Hoje eu estou feliz, mas tão feliz, que vou continuar com os pães, que me dão tanto prazer na elaboração. Enquanto isso você enriquece as suas alternativas com esses pães tão maravilhosos, muitas vezes símbolos das mais dispares culturas... Vamos para a cozinha!
Ingredientes
1 tablete de fermento biológico
1 colher de chá de açúcar
1/4 de xícara de água quente
1/2 xícara de manteiga amolecida
1/3 de xícara de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de sementes de erva doce triturada
1/2 colher (chá) de sal
1 colher de chá de casca de laranja ralada
2 ovos levemente batidos
3 1/2 xícaras de farinha de trigo, sem peneirar
1 gema
1 ovo cozido, tinto de vermelho com anilina
Modo de fazer: Esfarele o fermento e 1 colher de chá de açúcar sobre a água bem quente, até dissolver. Espere borbulhar e dobrar de volume (demora cerca de 10 minutos)
Misture,em uma tigela grande, o leite, a manteiga, o restante do açúcar, canela, erva-doce, sal e casca de laranja ralada. Junte os ovos e o fermento. Mexa, adicionando 3 xícaras de farinha, aos poucos, até formar uma massa mole. Vire-a numa superfície enfarinhada e amasse uns dez minutos, até a massa ficar macia e elástica, juntando o restante da farinha para não grudar nas mãos. Coloque em uma tigela grande untada, cubra e coloque num lugar aquecido, até a massa dobrar de volume (cerca de 1:30 minutos). Dê um soco (com carinho) no centro da massa, coloque-a em uma superfície enfarinhada, forme uma corda com 5 cm de diâmetro, torcendo-a, antes de colocar em uma forma desmontável untada. Cubra, deixe em lugar quente, livre do vento, para crescer até dobrar de volume (cerca de 1 hora). Pincele com a gema, coloque o ovo colorido no centro, fazendo leve pressão. Asse em forno moderado, por cerca de 50 minutos, ou até dourar. Você pode fazer também, tranças em círculo ou simples, conforme os modelos das fotos.No caso você vai precisar de mais ovos cozidos.
Ao redor dessa mesa alegre, com as comidinhas mais sacadas aprendidas ao longo de uma vida, vivemos momentos marcantes, divertidos e emocionantes. Desfio aqui o rosário de muitas contas das nossas receitas preferidas, algumas criadas por mim, para atender ao gosto dos filhos. São minha receitas imperdíveis. Aquelas que a gente tem medo de perder.Algumas por serem clássicas e espetaculares,outras por guardarem memórias de infância, momentos inesquecíveis..
Nenhum comentário:
Postar um comentário