29 de dezembro de 2014

CRISPIS PROVENÇAIS COM CEBOLA CARAMELIZADA E QUEIJO COMTÉ


Uma deliciosa noite de verão. Está caindo uma maravilhosa chuva e o tempo está muito quente.
A minha filha me deu de presente de Natal, alguns azeites saborizados e vinagre balsâmico de framboesa provençais. Os sabores são inspiradores e maravilhosos. Eu gosto muito de explorar o universo dos sabores, eu gosto de desafiar e encantar o paladar. A gastronomia é repleta de cultura e história, e eu amo a cultural face da gastronomia. Eu sou apenas uma amadora apaixonada pela gastronomia, mas eu sou uma grande exploradora deste universo sensorial. Eu estou pesquisando, agora, sobre os queijos Comté. Esses divinos queijos são produzidos na região de Franche-Comté.
O meu presente de natal!
Eles são feitos com leite produzido pelas vacas da raça Montbéliard, que pastam no Plateau Jura. Essas vacas comem ervas e flores que dão um inigualável sabor ao leite. Esses queijos são maturados no Fort Les Rousses, construído por Napoleão Bonaparte. Escavado na rocha, com altas abôbadas e protegidos  por fossos, esse forte podia abrigar milhares de soldados, cavalos e munições. Hoje, o forte abriga milhares de queijos. É nestas câmaras que os queijos Comté desenvolvem os seus intrincados sabores. O queijo é forte, ligeiramente doce, com textura suave, cremosa e pontilhado com pequenos cristais crocantes de proteínas. Seus sabores variam de leitoso, a canela, com notas de cebola, erva-doce e por vezes a manteiga de cacau. 
É um queijo tão complexo e muito versátil, que enobrece uma tábua de queijos, mas é espetacular em molhos, em massas folhadas ou aves e peixes.
Ele se harmoniza perfeitamente com os vinhos brancos da região do Jura, que apresentam em sua gama os aromas e nozes, avelãs,  cerejas e especiarias, ou os tintos mais leves, como co Château-du-Pape ou os Burgundies.
Depois desta viagem no tempo e na história, vamos para a cozinha. O prato de hoje leva o queijo Charles Arnaud Comté, que eu acompanharia com um maravilhoso vinho branco produzido no Plateau Jura. Cheers! A vida é linda quando se prova algo tão encantador, mas degustado com uma maravilhosa taça de vinho e diante do sorriso da pessoa amada, é uma celebração.


Ingredientes:
1 colher (sopa) manteiga
2 e 1/2  colheres (sopa)  óleo vegetal de canola
2 colheres (chá) açúcar mascavo
1/2 colher (chá) sal
3/4 colher de chá. pimenta do reino moída
2 colheres sopa) de  vinagre balsâmico
2 batatas grandes
1 xícara de cenoura ralada
1 ovo grande, mas só a clara.
2 e 1/2 xícaras de queijo Charles Arnaud Comté, ralado grosso.

Modo de fazer: Aqueça a manteiga e 2 colheres do óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione as cebolas e cozinhe mexendo ocasionalmente, até ficar macia,  por cerca de 10 minutos. Adicione o açúcar mascavo, 1/2 colher (chá)  de sal e 1/4 colher (chá) pimenta do reino moída. Cozinhe até dourar, por cerca de 8 minutos, mexendo com mais freqüência para evitar a queima, até que a cebola fique caramelizada. Adicione o vinagre balsâmico e deixe cozinhar até que o líquido tenha evaporado.
Enquanto isso, descasque as batatas e rale em um processador ou um ralador comum. Escorra bem as batatas e coloque em uma tigela. Adicione as cenouras e a clara de ovo, 1 xícara de queijo ralado Comté, 1 colher (chá) de sal e 1/2 colher (chá) de pimenta e misture bem. Aqueça 1 colher (sopa) de óleo em uma frigideira grande antiaderente, em fogo médio. Divida a mistura de legumes em 8 partes, e faça pequenos montes na frigideira, achatando levemente, para que os bolinhos fique com cerca de 5 cm de diâmetro. Frite até que a parte inferior fique crocante. Vire, quando estiver dourado e crocante. Coloque uma colher de cebolas caramelizadas, sobre cada um dos crispis,  e polvilhe com o queijo Comté ralado. Continue a fritar, até o outro ficar crocante, e sirva, em seguida, bem quente. Ah! Não se esqueça do vinho branco gelado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário