( De onde vem este amor, que inunda, transborda e germina, que expõe à luz do sol a minha alma feminina?)
Boa tarde!
Vamos continuar a nossa caótica viagem gastronômica, à vezes refletindo sobre os laços da gastronomia, a geografia e a história, às vezes comentando um ingrediente, outras vezes sugerindo a harmonização do prato com os vinhos. Aqui você pode não encontrar a coerência, mas também não encontrará a monotonia...risos...
Esse prato único, rico e suculento, fica muito bem acompanhado com salada verde.
Ingredientes:
750 g de lombo de porco
750 g de espádua de carneiro, sem osso
sal e pimenta a gosto
2 cebolas médias
1 dente de alho
1 maço de cheiro-verde
1/2 garrafa de vinho branco seco
1 1/2 kg de batatas
1 cenoura
1 alho porro
2 colheres (sopa) de banha de porco (ou óleo, se não tiver banha)
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca branca
2 colheres (sopa) de salsa picada.
Modo de fazer: Corte as carnes em cubos regulares, como para picadinho, coloque numa tigela, tempere com sal e pimenta, 1 cebola cortada em 4 partes, 1 dente de alho picado e um maço de cheiro verde lavado e amarrado. Regue com vinho e deixe marinar por 12 a15 horas. Corte as batatas em rodelas, retire a cebola da marinada e pique-a juntamente com a outra cebola. Corte a cenoura e o alho-porro em rodelas finas e misture tudo com o sal e a pimenta.
Dentro de uma forma refrataria faça uma camada com a metade da mistura de batata, depois os cubos de carne e cubra com o restante da da batata. Espalhe a banha por cima de tudo e regue com o caldo da marinada. Junte um pouco de água, para que fique com 3 cm de líquido acima dos ingredientes sólidos. Tampe com papel alumínio, leve ao forno fraco (150ºC) e deixe cozinhar por 3 horas. Tire o papel e espalhe por cima, a farinha de rosca branca e a mistura de salsa e deixe no forno por mais 5 ou 10 minutos. Siva na própria forma.
Ao redor dessa mesa alegre, com as comidinhas mais sacadas aprendidas ao longo de uma vida, vivemos momentos marcantes, divertidos e emocionantes. Desfio aqui o rosário de muitas contas das nossas receitas preferidas, algumas criadas por mim, para atender ao gosto dos filhos. São minha receitas imperdíveis. Aquelas que a gente tem medo de perder.Algumas por serem clássicas e espetaculares,outras por guardarem memórias de infância, momentos inesquecíveis..
Nenhum comentário:
Postar um comentário