Fonte: Receitas de Portugal |
Vamos para a cozinha, porque não existe nada mais delicioso do que amassar essas elásticas e macias e sensuais massas de pão. Não há nada mais delicioso e sedutor, do que o perfume deste pão espalhado pelo ar. Vamos para a cozinha, porque hoje o pão é perfumado e é português, mas o calor da receita é brasileiro. ...risos...
Ingredientes
120 ml leite morno
25 ml sumo laranja
25 ml vinho do Porto
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
3 gemas
5 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
raspa de 1 laranja e 1 limão
425 g farinha trigo
1 envelope de fermento biológico seco
300 g frutos secos (pinhões, nozes, avelãs e amêndoas)
1 xícara de doce de gila ou geleia de maçã. Eu gosto de rechear com geleia de damasco, mas eu não uso a canela, neste caso.
canela em pó a gosto
1 gema para pincelar
geleia de damasco para pincelar.
açúcar em pó papa polvilhar
Modo de fazer: Misture o fermento seco com a farinha. Em uma tigela grande, junte o leite, o suco de laranja, o vinho do Porto, a manteiga derretida, as gemas, o açúcar, o sal e as raspas de laranja e limão. Bata até obter um creme homogêneo e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo com o fermento. Amasse até obter uma massa elástica e macia. Cubra a tigela e deixe a massa descansar, até dobrar de tamanho. Leva cerca de 40 minutos a uma hora. Depois de levedar, misture as frutas secas, abra a massa em um retângulo, distribua o doce ou a geleia, polvilhe com canela a gosto e enrole muito bem e feche no formato de um anel. Coloque em uma assadeira redondo, untada e enfarinhada. Pincele a rosca com gema batida e decore com frutas secas. Coloque no forno a 50ºC para a massa crescer, até duplicar novamente de volume. Depois disso, passe a temperatura para 180ºC e deixar o bolo assar por uns 25 a 30 minutos. Retire do forno, pincele com geleia e polvilhe com açúcar em pó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário