30 de maio de 2022

POVITICA OU POTICA



Deve haver um lugar para nós,
onde mundo não tenha fronteira,
onde o tempo não seja um algoz,
onde eu ame e você me queira.
Deve haver um lugar escondido,
no futuro, ou talvez no passado,
deve haver um lugar esquecido,
onde andei com você, lado a lado...

Vivendo e aprendendo! De repente, quando eu imaginava que não havia nada mais de novo no horizonte, surge um pão doce tão lindo e delicioso, que virou o meu mundinho de cabeça para baixo.
A potica ou povitica é um pão doce com recheio de nozes, e enrolado de um jeito tão lindo, que nós comemos com os olhos. Esse mágico pão recebe esse nome, porque é assado, usualmente, em uma assaddeira especial feita de cerâmica, chamada de poticnik. Todo mundo sabe que eu adoro uma polêmica, receitas que envolvem uma disputa. Muito embora a Potica e a Povitica seja considerada como uma mesma receita, a Potica e a versão eslovena e a povitica e a versão croata, e apresentam algumas diferenças na composição do recheio. São fofocas, e eu estou aqui, pronta para receber notícias que pacifiquem essas divergências. Enquanto as fake news fervilham, nós vamos, aqui, fermentar a nossa Potica. So seria Povitica? Não importa o nome. Nós vamos para a cozinha, para preparar um pão maravilhoso. Pegue o teu senso de humor e o teu avental e vamos juntos. É na cozinha que a magia acontece. Boa tarde para todo mundo, especialmente para  quem eu amo.

Ingredientes:

Recheio
300g de nozes processadas bem fino
100g de leite
50g de manteiga
1 ovo médio
100g de açúcar mascavo
15g de cacau em pó
05g de canela em pó
05g de noz moscada em pó

Massa
500g de farinha de trigo branca
150g de leite
80g de água
80g de levain (1:1:2)

01g de fermento biológico seco
2 ovos médios
8 g de sal
70 g de manteiga ponto pomada resfriada
100 g de açúcar


Modo de fazer:

Recheio: Processe as nozes até obter uma textura de serragem fina, e misture o cacau a canela ,a noz moscada, até obter uma mistura homogênea e reserve.
Misture leite com o açúcar, a manteiga e leve ao fogo para aquecer bem sem ferver.
Retire do fogo e adicione a outra mistura em movimentos rápidos para não empelotar.
Misture o ovo, com a temperatura ainda morna e incorpore bem.
Reserve para esfriar.

Massa: Misture leite com a água, o ovo, o açúcar, o levain e misture bem com um fouet, até obter uma mistura bem homogênea. Adicione a farinha e trigo e misture. Quando a massa estiver homogênea, incorpore o sal, e sove até obter uma massa lisa, que não grude nas mãos.
Adicione a manteiga, por último, e sove até que a massa atinja o pontos de véu.
 
Deixe a massa fermentar até dobrar de volume.


Leve a massa até uma bancada polvilhada com farinha, e abra um retângulo até obter uma massa fina com o triplo do cumprimento da uma forma de bolo inglês, com 20 cm de cumprimento. Distribua o recheio sobre todo o retângulo de massa, e enrole até obter um rocambole de cerca de 60 cm de cumprimento. Acomode esse rocambole na forma de bolo inglês, em zigzag com 3 segmentos. Deixe fermentar até triplicar de volume. Pincela com gema diluída em água e polvilhe lâminas de amêndoas.
Asse em forno preaquecido a 160ºC, por 30 a 45 minutos.
Sirva polvilhado com açúcar e confeiteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário