(Eu uso as asas do meu pensamento, para cruzar os abismos, para superar os obstáculos. Nada pode aprisionar meus pensamentos, nada pode mudar os meus sentimentos. Está escrito nas pedras da rua, nas linhas do vento, nas faces da lua e no meu blog, que você é meu e eu sou tua. ...risos...)
Eu estou rindo, porque nós saímos da zona cinza do souflé de repolho, para a zona de luz de um prato criado por um chefe italiano, o Davide Palluda. Este divino prato, nós poderemos degustar, sentados no chão do jardim, à luz de velas e com uma taça de um encorpado e envelhecido vinho de uva Barbera ou Cabernet franc. ...risos... Mas, antes, vamos para a cozinha...
Ingredientes
8 discos finos de massa fresca, com 8 cm de diâmetro
8 fatias de berinjelas com 0,5 cm de espessura
8 fatias de abobrinha
100 g de mussarela de búfala bem macia e fresca
4 colheres (sopa) de molho tomate
4 colheres (sopa) de molho bechamel
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres de farinha de trigo
20 g de manteiga
1 colher (sopa) de pinoles ou nozes
1/2 dente de alho
azeite de oliva extravirgem
sal a gosto.
Modo de fazer: Coloque o manjericão no pilão junto com os pinolis, o alho e uma colher de queijo ralado e amasse bem, acrescentando o azeite, aos poucos, até obter uma pasta cremosa.
Coloque as fatias de berinjela e abobrinha em uma peneira e salpique com sal. Deixe escorrer por 2 horas. Enxugue os legumes com papel absorvente, passe na farinha de trigo e frite em pouco azeite, numa frigideira, até que fiquem douradas. Cozinhe os discos de massa, e refrie rapidamente em água.
Numa forma refratária bem untada, forme 4 montes redondos da seguinte maneira. Coloque 1 disco de massa, uma fatia de cada legume, 1 fatia de mussarela e 1 colher de molho de tomate. Cubra com outra massa e acrescente, por cima, um pouco de molho bechamel. Salpique com o restante do queijo e leve ao forno preaquecido a 200ºC, para gratinar, por 10 minutos. Coloque cada lasanha em pratos individuais, tempere com uma colher de pesto e decore com uma folha de manjericão.
Ao redor dessa mesa alegre, com as comidinhas mais sacadas aprendidas ao longo de uma vida, vivemos momentos marcantes, divertidos e emocionantes. Desfio aqui o rosário de muitas contas das nossas receitas preferidas, algumas criadas por mim, para atender ao gosto dos filhos. São minha receitas imperdíveis. Aquelas que a gente tem medo de perder.Algumas por serem clássicas e espetaculares,outras por guardarem memórias de infância, momentos inesquecíveis..

Nenhum comentário:
Postar um comentário