27 de novembro de 2016

BISCOITOS DE NATAL, COM CANELA E LARANJA

Fonte e foto: http://www.cucchiaio.it/

Eu sinto toda a leveza,
 da brisa que vem do mar,
a luz do sol, sempre acesa,
meu corpo solto no ar...

Andando pelos caminhos,
tudo transborda, em mim,
as uvas se tornam vinhos,
 as flores se tornam  jardim...

Na imensidão do universo,
no silêncio absoluto,
em meu mundo submerso,
é a tua voz que eu escuto...



E o natal chegou, novamente. Não tem jeito! O Natal lembra neve, mesmo em um país tropical, com temperaturas de vulcão. O Natal é o período do ano, quando eu chego mais perto da neve. Eu sonho em conhecer a neve, em tocar a neve com as mãos...
Enquanto isto permanece na esfera dos sonhos, vamos para a cozinha, para eu inventar a minha própria neve. Aí estão os biscoitos que tem o calor da canela, o frescor da laranja, tudo coroado pela neve. Eu adoro os perfumes que atravessam as narinas e me trazem as memórias da infância, os cheiro e perfumes dos biscoitos. Esses biscoitos são tão lindos e saborosos, que podem ser um bom presente para as pessoas queridas. Eu estou dedicando estes biscoitos para você. Boa noite para você, que também acha a neve linda! Boa noite para você, que não se esquece dos seus compromissos (risos)! Boa noite para você que gosta de biscoitos! Boa noite para você, que gosta de Natal! Boa noite para você que não gosta!

Ingredientes:
115 g de manteiga
175 g de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de xarope de bordo (maple syrup)
340 g de farinha de trigo
raspas da casca de uma laranja
1 colher (sopa) de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
um ovo

Glacê:
1 clara de ovo
200 g de açúcar em pó

Modo de fazer: Em uma panela pequena, derreta o açúcar com o xarope de bordo e a manteiga, até que que fique uma mistura bem homogênea. Retire do fogo e deixe esfriar. Adicione então o ovo e misture bem. Adicione a  farinha com a canela, as raspas da laranja e o bicarbonato e amasse até obter uma massa macia e suave. Faça uma bola e deixe na geladeira por 3 horas, pelo menos. Fica melhor se a massa for feita na véspera.
Abra a massa com 1/2 cm de espessura, e corte com moldes de estrelas. É uma sugestão. Mas você pode usar moldes com forma de anjo, boneco de neve, coração. Enfim, use a sua criatividade. Preaqueça o forno a 180ºC, forre as assadeiras com papel manteiga e disponha as estrelas, com cuidado, para não deformar. Asse por 8 a 10 minutos, ou até dourar. Retire e deixe esfriar em uma grelha.
Bata a clara em ponto de neve, com picos firmes. Misture o açúcar de confeiteiro peneirada, e bata até obter a consistência de glacê. Faça desenhos nos biscoitos com o glacê, usando um saco de decorar, e complete a decoração com pérolas de açúcar. Deixe secar de um dia para outro até que o glacê fique bem seco. Guarde em um recipiente hermético. Esse biscoito dura muitos dias, quando bem guardado.

20 de novembro de 2016

PÃO DE INHAME DE LIQUIDIFICADOR

Fonte e foto: Cura pela natureza.com .br

Perdida na vastidão, de um lindo céu estrelado,
eu persigo a lua cheia, pela noite silenciosa,
e a lua e eu, tão distantes, caminhamos lado a lado,
sentindo o cheiro de pão, e o perfume de rosas.

O uivo do meu coração, ecoa além dos espaços
enquanto eu penso em você, caminhando pela rua,
eu sinto as tuas mãos, colando os meus pedaços,
eu sinto que estamos juntos, e o meu corpo flutua...

A luz do luar clareia a conexão com o divino,
e enquanto eu caminho só, pela imensa solidão,
eu sinto a tua presença, nas coisas que eu imagino,
na luz da lua espalhada, nas trilhas o meu coração.

Mais um fim de domingo, com gosto de cabo de guarda chuva. Se eu fosse governador do mundo, eu iria eliminar a noite do domingo. Eu iria criar mais uma noite de sexta feira. ...muitos risos....
Para enganar a tristeza, nós vamos para a cozinha. Pegue o teu avental e siga-me! 
Hoje nós vamos para a cozinha por um nobre motivo. Nós vamos preparar um pão especial e sem glúten, feito com inhame. Como sempre, a exuberância da natureza nos deixa confusos. São chamados de inhame, raízes diferentes. No Sudeste, Centro e Sul do Brasil, é chamado de inhame, o rizoma da planta Colocasia esculente, da familia Araceae. Já no Nordeste, é chamado de inhame, os tubérculos do gênero Dioscorea, que já foram chamados de cará. Mas a confusão pode ser ainda maior, porque o gênero Discorea tem mais de 600 espécies, das quais somente 14 são usados como alimento. O inhame faz bem para a saúde feminina, ajuda a emagrecer, faz bem para o coração ajuda no combate ao câncer e ao mal de Alzheimer, mas não é remédio. É pão mesmo!  Por favor, não desista ainda! Eu sou bióloga, e eu não resisti à tentação de exibir meus conhecimentos em Botânica. ...muitos risos...
Vamos voltar ao pão. Esse pão, além de muito nutritivo e cheio de propriedades medicinais, não tem glúten, é macio, naturalmente úmido e não esfarela. Vamos para a cozinha, para por a mão na massa. Boa noite, para você que cuida de saúde! Boa noite, para você que gosta de pão, mas não gosta de remédio! Boa noite para você que gosta da vida! 

Ingredientes:
Meio quilo de inhame cru
3 colheres (sopa) de sementes de linhaça
3 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (chá) de açúcar mascavo
10 gramas fermento biológico
2 ovos
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de vinagre
300 gramas de farinha de arroz

Modo de fazer: Descasque e corte o inhame em pedaços pequenos. Coloque esses pedaços de inhame no liquidificador junto com as sementes de linhaça e bata com uma xícara de água quente, mas não fervendo. Despeje a mistura em um recipiente fundo, acrescente o leite em pó e o açúcar e verifique se a massa está apenas morna, pois nesta fase ela não pode estar quente demais. Coloque o fermento biológico seco, mexa bem, acrescente os ovos, o sal, o vinagre e o azeite. Misture bem e, aos poucos, acrescente a farinha de arroz, até virar uma massa de bolo consistente. Despeje em fôrma para bolo inglês, untada, e deixe descansar por 1 hora. Preaqueça o forno por uns 10 minutos. Coloque a fôrma na parte alta do forno e asse por cerca de meia hora. Deixe esfriar, desenforme e sirva.


13 de novembro de 2016

ÁRVORE DE NATAL DE MASSA FOLHADA, PRESUNTO E QUEIJO

Fonte e foto: giallozafferano. it
Na linha do horizonte, a imensa lua cheia,
clareia a minha infância, num breve intervalo,
e eu sinto a magia correndo em minha veia,
e eu passo pela noite, montada em meu cavalo.

 Hoje eu estou  impregnada pelas minhas memórias das noites de lua cheia,  da minha  infância e da minha adolescência. Não havia muito coisa para se fazer, no campo. Por isso, cavalgar em uma cavalo sem sela, em noite de lua, era uma fantástica aventura. Os meus pais tinham um lindo e branco cavalo, que eu montava quando eu ia buscar o gado no pasto.  Desde muito pequena eu fazia esse trabalho, e não era uma diversão. Era um trabalho diário. Deste tempo, eu ainda sinto o cheiro do capim, o perfume da uva madura, e das rosas do jardim da minha mãe. Eu ainda vejo o perfil das vacas pastando, assustadas com o meu louco galope pela noite. Eu tive uma infância e uma adolescência muito cheia de violência e sofrimento, mas eu ousei ser feliz. Eu ainda ouso, até hoje. 
Neste triste fim de domingo, com uma chuva fria escorrendo na vidraça, eu ainda cavalgo pelas noites de lua cheia da minha infância.
Hoje, a chuva sequestrou a maior super lua dos últimos 70 anos, e eu 
somente poderei ver essa lua tão especial, através de fotografias
ou da minha imaginação. Talvez você possa fotografar a super lua para mim! ...risos...
Como eu não posso ver a  lua, neste chuvoso dia, eu estou pensando que,
talvez nós  possamos ver uma deliciosa árvore. Uma árvore de natal. O Natal está chegando mais rápido do que o galope do meu cavalo. A árvore que eu proponho, é feita de massa folhada, presunto e queijo, mas ela tem espaço para a criatividade. Queijo Brie com peras, mussarela de búfala com tomates secos. Ouse, tente, experimente, encante! 
Afinal, nada enriquece mais as nossas vidas, do que o encantamento.
Boa noite, para você, que também está esperando a super lua! Boa noite, para você que está esperando o Natal! Boa noite para você, que está esperando pelo encantamento! Se não tiver lua, para para a cozinha, porque lá também tem muito encanto!

Ingredientes:
2 folhas de massa folhada
200 g fatias de presunto
200 g de queijo em fatias finas
azeitonas
1 ovo ou leite para pincelar

Modo de fazer: Estenda a massa folhada, faça uma camada de presunto e outra de queijo, repetindo até terminar a metade do recheio. Enrole e corte em fatias com cerca de 2 cm de espessura. Repita a operação com o outro rolo de massa. Forre uma assadeira com papel manteiga, e disponha as fatias em forma de árvore de natal, conforme modelo. Você pode utilizar alguma fatias para fazer o tronco da árvore. Pincele com uma gema de ovo batido, leve ao forno preaquecido a 180º, por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourada. Decore com azeitonas para simular as bolas da árvore. Você pode, também, fazer este prato em forma de guirlanda, e decorar a gosto. É um simples, mas muito bonito aperitivo para as festas de fim de ano! Coloque em um belo prato e sirva! É sucesso na certa!



ÁRVORE DE NATAL DE MASSA FOLHADA, PRESUNTO E QUEIJO

Fonte e foto: giallozafferano. it
Na linha do horizonte, a imensa lua cheia,
clareia a minha infância, num breve intervalo,
e eu sinto a magia correndo em minha veia,
e eu passo pela noite, montada em meu cavalo.

 Hoje eu estou  impregnada pelas minhas memórias das noites de lua cheia,  da minha  infância e da minha adolescência. Não havia muito coisa para se fazer, no campo. Por isso, cavalgar em uma cavalo sem sela, em noite de lua, era uma fantástica aventura. Os meus pais tinham um lindo e branco cavalo, que eu montava quando eu ia buscar o gado no pasto.  Desde muito pequena eu fazia esse trabalho, e não era uma diversão. Era um trabalho diário. Deste tempo, eu ainda sinto o cheiro do capim, o perfume da uva madura, e das rosas do jardim da minha mãe. Eu ainda vejo o perfil das vacas pastando, assustadas com o meu louco galope pela noite. Eu tive uma infância e uma adolescência muito cheia de violência e sofrimento, mas eu ousei ser feliz. Eu ainda ouso, até hoje. 
Neste triste fim de domingo, com uma chuva fria escorrendo na vidraça, eu ainda cavalgo pelas noites de lua cheia da minha infância.
Hoje, a chuva sequestrou a maior super lua dos últimos 70 anos, e eu 
somente poderei ver essa lua tão especial, através de fotografias
ou da minha imaginação. Talvez você possa fotografar a super lua para mim! ...risos...
Como eu não posso ver a  lua, neste chuvoso dia, eu estou pensando que,
talvez nós  possamos ver uma deliciosa árvore. Uma árvore de natal. O Natal está chegando mais rápido do que o galope do meu cavalo. A árvore que eu proponho, é feita de massa folhada, presunto e queijo, mas ela tem espaço para a criatividade. Queijo Brie com peras, mussarela de búfala com tomates secos. Ouse, tente, experimente, encante! 
Afinal, nada enriquece mais as nossas vidas, do que o encantamento.
Boa noite, para você, que também está esperando a super lua! Boa noite, para você que está esperando o Natal! Boa noite para você, que está esperando pelo encantamento! Se não tiver lua, para para a cozinha, porque lá também tem muito encanto!

Ingredientes:
2 folhas de massa folhada
200 g fatias de presunto
200 g de queijo em fatias finas
azeitonas
1 ovo ou leite para pincelar

Modo de fazer: Estenda a massa folhada, faça uma camada de presunto e outra de queijo, repetindo até terminar a metade do recheio. Enrole e corte em fatias com cerca de 2 cm de espessura. Repita a operação com o outro rolo de massa. Forre uma assadeira com papel manteiga, e disponha as fatias em forma de árvore de natal, conforme modelo. Você pode utilizar alguma fatias para fazer o tronco da árvore. Pincele com uma gema de ovo batido, leve ao forno preaquecido a 180º, por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourada. Decore com azeitonas para simular as bolas da árvore. Você pode, também, fazer este prato em forma de guirlanda, e decorar a gosto. É um simples, mas muito bonito aperitivo para as festas de fim de ano! Coloque em um belo prato e sirva! É sucesso na certa!



6 de novembro de 2016

TORTA MARTA ROCHA


Foto emprestada. Será substituída logo que eu tire as minhas.

Eu sou um vulcão que ruge e que se inflama,
 enquanto a terra treme, assustada,
eu me elevo, sobre o fogo, e fascinada,
e eu me estilhaço em luz, calor e chama...

Eu sou uma mulher que queima, quando ama,
eu sou um furioso rio, que nada acalma,
um fluxo de lava, que incendeia a alma;
um poema de amor, que se declama...

Enquanto eu alimento esta chama,
 liquefeita, a minha alma se avoluma,
como uma onda, coroada de espuma,
a minha alma transborda e se derrama...


Eita! Mais um fim de domingo, com gosto de cabo de guarda chuva! Se eu fosse uma deusa, eu eliminaria os fins de domingo, mas eu sou somente humana, eu estou tentando dar a este fim de domingo, uma doce sabor. Brasileiro é assim mesmo! Está sempre tentando adoçar a vida. Por exemplo a receita da torta de hoje, foi um antídoto para uma grande frustração. Em 1954, uma linda brasileira chamada Martha Rocha foi eleita miss Brasil. e concorreu ao título de miss Universo, que na época era um título muito cobiçado. Ela perdeu o título, e ficou em segundo lugar. Para amenizar a frustração, a Confeitaria das Famílias, em Curitiba, criou uma torta em homenagem à miss, e deu à torta o nome de Marta Rocha. Eu adoro essa torta, que hoje está alegrando o meu tenebroso fim 
de domingo. ...risos...
Boa noite, para você que ri dos meus tormentos! Boa noite para você que adora fins de domingo!
Boa noite para você que gosta de torta Marta Rocha! Boa noite para você que gosta de mim! Você tem bom gosto! ...muitos risos.... 


Ingredientes:
massa
6 ovos
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó 

Recheio:
200 gramas de ameixas pretas, sem caroço
200 ml de água (aproximadamente 1 xícara)

Crocante de Nozes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes moídas
1 colher (café) de margarina

Suspiro
2 claras
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

Cobertura
200 gramas de fios de ovos pronto ou caseiro. Para ver a receita, clique em Fios de ovos
Nozes
Chantilly


Modo de fazer: Comece forrando duas assadeiras com 20 cm de diâmetro, com papel manteiga untado e enfarinhado. Quando eu não tenho papel manteiga, eu uso o papel alumínio untado e enfarinhado. Bata as claras em neve na batedeira, até obter picos firmes. Adicione o açúcar e bata rapidamente, até misturar. Adicione as gemas e bata até incorporar. Desligue a batedeira e, com um batedor aramado, acrescente a farinha de trigo, incorporando delicadamente, para não perder a aeração. Coloque metade da massa em uma das assadeira untadas. Misture o cacau em pó na massa restante, com delicadeza, e coloque na outra assadeira. Leve ao forno preaquecido a 180 graus C, e asse até a massa começar a desprender das laterais. Depois de assada, retire da assadeira e mantenha o papel manteiga, até o momento de utilizar, para não ressecar.


Enquanto a massa esfria, prepare os recheios.

Ingredientes 
250 ml de leite semidesnatado
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento
3 gemas
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de maisena

Modo de fazer: Ponha o leite e a fava de baunilha numa panela de fundo grosso e leve ao fogo até começar a borbulhar levemente. Retire a panela do fogo e deixe a baunilha em infusão por 10 minutos. Enquanto isso, misture numa tigela ou jarra as gemas, o açúcar e a maisena, formando uma pasta lisa. Retire a fava de baunilha do leite. Se desejar, raspe as sementes e coloque-as no leite para obter um sabor mais forte. Despeje o leite morno na mistura de ovos, aos poucos, mexendo sempre, para que não talhe as gemas. Despeje a mistura novamente na panela e cozinhe em fogo bem baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até o creme ficar espesso o suficiente para formar uma camada fina nas costas de uma colher, e não tiver mais o gosto da maisena crua.


Recheio 2:
Coloque as ameixas e a água em uma panela, e leve ao fogo até as ameixas ficarem bem macias, e solte os caroços com facilidade. Retire os caroços, bata levemente no liquidificador e reserve.

Recheio 3
Crocante de Nozes
Unte uma forma. Pode ser com óleo. Reserve.
Em uma panelinha, leve o açúcar ao fogo até dourar, acrescente as nozes picadas e a margarina. Mexa rapidamente, e espalhe a mistura na assadeira.
Depois de frio, retire e moa grosseiramente com o auxílio de um rolo de abrir massa. Coloque em um saquinho plástico.

Recheio 4
Bata as claras em ponto e neve, misture o açúcar e bata até obter picos firmes.
Em assadeira untada com manteiga e forrada com papel manteiga, forme um disco com o merengue, e asse em forno a 100°C até que esteja seco.


Cobertura: Prepare o chantilly, batendo 250 ml de creme de leite fresco até o ponto de creme. Coloque 2 colheres de açúcar e bata rapidamente para misturar. Não bata demais, senão vira manteiga.

Montagem: Retire o papel das massas e corte-as ao meio.Umedeça levemente as massas com guaraná. Coloque primeiro uma massa preta, e cubra com o creme de ovos. coloque outra massa preta, espalhe o chantilly, coloque uma camada do suspiro grosseiramente quebrado e cubra com chantilly. Cubra com a metade da massa branca, espalhe o doce de ameixa e cubra com a outra metade da massa branca. Cubra toda a torta com chantilly e decore as laterais com nozes moídas.
Cubra o parte superior com fios de ovos.


Ufa! Eita trabalheira! Mas vale a pena!

3 de novembro de 2016

PÃO CASEIRO ITALIANO


Pisando sobre estrelas, nós dois estamos sós.
Caminhando sem rumo, na negra imensidão,
eu escuto no vento, o som da tua voz,
eu sinto em meu corpo, o fogo do dragão.

Sozinha, na costeira, ouvindo o mar feroz,
eu sinto a tua presença, na noite estrelada.
Você é quem me salva da lança do algoz,
você é quem me faz sentir iluminada...

A noite é um universo, um espaço bendito,
é onde você mora, meu guerreiro da lua,
você é a mentira, que eu amo e eu acredito.
Na cegueira da noite, eu sinto que eu sou tua.


Noite chuvosa de primavera! Uma perfumada brisa com cheiro de jasmim, entra pela minha janela!
O meu pensamento caminha pelos caminhos da minha infância, e eu lembro do forno a lenha, e o inesquecível perfume do pão assando. Eu me lembrei que o pão caseiro foi uma das primeiras comidas que eu preparei, orientada pela minha avó.  Foi lá, em minha distante infância, que eu descobri o prazer de eu amassar aquelas massas perfumadas, elásticas e macias, que cresciam entre os meus dedos. Todo mundo sabe que eu adoro trabalhar com massas. Você também sabe! ...risos...
Para relembrar aqueles momentos de prazer e descoberta, o prato de hoje é um pão que eu aprendi com a minha avó. Tente, experimente! De repente você também irá sentir o indescritível gosto de infância na boca. 

Ingredientes:

400 g de farinha de trigo
300 g de sêmola
2 colheres (chá) de mel
1 colher (chá) de sal
450 m de água morna
1 pacote de fermento seco
3 colheres de azeite extra virgem

Modo de fazer: Dissolva o fermento na água morna. Peneire a farinha de trigo com a sêmola, faça um monte, abra um buraco no centro, e coloque o mel, o sal e o azeite. Vá adicionando a água morna com o fermento, do centro para as extremidades, e amasse até obter uma massa macia, elástica e lisa.
Amasse por cerca de 10 minutos, faça uma bola, e coloque dentro de uma bacia. Cubra, coloque em um local sem vento, e deixe crescer por cerca de 2 horas.
Retire o excesso de ar da massa e modele o pão do formato que preferir. Eu gosto de fazer uma bola, polvilhar com farinha de trigo, e cortar um x com uma faca afiada. Eu acho lindo! O pão cresce e fica bicolor. Deixe crescer por cerca de 30 minutos, ou até dobrar de volume. Pré-aqueça o forno a
 200º C, e asse por 20 minutos. Baixe o fogo para 180º C, e asse mais 20 minutos.