1 de agosto de 2012

CARURU

Eu sou uma sonhadora que vive com os pés plantados na terra e a cabeça tocando no céu. Eu vivo num delicado equilíbrio entre o sonho e a realidade. Mas não se preocupe, porque eu cozinho realmente. Eu só sonho nos intervalos...risos...
 Brincadeiras à parte, estamos aterrizando na Bahia. Vamos bater tambor na cozinha baiana, com o seus maravilhosos  e intensos sabores africanos. Esse prato utiliza o quiabo, que fica enlouquecido em meio a tantos temperos e no contato quente com o camarão seco. Vamos cozinhar esse perfumado e intenso prato, que harmoniza perfeitamente com o acaçá.


Ingredientes
1 xícara (chá) de azeite de dendê
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e sem casca
1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada
1 colheres (sopa)  de vinagre
1,5 kg de quiabo picado
250 g de camarão seco descascado
1 litro de água
6 ramos de coentro
5 ramos de salsa
4 ramos de hortelã
3 dentes e alho
 3 tomates médios picados
2 cebolas grandes picadas
1 pimentão verde picado
sal e pimenta malagueta a gosto.

Modo de fazer; Bata a castanha, o amendoim e o camarão e reserve. Bata, separadamente, a cebola, o tomate, o alho, o coentro, o pimentão, a hortelã e a salsa e reserve. Leve ao fogo alto uma panela grande com a água, meia xícara de azeite de dendê e o quiabo lavado e bem seco. Quando ferver, acrescente os temperos reservados e cozinhe por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o vinagre e misture. Junte então, o amendoim, a castanha, o camarão e o restante do azeite de dendê. Cozinhe por mais 20 minutos, em fogo alto, mexendo de vez em quando. Se necessário, acrescente um pouco de água para que o caruru não fique seco demais. Acerte o sal e a pimenta a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário