Algo que me encanta na culinária, são as transformações dos ingredientes em múltiplas formas, texturas, sabores. Assim são as raízes, as sementes, as frutas, legumes. Eu amo essa alquimia que carrega os traços culturais, a história para a cozinha. Esta receita acompanha muito bem assados e grelhados. É sábado! Será que você aceita ir para a cozinha comigo? Vamos lá!
Ingredientes
2 kg de batatas
150 g de queijo parmesão ralado
100 g de queijo prato ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 litro de caldo de galinha
Modo de fazer: Descasque as batatas, corte-as em rodelas bem finas e coloque-as numa tigela funda. Misture os dois queijos e espalhe 3/4 da mistura sobre as batatas, o sal, a pimenta e noz-moscada. Mexa bem, sacudindo a tigela para temperar por igual. Reserve 1/4 da mistura de queijos. Corte ao meio o dente de alho e esfregue-o bem no fundo de um refratário fundo. Unte fartamente o prato com parte da manteiga, coloque as batatas, regue com o caldo de galinha, polvilhe com queijo reservado e espalhe o restante da manteiga em pedacinhos. Leve ao forno médio (175º C) e deixe cozinhar lentamente por 1:30 horas. Se começar a dourar muito antes que as batatas estejam cozidas, cubra com papel alumínio
Ao redor dessa mesa alegre, com as comidinhas mais sacadas aprendidas ao longo de uma vida, vivemos momentos marcantes, divertidos e emocionantes. Desfio aqui o rosário de muitas contas das nossas receitas preferidas, algumas criadas por mim, para atender ao gosto dos filhos. São minha receitas imperdíveis. Aquelas que a gente tem medo de perder.Algumas por serem clássicas e espetaculares,outras por guardarem memórias de infância, momentos inesquecíveis..
Nenhum comentário:
Postar um comentário