2 de dezembro de 2013

AZUL MARINHO

Às vezes, as palavras ganham um extraordinário poder, e elas criam laços, elas constroem pontes e elas reduzem distâncias. Outras vezes, o silêncio é quem nós liga. É o silêncio quem nós conecta, é o silêncio quem rompe as barreiras do tempo e do espaço e nós coloca, sem resistência, um diante do outro, um no outro. Em silêncio, a noite pariu o amor, e o sol nasceu, de madrugada, enquanto eu te amava.


A culinária caiçara tem uma forte influência dos hábitos alimentares indígenas. Com uma cultura gastronômica muito rica, as comunidades de pescadores da zona litorânea de São Paulo, Paraná e sul do Rios de Janeiro, incorporam na culinária, a mandioca, os peixes e os frutos da mata. Dentre os pratos mais curiosos da cozinha tradicional caiçara, está o "azul marinho". O nome e a cor deste prato é obtido pelo pela reação química entre as bananas verdes e o ferro da panela, que resulta eu uma coloração azulada. Vamos para a cozinha, porque hoje, até a comida é azul

Ingredientes:
4 postas de  namorado, anchova ou robalo
3 tomates sem pele e sem sementes
2 cebolas médias
5 bananas nanicas bem verdes cortadas em 4 com casca
3 dentes de alho
2 g de pimenta-do-reino preta moída
suco de 1 limão tahiti
2 colheres (sopa) de coentro fresco
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de óleo de milho
3 g de sal refinado
1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
1 pimenta malagueta

Modo de fazer: Para o caldo do pirão, coloque 1 litro de água salgada, em uma panela de ferro, e cozinhe  a cabeça e o rabo do peixe por aproximadamente 20 minutos. Retire os pedaços de peixe e junte ao caldo as bananas com casca previamente, passadas na panela de ferro untada com óleo. Deixar cozinhar até que o caldo adquira uma cor azulada e as bananas estejam tenras. Retire as bananas, descasque e coloque novamente no caldo.  Prepare o peixe, temperando com limão, sal, pimenta-do-reino e coentro. 
Em outra panela, doure o alho no óleo, acrescente o tomate e a cebola, salpique o sal e refogue, rapidamente. Desligue o fogo, arrume cuidadosamente as postas do peixe na panela, colocar um pouco de água. Tampe a panela e deixe cozinhar, sem mexer, por 10 a 15 minutos. Bata a banana com o caldo,  no liquidificador, até obter um pirão. Coloque em uma travessa, dispondo as postas do peixe no meio do pirão. Salpique com coentro e a salsinha picada e sirva acompanhado com a farinha de mandioca e pimenta malagueta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário