deste tempo de vento azul! Boa noite para você, que também gosta muito de comer bem! Vamos para a cozinha, por a mão na massa, ou na maçã. ...risos...


Ingredientes:

1/2 xícara de couve flor ralada
1 xícara de abobrinha ralada
1/2 de xícara de cenoura ralada ,
1 cebola pequena picada
1/2 xícara de farinha de  aveia
1 xícara de espinafre picado (cru)
3 ovos
Sal e pimenta a gosto.


Modo de fazer: Preaqueça o forno e seque bem a cenoura e a abobrinha para que o bolinho não fique mole. Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem.Tempere a gosto e unte as forminhas com azeite. Encha as forminhas até o topo com a massa. Leve ao forno a 200° por 15 minutos. Essa é uma receita fit, mas se você quiser enriquecer, pode colocar um pedaço de mussarela de búfala no centro.
Nota: nessa receita eu não usei a abobrinha e ficou top.



3 de setembro de 2017

MAIONESE DE LINHAÇA




Eu não me rendo àquilo que me dói,
porque eu prefiro é morrer na luta,
porque eu sou a senhora absoluta,
do coração e do amor do meu herói.
Eu sempre ando sobre as brasas da paixão,
eu não desisto e eu atravesso a fronteira,
desejando que você também me queira,
desejando o morno toque da tua mão...
Sou uma mulher tão cheia de esperança,
com uma alma colorida e iluminada,
uma mulher que sempre luta, e não se cansa,
e segue em frente, resoluta e fascinada...

Fim de domingo com aquele clássico gosto de cabo de guarda chuva. Esse gosto fica mais amargo, quando nós estamos longe das pessoas que nós amamos. Para adoçar um pouco esse momentos, eu estou me lembrando que a primavera está chegando, com o seu fabuloso exército de cores, perfumes e sons. A primavera traz um tsunami de energia. É tempo de renovação, é quando a vida busca a sua perpetuação. As aves fazem ninhos e acasalam, as flores produzem sementes, e eu produzo sorrisos.
Vamos juntos receber a primavera? Vamos para a cozinha? A receita de hoje, é saudável e dá um tempero vibrante e este tedioso fim de domingo. Boa noite, para você que já recebeu a mensagem da primavera! Boa noite, para você que está entrando no outono com as cores da primavera! Boa noite para você que gosta de diversificar os sabores das receitas e da vida! 

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de linhaça
1/2 xícara de água filtrada
1 xícara de azeite de oliva extra virgem
Suco de 2 limões
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Cubra a farinha de linhaça com a água, e deixe de molho até que fique com a consistência de clara de ovo. Bata todos os ingredientes até formar um creme. Acerte com o sal e a pimenta. Coloque em vidro esterilizado. Pode ser conservado por cerca de 3 dias na geladeira.


Receita da chef Malu Lobo do site Nutra Saúde na Cozinha.

MAIONESE DE LINHAÇA




Eu não me rendo àquilo que me dói,
porque eu prefiro é morrer na luta,
porque eu sou a senhora absoluta,
do coração e do amor do meu herói.
Eu sempre ando sobre as brasas da paixão,
eu não desisto e eu atravesso a fronteira,
desejando que você também me queira,
desejando o morno toque da tua mão...
Sou uma mulher tão cheia de esperança,
com uma alma colorida e iluminada,
uma mulher que sempre luta, e não se cansa,
e segue em frente, resoluta e fascinada...

Fim de domingo com aquele clássico gosto de cabo de guarda chuva. Esse gosto fica mais amargo, quando nós estamos longe das pessoas que nós amamos. Para adoçar um pouco esse momentos, eu estou me lembrando que a primavera está chegando, com o seu fabuloso exército de cores, perfumes e sons. A primavera traz um tsunami de energia. É tempo de renovação, é quando a vida busca a sua perpetuação. As aves fazem ninhos e acasalam, as flores produzem sementes, e eu produzo sorrisos.
Vamos juntos receber a primavera? Vamos para a cozinha? A receita de hoje, é saudável e dá um tempero vibrante e este tedioso fim de domingo. Boa noite, para você que já recebeu a mensagem da primavera! Boa noite, para você que está entrando no outono com as cores da primavera! Boa noite para você que gosta de diversificar os sabores das receitas e da vida! 

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de linhaça
1/2 xícara de água filtrada
1 xícara de azeite de oliva extra virgem
Suco de 2 limões
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Cubra a farinha de linhaça com a água, e deixe de molho até que fique com a consistência de clara de ovo. Bata todos os ingredientes até formar um creme. Acerte com o sal e a pimenta. Coloque em vidro esterilizado. Pode ser conservado por cerca de 3 dias na geladeira.


Receita da chef Malu Lobo do site Nutra Saúde na Cozinha.

20 de agosto de 2017

BOLO DE CHOCOLATE COM MORANGOS sem lactose e sem glúten





Eu não me rendo àquilo que me dói,
porque eu prefiro é morrer na luta,
porque eu sou a senhora absoluta,
da história de amor do meu herói.
Sou uma mulher tão cheia de esperança,
com uma alma colorida e iluminada,
uma mulher que sempre luta, e não se cansa,
e segue em frente, resoluta e fascinada...

Woooow! Um sinistro domingo, de cara fechada, silencioso, com uma fina e fria chuva escorrendo no vidro da janela. Entretanto, apesar de tudo e de todos, um passarinho canta, feliz da vida. Eu não sei onde ele está, e ainda assim ele canta. Eu penso, aliviada, que eu não estou sozinha. Há muitos outros seres que nunca desistem. Eu e o meu passarinho somos apenas dois deles. Se você também é daqueles que nunca desistem, sorria! Você faz parte do nosso time! ...muitos risos...
Aqui estamos nós, de novo, compartilhando o fim de domingo. Hoje eu só quero pensar em delícias, porque a vida é uma delícia, quando a gente exclui tudo aquilo que é ruim. ...mais risos....
E por falar em delícias, eu sempre vejo em toda parte, receitas deliciosas, porém gordas calóricas, açucaradas. Há pessoas que  precisam reduzir a ingestão calórica, há pessoas que não podem ingerir açúcar, outras que são intolerantes a lactose e ao glúten. Todas essas pessoas, entretanto, também merecem comer uma sobremesa, saudável e saborosa. A nutricionista esportiva Mayra Cardi, criou essa receita para essas pessoas com restrições alimentares, poderem aproveitar um docinho. Bom dia, para você que aproveita as delícias da vida! Bom dia para você, que está procurando! Bom dia para você, que quer apenas comer um docinho! 
Vamos para a cozinha?

Ingredientes
Massa:
6 claras
2 gemas
6 colheres de sopa de adoçante culinário
8 colheres de sopa de leite de amêndoas
4 colheres de sopa cheias de farinha de aveia
1 colher de sopa de essência de baunilha
Morangos ou alguma outra fruta que preferir


Calda de cacau
2 colheres de sopa de cacau em pó
Meia xícara de chá de leite de amêndoas
2 colheres de sopa de adoçante culinário
1 colher de sopa de essência de rum
1 colher de café cheia de amido de milho para engrossar

Modo de fazer: Bata as claras em neve, com picos firmes e reserve. Misture todos os outros ingredientes e, em seguida, adicione as claras em neve, lentamente e cuidadosamente. Forre com papel manteiga,  unte e enfarinhe uma assadeira retangular média. Despeje a massa e asse, em forno preaquecido a 180 º C, por cerca de 30 minutos.
 Enquanto assa, prepare a calda, misturando todos os ingredientes, e levando ao fogo para engrossar. Ferva alguns minutos, para cozinhar o amido.

Montagem: Como essa receita é fit, o ideal é montar porções individuais. Forre o fundo das taças com uma porção de massa, e cubra com um pouco de calda. Coloque uma porção de morangos picados sobre a calda, cubra com mais uma porção de bolo, e finalize com a calda. Decore a gosto. Fica lindo com um morango inteiro.


BOLO DE CHOCOLATE COM MORANGOS sem lactose e sem glúten





Eu não me rendo àquilo que me dói,
porque eu prefiro é morrer na luta,
porque eu sou a senhora absoluta,
da história de amor do meu herói.
Sou uma mulher tão cheia de esperança,
com uma alma colorida e iluminada,
uma mulher que sempre luta, e não se cansa,
e segue em frente, resoluta e fascinada...

Woooow! Um sinistro domingo, de cara fechada, silencioso, com uma fina e fria chuva escorrendo no vidro da janela. Entretanto, apesar de tudo e de todos, um passarinho canta, feliz da vida. Eu não sei onde ele está, e ainda assim ele canta. Eu penso, aliviada, que eu não estou sozinha. Há muitos outros seres que nunca desistem. Eu e o meu passarinho somos apenas dois deles. Se você também é daqueles que nunca desistem, sorria! Você faz parte do nosso time! ...muitos risos...
Aqui estamos nós, de novo, compartilhando o fim de domingo. Hoje eu só quero pensar em delícias, porque a vida é uma delícia, quando a gente exclui tudo aquilo que é ruim. ...mais risos....
E por falar em delícias, eu sempre vejo em toda parte, receitas deliciosas, porém gordas calóricas, açucaradas. Há pessoas que  precisam reduzir a ingestão calórica, há pessoas que não podem ingerir açúcar, outras que são intolerantes a lactose e ao glúten. Todas essas pessoas, entretanto, também merecem comer uma sobremesa, saudável e saborosa. A nutricionista esportiva Mayra Cardi, criou essa receita para essas pessoas com restrições alimentares, poderem aproveitar um docinho. Bom dia, para você que aproveita as delícias da vida! Bom dia para você, que está procurando! Bom dia para você, que quer apenas comer um docinho! 
Vamos para a cozinha?

Ingredientes
Massa:
6 claras
2 gemas
6 colheres de sopa de adoçante culinário
8 colheres de sopa de leite de amêndoas
4 colheres de sopa cheias de farinha de aveia
1 colher de sopa de essência de baunilha
Morangos ou alguma outra fruta que preferir


Calda de cacau
2 colheres de sopa de cacau em pó
Meia xícara de chá de leite de amêndoas
2 colheres de sopa de adoçante culinário
1 colher de sopa de essência de rum
1 colher de café cheia de amido de milho para engrossar

Modo de fazer: Bata as claras em neve, com picos firmes e reserve. Misture todos os outros ingredientes e, em seguida, adicione as claras em neve, lentamente e cuidadosamente. Forre com papel manteiga,  unte e enfarinhe uma assadeira retangular média. Despeje a massa e asse, em forno preaquecido a 180 º C, por cerca de 30 minutos.
 Enquanto assa, prepare a calda, misturando todos os ingredientes, e levando ao fogo para engrossar. Ferva alguns minutos, para cozinhar o amido.

Montagem: Como essa receita é fit, o ideal é montar porções individuais. Forre o fundo das taças com uma porção de massa, e cubra com um pouco de calda. Coloque uma porção de morangos picados sobre a calda, cubra com mais uma porção de bolo, e finalize com a calda. Decore a gosto. Fica lindo com um morango inteiro.