O Pandoro tem a sua origem na região do Veneto, mais precisamente em Verona, onde Domenico Melegatti depositou a patente de um pão doce suave e em forma de estrela de 8 pontas.
Esta receita é uma versão simplificada do Pandoro! É receita de nonna, e a minha nonna sempre me aconselhou a usar ingredientes de primeira qualidade começando pelos principais: farinha, ovos, manteiga e baunilha. Outro conselho de nonna, e não usar sabores artificiais e, portanto, a baunilha deve ser da fava, ou um extrato natural. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente: a manteiga deve ser macia, mas não derretida e as gemas em temperatura ambiente.
Para fazer o pandoro, utiliza-se a farinha de manitoba que, graças à presença de muito glúten, garantirá uma ótima alveolização. O uso de uma batedeira planetária ou masseira irá facilitará muito o preparo. Todas as operações de mistura devem ser realizadas na velocidade mínima. Não tenha pressa: dê o tempo para a massa se desenvolver. A receita original do Pandoro é folhada, mas esta receita de massa dupla é menos complicada e resulta num excelente Pandoro. E aí! Você vai encarar? Se eu consegui, qualquer um consegue...😁😁😁😁
Uma observação: eu fiz a primeira receita totalmente fiel à receita original, com fermento biológico e usando a farinha Manitoba pura. Ficou bom, mas secou muito rápido. Quando fiz a adaptação para o levain, eu adicionei 20 ml de água e eu usei 50% Manitoba e 50% Globo Superiore na segunda massa. Ficou maravilhoso!
Ingredientes
Esponja65 g de farinha Manitoba
33 g de água
10 g de fermento biológico fresco (eu fiz com fermento biológico seco e deu certo)
10 g de açúcar
OU
120g de levain ativado (eu usei na proporção 1.1.1)
Primeira massa
120 g de farinha Manitoba
30 g Açúcar
1 ovo
e a esponja ou o levain ativado
Segunda massa
270 g de farinha Manitoba (muito embora a receita original indique a Manitoba pura, eu
usei 50% Manitoba e 50% Globo Superiore no teste com levain)
85 g Manteiga
130 g Açúcar
3 ovos inteiros
2 gemas
25 g de mel
20 ml de água
Essência de baunilha
(eu prefiro usar pasta de laranja e essência feita em casa)
A receita da pasta de laranja vai ao final da receita do Pandoro.
Decoração
a gosto açúcar de confeiteiro
Modo de fazer: Dissolva o fermento em água morna, um pouco acima da temperatura ambiente, e coloque-os na tigela da batedeira juntamente com 65 g de farinha de manitoba e uma colher de açúcar
Amasse e forme uma bola lisa e deixe crescer tampado por cerca de 1 hora até dobrar de volume.
Ou levain ativado até dobrar de tamanho.PRIMEIRA MASSA
Adicione 120 g de farinha de manitoba, 40 g de açúcar e 1 ovo à esponja ou o levain ativado, amasse rapidamente por 10 minutos, cubra e deixe crescer por cerca de 12 horas na geladeira.
SEGUNDA MASSA:
Bata a manteiga, o açúcar, o mel, as gemas e a essência de baunilha ou a pasta de laranja, e bata até obter um creme, adicione a primeira massa e 20 ml de água, bata até incorporar bem. Adicione aos poucos a farinha restante, alternando com os ovos, e bata mais 10 minutos. Descanse 5 minutos e bata até obter o ponto de véu. Eu bato até a massa descolar da tigela. Para não judiar da minha planetária, eu bato 10 minutos e descanso 5. Quem tem batedeira mais potente pode bater direto.
Quando a massa estiver suficientemente elástica, divida em duas partes, coloque-a sobre uma superfície polvilhada com água, amasse-a rapidamente como auxílio de uma espátula, coloque-as nas formas pandoro bem untadas com manteiga.
Cubra com filme transparente e deixe crescer no forno desligado com a luz acesa por 4 horas até atingir a borda da forma.
Asse o pandoro em forno pré-aquecido a 170° por 45 minutos em forno estático.
Após cerca de meia hora, retire o molde e deixe esfriar completamente. No dia seguinte, polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Recomendo colocar o açúcar de confeiteiro para cobrir o pandoro na hora de usar. Assim, o bolo ficará com a sua bela cor natural, sem molhar ou ficar amarelo-úmido-gorduroso.
Pasta de laranja:
Ingredientes:
casca de 3 laranjas cortadas em tiras,
a metade do peso das cascas de laranja em açúcar.
Modo de fazer:
Coloque as cascas de laranjas cortadas em tiras de molho em bastante água, e deixe 30 minutos. Descarte a água do molho, coloque as cascas de laranja em uma panela, cubra com água e deixe ferver por 10 minutos. Escorra bem! Devolva as cascas escorridas à panela, coloque o açúcar (metade do peso das cascas), e cozinhe em fogo baixo, até obter uma calda. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e bata no processador ou liquidificador, até obter uma pasta, a gosto. Eu não bato demais, porque gosto de ter pedacinhos no pandoro. Dá um boa quantidade, que eu guardo em vidro esterilizado no congelador, porque não uso com frequência.