Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1/2 colher (chá)) de noz-moscada
¼ de colher (chá) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
⅓ de xícara (chá) de açúcar mascavo peneirado
⅓ de xícara (chá) de melado de cana
1 ovo
farinha de trigo para polvilhar a bancadaPeneire a farinha de trigo, o sal, o gengibre, a canela,a noz moscada, o fermento em pó e o sal, e adicione à mistura de açúcar e manteiga, misturando bem. Junte a gema e a água e mexa até obter uma massa homogênea. Forme uma bola com a massa, envolva em filme plástico e coloque na geladeira por 30 minutos. Estenda a massa numa superfície enfarinhada, até obter uma espessura de 0,5 cm. Corte as bolachas, coloque em assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno préaquecido a 180ºC, por cerca de 12 minutos.
Glacê:
1 clara de ovo
1 ⅓ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher (chá) de caldo de limão
1 gota de essência de baunilha
Modo de fazer: Numa tigela média, bata as claras com o batedor de arame apenas até espumar. Adicione o açúcar, o caldo de limão e a essência de baunilha. Misture bem com o batedor de arame para incorporar – no começo parece que o glacê vai empelotar, mas continue mexendo até ficar liso.Bata vigorosamente por cerca de 2 minutos até formar um creme mais consistente que fica brilhante e marcado pelo batedor.
Atenção: quanto mais você bater o glacê mais firme irá ficar, caso passe do ponto basta acrescentar algumas gotinhas de água filtrada para deixá-lo mais fluido.Transfira o glacê para um saco de confeiteiro e corte apenas a pontinha – quanto mais fina for a abertura, mais delicado ficará o desenho. Se preferir, utilize um bico de confeiteiro redondo número 2.
Decore os biscoitos com o glacê e espere secar completamente em temperatura ambiente antes de armazenar ou embalar para presente – isso leva cerca de 50 minutos.