(Eu não sei se foi o vento, ou se foi o meu coração que criou asas: eu só sei que quando eu olhei para você, pela primeira vez, os meus pés saíram do chão, e eu voei na imensidão do céu e eu nunca mais voltei! )
Hoje a minha alma está nublada, sujeita a chuvas e tempestades. Por isso estou me refugiando na cozinha. Vamos para a cozinha, para nós fazermos este clássico da cozinha italiana, criada pelo chef Moreno Cedroni, proprietário do restaurante La Madonnina del Pescatore, em Ancona e acompanharmos, este divino prato com um bom e gelado vinho verde português.
Ingredientes
300 g de farinha de trigo
3 ovos
20 vôngoles
20 mariscos
200 g de cavaquinha ou lagostas sem casca
200 g de lagostins ou camarões médios sem casca
20 g de salsa
1/2 dente de alho
30 g de batatas cozidas
5 colheres de caldo de peixe
azeite de oliva extravirgem e sal a gosto.
Modo de fazer: Prepare a massa com a farinha, os ovos e 1 pitada de sal, até obter uma massa lisa e elástica (eu amo esta fase da preparação) Forme uma bola e deixe repousar coberta com filme plástico.
Abra a massa em uma folha fina, enfarinhe bem as duas faces, enrole e corte as fitas na largura escolhida e solte as fitas sobre a mesa. Se tiver, ou preferir, use a máquina de macarrão para abrir e cortar a massa.
Aqueça 50 ml de azeite numa panela grande, adicione os moluscos, tampe por alguns minutos, acrescente os crustáceos e refogue de 2 a 3 minutos de modo que eles fiquem semicrus e macios por dentro. Tempere com sal. Afervente a salsa, escorra e bata no liquidificador com o alho, a batata cozida e o caldo de peixe. Em seguida passe esse molho pela peneira e reserve. Cozinhe a massa em bastante água e sal, escorra e despeje na panela com os frutos do mar. Divida a massa em pratos individuais e decore com o molho de salsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário