14 de novembro de 2012

BOUILABAISSE MARSEILLAISE

Quando você segura a minha mão, eu caminho no escuro, sem medo da vida. Quando eu olho em teus olhos, eu acredito em milagres, quando você sorri eu  acredito em nossas almas misturadas.  Como eu posso aceitar uma vida sem sabor, depois ter provado o maravilhoso gosto da vida com você?

Novamente eu misturo as minhas emoções na panela da vida. ...risos... Nem sempre é bom o que a vida nos oferece. Muitas vezes é preciso usar a criatividade para transformar retalhos  de ingredientes em pratos saborosos. O Bouillabaisse é um prato provençal com origem na antiga Grécia. Originalmente, ele era preparado por pescadores que voltavam da pesca. Esta preparação foi sendo, gradualmente enriquecida, e agora consiste de dois pratos, uma sopa e um prato de peixe, que podem ser usados ​​em conjunto ou separadamente, acompanhados por molhos ferrugem e torrada  de alho . 

Vamos para a cozinha? Hoje com um clássico da cozinha provençal.

Ingredientes

2 kg de peixe fresco e frutos do mar disponíveis, pelo menos 4 variedades. (cação, caçonete badejo, tainha, polvo, camarão, para decorar)
2 cebolas
3 dentes de alho
3 talos de salsão
3 colheres  de azeite
2 alho-poró
3 tomates
1 bulbo de erva-doce
1 pedaço de casca de laranja
1 bouquet garni
1 tigela de molho  ferrugem
1 fatia de pão
1 g de açafrão
Sal e pimenta branca a gosto

Modo de fazer:  Limpe  corte em cubos sem desprezar as aparas. Descasque e pique finamente 1 cebola e 1 dente de alho.Refogue o alho e a cebola em uma panela com o azeite, sal e pimenta. Adicionar o alho-poró, os talos de salsão, bem como cabeças e aparas de peixe. Cubra com água e deixe ferver por 40 minutos. Coe o conteúdo em uma peneira e pressione para espremer bem os sucos
Descasque os tomates e corte em quartos. Em uma panela grande, refogue 1 cebola, 2 dentes de alho e a erva doce finamente picada, com um um pouco de azeite, despeje o caldo, adicione a casca de uma laranja, os tomates e o bouquet garni. Deixe ferver. Coloque os cubos de  peixes mais firmes e o polvo. Adicone o açafrão e deixe ferver por 8 minutos. Adicione, por último os peixes mais delicados, como o badejo, por exemplo e cozinhe por 6 minutos. Doure alguns camarões na frigideira, para decorar os pratos.
Separe os peixes num recipiente à parte, sirva  com o caldo, as torradas de alho, tudo acompanhado por  um bom vinho branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário