(Você faz de mim um turbilhão de vida, uma avalanche, um tsunami, um furacão. Perto de você eu me torno uma menina, uma mulher ardente, que perdeu o coração. E jorra em fontes, da minha alma feminina, uma alegria sem limites, cachoeiras de paixão. Você chegou com o amor que me ilumina e a felicidade vem comer na nossa mão. ..)
Eu estou gargalhando! Tem coisa mais incompatível do que paixão e Fígado ao forno! Mas, tudo tem o seu lugar. Nós não vivemos sem alimento, seja para o corpo ou para a alma. Ficando isto claro, vamos para a cozinha. Este prato não faz parte da minha alimentação, mas eu sei que muita gente gosta. Enquanto nós preparamos, podemos nos divertir contando boas histórias. Lá vamos nós!
Ingredientes
1 fígado de vitela já limpo, com cerca de 2 kg
100 g de toucinho fresco
2 maços grandes de cheiro verde picado
1 maço de tomilho fresco picado
1 maço de hortelã picado
1 maço de alecrim picado
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 copo de gim
1 tira de toucinho cortado bem fino
3 dentes de alho
2 xícaras (chá) de caldo de carne
10 bagos de zimbro
suco de 1 limão
3 colheres de manteiga
Modo de fazer: Recheie o fígado com o toucinho cortado em pedaços, introduzidos com o auxilio de uma faca. Amarre a peça de fígado com barbante, dando a forma de assado. Pique todos os temperos verdes bem fino. Tempere o fígado com a metade dos temperos verdes, sal e pimenta do reino e regue com a metade do gim. Passe a tira de toucinho pela água fervente e envolva com ela todo o fígado, amarrando com um barbante ou fio dental. Apare as pontas para ganhar um formato mais bonito de assado. Coloque ao redor, os dentes de alho e leve ao forno bem quente para dourar, por cerca de 30 minutos.
Retire do forno, escorra a gordura, molhe com a metade do caldo de carne fervente, acrescente a outra metade dos temperos, reservando 1 xícara de chá, junte os bagos de zimbro triturados e acerte o sal e a pimenta. Torne a levar por mais 30 minutos, virando algumas vezes, para assar por igual. Verifique o cozimento, usando uma agulha de tricô até a metade da carne. A ponta deve sair bem quente. Retire da assadeira, coloquem em um refratário e mantenha o assado no calor do forno desligado.
Leve a assadeira ao fogo forte com o restante do caldo de carne, o suco de limão e deixe ferver, raspando bem o fundo com uma colher para desprender a crosta formada durante o cozimento. Passe o caldo por uma peneira, junte os temperos verdes restantes reservado e o resto do gim e deixe ferver por mais alguns minutos. Retire do fogo, junte a manteiga em pedaços, batendo bem para ligar o molho. Corte o fígado em fatias e sirva com o molho à parte, em molheira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário