Vamos para a cozinha?
Este inusitado prato tem origem Valtellina. A Valtellina é um vale na região da Lombardia, no nordeste italiano, na fronteira com a Suíça. Atualmente é conhecida como uma região de resortes para a prática de esquis, de spas termais e por seus queijos, principalmente o Bitto, e seus vinhos. Nos séculos passados, esta área era muito importante por se tratar de um ponto de passagem estratégico entre o norte da Itália e a Alemanha. Eu encontrei essa receita, quando pesquisava uma jeito de utilizar um pacote de castanhas portuguesas, e eu amei! Tente, experimente, faça diferente! ...risos...
Ingredientes:
300 g de farinha de castanhas ou polpa de castanhas
150 g de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino moída, a gosto
Água suficiente para obter uma massa homogênea e macia
Tempero:
120 g de manteiga
5 folhas grandes de sálvia
150 g de ricota ralada
Modo de fazer: Peneira a farinha de castanhas, ou processe bem fina a polpa da castanha. Peneire também a farinha de trigo e salgue com duas pitadas de sal e moa pimenta do reino a gosto.
Vá adicionado água morna, ao poucos, e amassando, até obter uma massa bem suave e macia. Não sove, para não endurecer a massa.
Faça um bola, enrole em filme plástico e coloque na geladeira por 1 hora.
Retire da geladeira e faça pequenos rolinhos de massa em uma superfície enfarinhada, e corte pequenos pedaços de massa. Em seguida, aperte cada pedaço com o polegar, dando a forma de pequenas conchas.
Em um frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo, e frite as folhas de sálvia. Cozinhe o nhoque em uma panela com água fervendo e levemente salgada, até que eles flutuem. Escorra os nhoques, e despeje os na frigideira, e salteie até envolver bem na manteiga. Em seguida, cubra com bastante ricota salgada e ralada. Que delícia!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário