Talvez você não conheça
a minha face mais bonita.
Você só vê o meu rosto,
não vê a minha alma infinita...
não vê a minha alma infinita...
O arroz foi introduzido na Itália, pelos espanhóis, no século 14, e era considerado uma alimento para enfermos. Foram as incrementadas receitas francesas, lá pelo século 18,que patrocinaram a sua aceitação na culinária popular. O nome deste prato, o Sartù, é oriundo do francês da expressão francesa " sur-tout", sobre tudo, porque sobre o arroz, sempre se adicionava alguns ingrediente, como berinjelas fritas, ervilhas ou almondegas.
Vamos para a cozinha, porque hoje a comida tem gosto da minha infância.
Ingredientes
Molho
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 copo de caldo de carne
250 g de ervilhas
1 linguiça fresca
1 colher (sopa) de manteiga
200 g de figado de frango picado, sem gordura e pele
Sal e pimenta do reino
Almondegas
300 g de carne moída
1 ovo
2 colheres de cheiro verde picado fininho
1 colher (sopa) de parmesão
farinha de trigo para empanar
azeite para fritar
Arroz
400 de arroz para risoto, sem lavar
2 l de caldo de carne, aproximadamente
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
180 g de manteiga
1 ovo
farinha de rosca para polvilhar
150 g de mussarela de búfala cortada em cubos
folhas de manjericão e 1 ovo cozido para decorar
Modo de fazer: Para o molho, refogue a cebola no azeite e acrescente o extrato de tomate diluído no caldo de carne e as ervilhas. Tempere com sal e pimenta agosto, junte a linguiça e cozinhe por 20 minutos. Retire a linguiça e fatie em rodelas. Reserve metade do molho para o arroz e leve o restante ao fogo, com a manteiga. Assim que ferver, junte o fígado e deixe refogar, regando com um pouquinho de caldo de carne ao final do cozimento.
Prepare as almondegas, misturando em uma tigela, a carne moída, o ovo e o cheiro verde. Faça mini-almondegas, do tamanho de uma noz pequena, empane em farinha de trigo, frite em azeite quente, coloque sobre papel absorvente e reserve.
Aqueça o caldo de carne e incorpore a metade do molho reservada. Em uma panela, à parte, frite o arroz no azeite e vá regando com o caldo, aos poucos, até que o arroz cozinhe "al dente". Incorpore, então, duas colheres de manteiga, o parmesão ralado e o ovo. Misture bem e deixe amornar. Coloque o arroz em uma forma com um buraco no centro, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Nivele bem a superfície e polvilhe com farinha de rosca e queijo. Asse em forno preaquecido a 160ºC, por 30 minutos. Deixe em repouso por alguns minutos e desenforme. Preencha o vão central com as almôndegas envoltas no molho de fígado e linguiça. Sirva decorado com folhas de manjericão, mussarela de búfala e fatias de ovo cozido. Você pode, também, utilizar uma forma sem o buraco no centro e colocar as almôndegas no interior do bolo de arroz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário